Compartilhando uma experiência.

    Autor Mensagem
    Krist Novoselic
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Krist Novoselic


    Sempre vejo muita gente confuso com timbres assim como eu, então achei interessante relatar aqui.

    Tenho um jazz bass com corpo em marupá, braço marfim e escala jacarandá, com captadores ceramicos. Um malagoli na ponte e um kent armstrong no braço (daqueles lisos) Os vendedores no mercado livre colocam nesse kent armstrong a mesma discrição daqueles classicos que tem polos, masssss eu acredito que eles tb sejam ceramicos igual o malagoli e não de alnico como os que tem polos... Isso não é mais importante.....


    Sempre culpava o corpo de marupá por causa do som agudo e sem definição que o baixo tinha, mas agora que ta passivo parece até de mogno de tão pesado o timbre. O culpado era o circuito que matava todo o som.

    O lance é que o baixo era ativo e eu vivia lutando pra tirar um timbre que me agradasse, ou ficava muito agudo sem pressão, ou ficava grave abafado. Então pirei e resolvi jogar o circuito fora e fazer uma instalação passiva usando 2 tones independentes como em um rickenbacker.

    Rapaz..... Fiquei surpreso, o baixo ficou com o som mais alto doque quando era ativo e além do mais parece ter virado outro baixo, bem mais som, aquele médio/grave fatal, bem pesado, bem firme, o som ficou mais seco.....

    Acabei de provar oq muitos sempre defendem, o mais simples é melhor... Oque o circuito ativo faz é te enganar, vc acha que tem regulagens no baixo e vai tirar mais timbres, nada disso, não adianta vc ter varios sons e nenhum deles ficar bom. O lance é conseguir um som bem definido, vc nao vai sentir nescessidade de querer ficar mudando muito.
    Outra coisa, não sei nem pra que os circuitos ativos tem opção de serem desligados, se vc comparar na real, o som deles quando desligados geralmente nem chega proximo ao passivo, pq o circuito parece comer sinal, além dos potenciometros serem de valores errados para passivos, ai te passa aquela impressão que quando desliga o ativo o baixo fica com menos volume. Eu digo por experiencia própria agora, experimente rancar o circuito e fazer uma instalação passiva bem feita com bons potenciometros e tone separado para cada captador e depois me falem qual instalação ficou com mais som!.... 1 tone pra cada captador é uma mão na roda, achei bem mais util doque a equalização de grave medio e agudo em um circuito ativo.

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Krist Novoselic
    Oque o circuito ativo faz é te enganar, vc acha que tem regulagens no baixo e vai tirar mais timbres, nada disso

    Cara, eu tive a algum tempo atrás a mesma experiência com meu jazz bass, mas na situação foi com meu set de pedais. Eu usava preamp + eq para modelar meu timbre, e por fim, na realidade eu acabava com ele. Hoje só uso um overdrive quando necessário. Redescobri os meus timbres.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    Eu tb ja usei varios pedais, equalizer da boss, da oliver e da groovin, limiter da groovin, BDI e um mic 200 da behringer, me livrei de todos eles, nenhum deles acrescenta algo importante ao som.

    É foda cara, vc tem tantas opções hoje em dia que as vezes fica perdido e acaba fazendo merda sem perceber. O meu hartke kickback 15 agora ta parecendo um galienkruger de tão bom que ficou o som.

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Krist Novoselic
    Até adicionam, o problema é que viciam, e devem ser usados com uma certa sapiencia para não acabar com sua identidade.

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    É foda cara, vc tem tantas opções hoje em dia que as vezes fica perdido e acaba fazendo merda sem perceber

    +1

    Krist Novoselic
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Eu to comprando peças pra fazer outro baixo, vou ate vender o circuito tonechaser que comprei, vou deixar passivo com dois captadores pra music man da cabrera.

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Krist Novoselic
    Hehehe, na hora até dói falar que vai perder a suposta "versatilidade". Acho que uma coisa que deve pesar na sua balança na hora de tomar essa decisão é:

    QUE TIMBRE EU QUERO COM MEU BAIXO?

    Suponho que não seja o mesmo timbre do seu jazz bass hehehe. Então nesse caso talvez valha a pena você manter o circuito.
    Tente conversar com seu luthier se não tem como mexer no projeto para trabalhar com pots de 250k, fazer um true bypass no preamp, coisas do tipo hehehe.

    jkdias
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Krist Novoselic

    legal a experiência cara, acho que todo baixista TEM que experimentar tocar um tempo com um baixo passivo, de preferência Jazz Bass, e depois partir para outra sonoridade se for o caso.
    O que mais acontece é a galera (inclusive eu, há 15 anos) comprar um baixo já "supostamente" cheio de recursos e perder um tempão para achar um timbre..... e de repente quando se depara com um simples Jazz Bass..... descobre que era tudo que procurava!

    maquiro
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O que mais acontece é a galera (inclusive eu, há 15 anos) comprar um baixo já "supostamente" cheio de recursos e perder um tempão para achar um timbre..... e de repente quando se depara com um simples Jazz Bass..... descobre que era tudo que procurava!

    Vesti a carapuça!

    MkThEbEsT
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O problema não é o "ativo ou passivo" é o cara conhecer o som e realmente saber aquilo que procura.

    Eu por exemplo, tinha uma grana para investir num baixo melhor (na faixa de 1500~2800), mais sabia que nenhum nessa faixa sequer se comparava ao som que queria... então resolvi fazer um baixo de luthier atendendo minhas exigências e prontu, gastei um poco menos e obtive o resultado que nenhum fender, ibanez, etc.. conseguiu... pois fiz um baixo unico e com o timbre que procurava e ainda com opções de versatilidade que nenhum deles teria nas condições que queria.

    A questão é simplesmente essa.. se vc gosta e procura timbre como Jass Bazz, então tem q procurar algo parecido com aquilo.. seja ativo ou passivo.

    Tanto é que não existe esse negoço de melhor ou pior entre ativo ou passivo, existe é sons diferentes e existe mto.. mas mto msm gente que nem saca o que ta tocando ou o que quer... ai vão pela cabeça dos outros.

    Abraço!

    Gui
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Krist Novoselic
    tu tava com o circuito original da tagima?? se sim, tá ai o problema!

    se tu colocar um circuito legal nele...vai melhorar sim..e não piorar!

    JohnPaul
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Gui

    O circuito dos Tagima Jazz Bass antigos são passivos né? Pergunto isso pois eu comprei um e quando tirei o escudo vi que tinha uma bateria, e não parece original!

    Acho que é por isso que eu me apaixonei pelo timbre do baixo hehe

    GugaBass
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    MkThEbEsT

    Concordo!

    Cara isso é muito relativo, esse lance de passivo, ativo é uma questão pessoal uso baixos ativos e não tenho do que me queichar e já usei passivos também e tudo varia de músico pra músico, de instrumento para instrumento, tudo é relativo...

    Gui
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    JohnPaul
    então....a tagima tinha ativos e passivos...nesse modelo em especial...os antigos eram passivos mesmo!!

    de matos
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Gosto é igual a nariz todo mundo tem o seu.
    Tenho um baixo passivo e outro ativo e gosto do meu set up assim, também concordo com os amigos, não tem melhor ou pior entre ativo/passivo, são diferentes, nem tudo que da certo para um vai da certo para o outro. No caso do Jazz Bass do Krist Novoselic deu certo, mas poderia ter dado errado e ele iria continuar buscando um timbre que o satisfizesse. So reforçando timbre não tem receita e algo muito pessoal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compartilhando uma experiência.