Autor |
Mensagem |
Rafael_OA Veterano |
# mar/09
E aí galera. Eu sou iniciante no baixo e queria saber grandes baixistas e solos de baixo de rock e metal (sem preconceito com o jazz). Eu só conheço John Myung, Billy Sheehan e os dois baixistas que já tocaram no Symphony X. De nome eu conheço Felipe Andreoli, Tony Levin, Dave Larue e Stuart Hamm. Vocês podem me dizer solos desses caras e de outros caras. Valeu
|
chr19 Veterano |
# mar/09
· votar
o Grande Cliff Burton, olha o primeiro album do Metallica a faixa Anesthesia, para baixo solo com uma distorção fuderosa de fuzz.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/09
· votar
Rafael_OA Cara, acho bom vc fazer um curso intensivo de audição dos grandes baixistas do Rock e buscar aprender suas técnicas, abordagens, "pegada", sonoridade e senso harmônico e melódico. Escute esses caras e suas respectivas bandas: James Jameson Paul MacCartney John Entwistle Jack Bruce Tim Boggert Michael Rutherford Cristopher Squier John Weton Steve Harris Cliff Burton Etc
|
FindanS Veterano |
# mar/09 · Editado por: FindanS
· votar
Jack Bruce, da banda Cream... esse principalmente.
|
Rafael_OA Veterano |
# mar/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Você pode me dizer músicas dessas bandas com boas performances de baixo, tanto grooves e solos.
|
Rafael_OA Veterano |
# mar/09
· votar
chr19 Eu posso não ser a melhor pessoa para dizer isso, mas eu não acho esse solo tudo o que dizem. Certo, tem muitas partes difíceis, mas no geral eu não acho isso tudo. Eu prefiro solos de Billy Sheehan, e os poucos solos de Myung, que por sinal são muito bons.
|
Rafael_OA Veterano |
# mar/09
· votar
chr19 É só minha opinião
|
|
# mar/09
· votar
Rafael_OA Procure ir baixando o que puder na Internet. Abç
|
chr19 Veterano |
# mar/09
· votar
cara, otimo, mas eu levo em contaa época cara anos 80 o baixo de Metal não era presente quanto o do Cliff eu levo em conta a época, igual se colocarmos o Jaco hoje, mas o que ele representeou para a cena Heavy, a distorção no baixo, colocar uma faixa gravada e fora que otimas composições do Metallica foram feitas por ele, acho ele um divisor de aguas para o Metal, mas claro que o Billy tem muito mais técnica, mais efeitos, melhor equipamento. MAs o Baixo evoluiu bastante dos anos 80 pra ca
|
Rafael_OA Veterano |
# mar/09
· votar
chr19 Eu concordo com você. Ele teve o que eu acho que um baixista precisa, ele teve cara-de-pau, ele foi doido (no bom sentido) pra fazer o que ele fez, e eu apoio ele, mas eu prefiro escutar os solos mais complexos (que surgiram apartir dele). Ele é com um Jimi Hendrix para o baixo. Ele inventou um novo jeito de tocar, é considerado o melhor de todos os tempos, mas não tem a técnica dos músicos atuais.
|
JohnPaul Veterano |
# mar/09
· votar
Não tem tb porque ele morreu muito cedo, imagina se ele estivesse vivo até hoje....
|
|
# mar/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
Rafael_OA mas não tem a técnica dos músicos atuais. Será que isso realmente conta? Será que isso é artística, estética e socialmente relevante? Os músicos das décadas de 60 e 70 não tinham a técnica dos músicos atuais, e produziram uma Revolução Cultural autêntica e duradoura que nos permite inclusive estar aqui, discutindo isso hoje. A música de hoje, em quase todos os estilos, em dia é infinitamente menos relevante artística, estética e socialmente relevante que a do passado recente (60/70), é incapaz de produzir "movimentos" artísticos, é incapaz de produzir uma reflexão social, é apenas (com raras exceções), um mero produto. Abç
|
Blackus Veterano |
# mar/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Nos anos 70 tinha tanta música-produto quanto hoje... Vide a era Disco. Só que é muito mais difícil mesmo perceber o que acontece no mundo enquanto esta ocorrendo, enquanto não acaba e não se sente a influencia disso. Há sim vários movimentos acontecendo, veja o rock progressivo/alternativo sempre se renovando na Inglaterra com bandas como Muse fazendo New Prog, o jazz sempre evoluindo e se misturando, etc..
|
|
# mar/09
· votar
Blackus Vide a era Disco Concordo que seja produto, mas...Dê uma escutada nos arranjos do Chic, do Earth, Wind & Fire, das Sisters Sledges, Graham Centarl station, etc. Cara, pode até ser música comercial, mas é muito bom, músicos de alto gabarito, e era algo novo. Tudo que eu ouvi de New Prog até agora (embora eu não conheça esse Muse - obrigado pela dica!), é coisa que eu já ouvia nos anos 70, de Yes, Genesis e Gentle Giant. E do jazz, a única coisa que achei legal é o crossover com o eletronico (Incognito, por exemplo). Abç
|
Blackus Veterano |
# mar/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Muse é uma banda muito legal, só acho que eles deviam usar um pouco menos de compressão. Acho que é a banda que fez mais sucesso dessa leva inglesa recente. Eu recomendo o disco Black Holes and Revelations.
|
Rafael_OA Veterano |
# mar/09
· votar
Ei pessoal, essa conversa foi muito produtiva, mas vamos voltar ao assunto do tópico. Alguem conhece bons solos de baixo no rock e metal.
|
DaNaDo Veterano |
# mar/09
· votar
Ei pessoal, essa conversa foi muito produtiva, mas vamos voltar ao assunto do tópico. Alguem conhece bons solos de baixo no rock e metal.
Se quer começar, procure The Who; solo que dizem ser o primeiro solo de baixo do rock ( My Generation )... escute também os albuns Tommy e Quadrophenia.
|
|
# mar/09
· votar
Veja isto: http://www.youtube.com/watch?v=oW9azvZbVlU Abç
|
luizmusicman Veterano |
# mar/09
· votar
Música para mim, não importa qual gênero ou estilo, é algo "sublime", uma linguagem mágica, própria da música. Executá-la, não importa qual instrumento, deverá ser sempre expressão da "alma" de quem executa. Muitos confundem "virtuosismo" e exibicionismo com a qualidade da alma do músico. Uma nota tocada com a "alma" vale mais que 16 notas de um compasso tocadas por um virtuose marketeiro. Enfim, concordo com o Bertola. Nada de novo no reino de abrantes. As inspirações dos músicos da atualidade vem lá da década de 60, 70 e 80....
Abraços a todos.
|
Rafael_OA Veterano |
# mar/09
· votar
Veja isto: http://www.youtube.com/watch?v=oW9azvZbVlU Cara, eu gostei desse solo. A música origina tem esse solo? Quais são as técnicas que ele usa, ele usa pizzicato com 3 dedos? Valeu pelo vídeo
|
Amok Veterano |
# mar/09 · Editado por: Amok
· votar
O solo de baixo mais legal que conheço (não conheço muitos) é a versão da abertura de William Tell (de Rossini) executada por Joey DeMayo no álbum Battle Hymns do Manowar.
[ ] ´s
|
|
# mar/09
· votar
Rafael_OA Quais são as técnicas que ele usa, ele usa pizzicato com 3 dedos? E isso importa? Escute o solo, sinta a criatividade desse grande músico, e aprenda. Embora solar assim NÃO seja importante nem o objetivo de nenhum grande músico (ou baixista), mas apenas uma consequência. Abç
|
|
# mar/09
· votar
Rafael_OA Ouça também isso: http://www.youtube.com/watch?v=JSt2usXDC2c&playnext_from=PL&feature=Pl ayList&p=09B1290201832C7A&playnext=1&index=8 E isso: http://www.youtube.com/watch?v=8_4tNot8-xk&playnext_from=PL&feature=Pl ayList&p=DA69C17EE96F9186&playnext=1&index=8 Abç
|
Mário Bass Veterano |
# mar/09
· votar
Ouça o álbum Fragile do Yes, com Chris Squire no baixo. Tem umas linhas de baixo geniais esse álbum, e não só de baixo! hehehe
Abraço!!
|
Rafael_OA Veterano |
# mar/09
· votar
Mário Bass Eu tenho esse album, e gostei muito das linhas dele. Elas tem uma pegada progressiva!!!
|
leoc_rj Veterano |
# mar/09
· votar
Seguem algumas indicações.
Black Sabath - N.I.B. Rancid - Maxwell Murder Mark King
|
MkThEbEsT Veterano |
# mar/09 · Editado por: MkThEbEsT
· votar
Se tem uma banda que se pode dizer que influênciou, inovou, marcou em todos os aspectos da decada de 60 ate os dias atuais, essa banda se chama: KING CRIMSON.
Abraço!
|