Solos de Baixo de Rock e Metal

    Autor Mensagem
    Rafael_OA
    Veterano
    # mar/09


    E aí galera. Eu sou iniciante no baixo e queria saber grandes baixistas e solos de baixo de rock e metal (sem preconceito com o jazz).
    Eu só conheço John Myung, Billy Sheehan e os dois baixistas que já tocaram no Symphony X.
    De nome eu conheço Felipe Andreoli, Tony Levin, Dave Larue e Stuart Hamm.
    Vocês podem me dizer solos desses caras e de outros caras.
    Valeu

    chr19
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    o Grande Cliff Burton, olha o primeiro album do Metallica a faixa Anesthesia, para baixo solo com uma distorção fuderosa de fuzz.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Rafael_OA
    Cara, acho bom vc fazer um curso intensivo de audição dos grandes baixistas do Rock e buscar aprender suas técnicas, abordagens, "pegada", sonoridade e senso harmônico e melódico. Escute esses caras e suas respectivas bandas:
    James Jameson
    Paul MacCartney
    John Entwistle
    Jack Bruce
    Tim Boggert
    Michael Rutherford
    Cristopher Squier
    John Weton
    Steve Harris
    Cliff Burton
    Etc

    FindanS
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: FindanS
    · votar


    Jack Bruce, da banda Cream... esse principalmente.

    Rafael_OA
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Você pode me dizer músicas dessas bandas com boas performances de baixo, tanto grooves e solos.

    Rafael_OA
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    chr19
    Eu posso não ser a melhor pessoa para dizer isso, mas eu não acho esse solo tudo o que dizem. Certo, tem muitas partes difíceis, mas no geral eu não acho isso tudo. Eu prefiro solos de Billy Sheehan, e os poucos solos de Myung, que por sinal são muito bons.

    Rafael_OA
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    chr19
    É só minha opinião

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Rafael_OA
    Procure ir baixando o que puder na Internet.
    Abç

    chr19
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    cara, otimo, mas eu levo em contaa época cara anos 80 o baixo de Metal não era presente quanto o do Cliff eu levo em conta a época, igual se colocarmos o Jaco hoje, mas o que ele representeou para a cena Heavy, a distorção no baixo, colocar uma faixa gravada e fora que otimas composições do Metallica foram feitas por ele, acho ele um divisor de aguas para o Metal, mas claro que o Billy tem muito mais técnica, mais efeitos, melhor equipamento. MAs o Baixo evoluiu bastante dos anos 80 pra ca

    Rafael_OA
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    chr19
    Eu concordo com você. Ele teve o que eu acho que um baixista precisa, ele teve cara-de-pau, ele foi doido (no bom sentido) pra fazer o que ele fez, e eu apoio ele, mas eu prefiro escutar os solos mais complexos (que surgiram apartir dele). Ele é com um Jimi Hendrix para o baixo. Ele inventou um novo jeito de tocar, é considerado o melhor de todos os tempos, mas não tem a técnica dos músicos atuais.

    JohnPaul
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Não tem tb porque ele morreu muito cedo, imagina se ele estivesse vivo até hoje....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Rafael_OA
    mas não tem a técnica dos músicos atuais.
    Será que isso realmente conta?
    Será que isso é artística, estética e socialmente relevante?
    Os músicos das décadas de 60 e 70 não tinham a técnica dos músicos atuais, e produziram uma Revolução Cultural autêntica e duradoura que nos permite inclusive estar aqui, discutindo isso hoje.
    A música de hoje, em quase todos os estilos, em dia é infinitamente menos relevante artística, estética e socialmente relevante que a do passado recente (60/70), é incapaz de produzir "movimentos" artísticos, é incapaz de produzir uma reflexão social, é apenas (com raras exceções), um mero produto.
    Abç

    Blackus
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Nos anos 70 tinha tanta música-produto quanto hoje... Vide a era Disco. Só que é muito mais difícil mesmo perceber o que acontece no mundo enquanto esta ocorrendo, enquanto não acaba e não se sente a influencia disso. Há sim vários movimentos acontecendo, veja o rock progressivo/alternativo sempre se renovando na Inglaterra com bandas como Muse fazendo New Prog, o jazz sempre evoluindo e se misturando, etc..

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Blackus
    Vide a era Disco
    Concordo que seja produto, mas...Dê uma escutada nos arranjos do Chic, do Earth, Wind & Fire, das Sisters Sledges, Graham Centarl station, etc.
    Cara, pode até ser música comercial, mas é muito bom, músicos de alto gabarito, e era algo novo.
    Tudo que eu ouvi de New Prog até agora (embora eu não conheça esse Muse - obrigado pela dica!), é coisa que eu já ouvia nos anos 70, de Yes, Genesis e Gentle Giant. E do jazz, a única coisa que achei legal é o crossover com o eletronico (Incognito, por exemplo).
    Abç

    Blackus
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Muse é uma banda muito legal, só acho que eles deviam usar um pouco menos de compressão. Acho que é a banda que fez mais sucesso dessa leva inglesa recente. Eu recomendo o disco Black Holes and Revelations.

    Rafael_OA
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ei pessoal, essa conversa foi muito produtiva, mas vamos voltar ao assunto do tópico. Alguem conhece bons solos de baixo no rock e metal.

    DaNaDo
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ei pessoal, essa conversa foi muito produtiva, mas vamos voltar ao assunto do tópico. Alguem conhece bons solos de baixo no rock e metal.

    Se quer começar, procure The Who; solo que dizem ser o primeiro solo de baixo do rock ( My Generation )... escute também os albuns Tommy e Quadrophenia.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Veja isto:
    http://www.youtube.com/watch?v=oW9azvZbVlU
    Abç

    luizmusicman
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Música para mim, não importa qual gênero ou estilo, é algo "sublime", uma linguagem mágica, própria da música. Executá-la, não importa qual instrumento, deverá ser sempre expressão da "alma" de quem executa. Muitos confundem "virtuosismo" e exibicionismo com a qualidade da alma do músico. Uma nota tocada com a "alma" vale mais que 16 notas de um compasso tocadas por um virtuose marketeiro. Enfim, concordo com o Bertola. Nada de novo no reino de abrantes. As inspirações dos músicos da atualidade vem lá da década de 60, 70 e 80....

    Abraços a todos.

    Rafael_OA
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Veja isto:
    http://www.youtube.com/watch?v=oW9azvZbVlU

    Cara, eu gostei desse solo. A música origina tem esse solo? Quais são as técnicas que ele usa, ele usa pizzicato com 3 dedos?
    Valeu pelo vídeo

    Amok
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Amok
    · votar


    O solo de baixo mais legal que conheço (não conheço muitos) é a versão da abertura de William Tell (de Rossini) executada por Joey DeMayo no álbum Battle Hymns do Manowar.

    [ ] ´s

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Rafael_OA
    Quais são as técnicas que ele usa, ele usa pizzicato com 3 dedos?
    E isso importa?
    Escute o solo, sinta a criatividade desse grande músico, e aprenda.
    Embora solar assim NÃO seja importante nem o objetivo de nenhum grande músico (ou baixista), mas apenas uma consequência.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Rafael_OA
    Ouça também isso:
    http://www.youtube.com/watch?v=JSt2usXDC2c&playnext_from=PL&feature=Pl ayList&p=09B1290201832C7A&playnext=1&index=8
    E isso:
    http://www.youtube.com/watch?v=8_4tNot8-xk&playnext_from=PL&feature=Pl ayList&p=DA69C17EE96F9186&playnext=1&index=8
    Abç

    Mário Bass
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ouça o álbum Fragile do Yes, com Chris Squire no baixo.
    Tem umas linhas de baixo geniais esse álbum, e não só de baixo! hehehe

    Abraço!!

    Rafael_OA
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mário Bass
    Eu tenho esse album, e gostei muito das linhas dele. Elas tem uma pegada progressiva!!!

    leoc_rj
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Seguem algumas indicações.

    Black Sabath - N.I.B.
    Rancid - Maxwell Murder
    Mark King

    MkThEbEsT
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: MkThEbEsT
    · votar


    Se tem uma banda que se pode dizer que influênciou, inovou, marcou em todos os aspectos da decada de 60 ate os dias atuais, essa banda se chama: KING CRIMSON.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Solos de Baixo de Rock e Metal