Timbre do Steve Harris

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: erico.ascencao


    Vira e mexe escuto umas músicas do Iron Maiden no rádio e fico meio inconformado como o Steve Harris tira aquele timbre de baixo. É um puta timbrão encorpado, parece as vezes que ele toca bicordes ou acordes. Por exemplo, nesta introdução de Wasting Love:


    Daonde ele tira este som? Sei que ele usa um Fender Precision, e só.

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    er... bem...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/116622/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/4317/

    encontrados aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/?domains=forum.cifraclub.terra.com .br&q=timbre+harris&sa=Buscar&sitesearch=forum.cifraclub.com.br& client=pub-7284698113143250&forid=1&action=buscagoogle&ie=ISO-8859-1&o e=ISO-8859-1&cof=GALT%3A%23008000%3BGL%3A1%3BDIV%3A%23336699%3BVLC%3A6 63399%3BAH%3Acenter%3BBGC%3AFFFFFF%3BLBGC%3AFFFFCC%3BALC%3A0000FF%3BLC %3A0000FF%3BT%3A000000%3BGFNT%3A0000FF%3BGIMP%3A0000FF%3BLH%3A50%3BLW% 3A106%3BL%3Ahttp%3A%2F%2Fforum.cifraclub.com.br%2Fimg%2Flogo.gif %3BS%3Ahttp%3A%2F%2Fforum.cifraclub.com.br%3BFORID%3A11&hl=pt

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    DotCom
    Perdão, mas não achei resposta neste tópicos. A única coisa que eu achei foi que ele não usa efeitos.

    Edit: perdão de novo. Agora vi que ele usa Chorus, Delay...

    Esse timbre encorpado vem do Chorus?

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    erico.ascencao
    geralmente chorus emagrece.
    eu não sei ainda onde ele usa chorus, mas enfim...

    a combinação trace elliot + fender precision já te dá bastante peso, só é saber equalizar. acho que rola um compressor aí pra segurar os picos e dar um pouco mais de sustain.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    erico.ascencao

    Avaliar o timbre do baixo por uma musica de estudio como essa é o mesmo que discutir sobre alice no pais das maravilhas ser real ou não, processamento de estudio faz muita diferença, se voce pegar um show ao vivo, não superproduzido, aquilo sim é o timbre do baixo dele...

    basscanhoto
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    um amigo meu foi na passagem de som na venezuela,disse q ele usa marchall de guitarras,alguem sabe se é vero???

    b_jeronymo
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Já ouvi isso também basscanhoto

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    http://ironmaiden.webvis.net/steve.html

    Prés Trace-Elliot, Caixas Marshall, com falantes EVM...

    E ao contrário do que falaram em tópicos anteriores, as flatwounds não tem mais brilho. Elas tem é menos brilho que as comuns roundwounds que a gente usa. Mas o lance é que o harris troca de corda a cada show.

    laricasdog
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: laricasdog
    · votar


    acho que o encordoamento 50-75-95-110 influencia muito no timbre. recentemente mudei para 45-65-85-105 e o timbre mudou muito em relação ao 40-100 tradicional. muito positivo em relação ao meu gosto.

    Daonde ele tira este som? Sei que ele usa um Fender Precision, e só
    só isso e 50 anos de experiencia!

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    laricasdog
    será que o que você notou não foi a diferença entre cordas velhas e cordas novas não?

    é que tem gente que passa tanto tempo com corda velha no baixo que esquece qual o som de corda nova (alguns até não gostam, dizem que o baixo passou a trastejar demais com as novas cordas, que o som ficou muito metálico...)

    laricasdog
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    será que o que você notou não foi a diferença entre cordas velhas e cordas novas não?
    nah! uma coisa é o brilho renovado com as cordas novinhas, mas a mudança da bitola traz um peso maior em todas as notas. há uns seis meses atrás eu coloquei um warwick 40-100 e ficou muito metalizado parecendo violão. com esse rotosound 45-105 (nickel)eu notei um brilho de corda nova mas não tão metalizado, o que me agradou muito. achei mais som de baixo do que de violão. o MI fica com um punch bem diferente e forte. daqui uns 6 meses pretendo colocar um rotosound de aço pra testar. o harris tem um rotosound de assinatura dele de 50-110, talvez pra quem toque metal e punk fique bom, eu fico meio receioso de usar uma bitola destas. mas encordoamento é uma coisa muito pessoal, acho que o melhor é testar de tudo até encontrar o timbre e punch que mais lhe agrada.
    se o erico curte o som do harris acho que ele tem mais é que reproduzir fielmente o equipamento como o baixo, pedais, cordas e ampli. é o que eu tento fazer em relação aos bassmen que eu gosto. abs

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    é, o aço das warwick brilha bastante mesmo.
    mas, no caso, para reproduzir o timbre do harris, talvez cordas de aço até ajudem.

    NESCAU
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: NESCAU
    · votar


    "parece as vezes que ele toca bicordes ou acorde"
    Ele usa bicordes!

    "um amigo meu foi na passagem de som na venezuela,disse q ele usa marchall de guitarras,alguem sabe se é vero???"
    Ele usa caixas marshall, pré Trace Eliot com Heads tb Marshall.

    "eu não sei ainda onde ele usa chorus"
    Na tour Seventh son ele usa chorus e delay na maioria das músicas.

    Outra coisa que o pessoal sempre esquece, é que o baixo dele, além de ter cordas 050, possui a captação diferente dos precisions normais. Ele usa o SPB-3 QUARTER POUND da basslines, captador com uma saída extremamente alta, só essa captação deve ser responsável por uma grande parte do timbre dele, e depois a pegada dele e a regulagem nos Prés e Amps.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pergunta!

    Como saber se o baixo vai aguentar uma bitola de 50 -105 /110, quando se esta acostumado com 40/45 - 100/105? Tem alguma dica pra não fazer besteira ou é preocupação boba e só botar as cordas e ver o que acontece? Quais encordoamentos são boas opções nessas bitolas?

    mulambo-
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    A dica é levar o baixo em um (bom) luthier para fazer as regulagens (absolutamente) necessárias de tensor, ponte e, talvez, até trastes.
    Agora, no meu modesto entedimento, sem questionar a validade de se tirar o timbre igual ao de alguem, é ilusão achar que co, um Precision igual ao do cara, cordas iguais, amplificadores iguais, captadores iguais, o som vai ficar igual. Quem tira o som do baixo é um ser humano, nao um programa de computador ou um robô, entao é impossivel tirar um som igual ao dele, ou do Geddy Lee, ou do John Entwistle. Sera sempre uma cópia, mal feita.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mulambo-

    Concordo a respeito de copiar o timbre, mas minha pergunta é mais porque tenho curiosidade de ver como fica o baixo com uma bitola dessas, não pra tirar o mesmo timbre que ele... mais se é preciso fazer uma nova regulagem pra trocar de bitola, fico com a mesma de sempre que já ta bom... hehehehe... valeu!

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    I.Nosferatu
    Eu uso cordas 0.50 no meu jazz bass... ainda não du problemas, e eu mesmo quem regulei.. só dei uma folgadinha no tensor (eu usava cordas 0.45)

    mulambo-
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Beleza! Um ponto a se ver tbm é se as cordas 050 vao passar pela pestana (nut). De qq forma, recomendo enfaticamente levar o baixo num luthier. Eu, pelo menos, nao me arrisco a mexer em tensor.
    Abraço!

    NESCAU
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mulambo-
    Entendo a sua opinião sobre a cópia de timbres, mas, com um equipamento igual ao dele, chega-se muito, mas muito próximo do timbre dele, que alías, é um timbre fácil de se tirar com um precision com captação igual a dele.

    Em relação às cordas 0.50, é só regular o braço para elas, que não dá nenhum problema.

    b_jeronymo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Eu uso cordas 0.50 no meu jazz bass... ainda não du problemas, e eu mesmo quem regulei.. só dei uma folgadinha no tensor (eu usava cordas 0.45)

    Como assim folgadinha, não seria apertadinha?

    Leonardo T.
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    acho engraçado todo mundo falando do Precision, a questão ai não é apenas ser um precision ou nao, vai muito além, equipamentos, caps, cordas, jeito de tocar... se tiver algum fã do steve aqui, reparem que nos clips de run to the hills e the trooper ele nao toca com um precision e sim com um baixo que me parece corpo de precision porém sem escudo, com caps jazz na ponte e precision no braço, headstock, knobs entre outras coisas diferente do precision, falo ainda mais, no clip de 2 minutes to midnight e aces high ele toca com um baixo lembrando um gibson thunderbird, azul grafitado, com um eddie (mumia), porém com capitação precision... e na era somewhere ele usou "sintetizadores" e se forem reparar bem, o timbre do Steve foi ficando mais "estalado" no final era Bruce pra era Blaze, fase essa em que o Steve começou a produzir os albuns, e começou a usar o precision branco, um pouco antes em alguns shows e clips do No Prayer ele usou um baixo xadrez, de bom gosto... ...bom mas se msm assim acreditarem que o som é apenas por causa do Precision, vende por ai signature dele por uma babatela de 7 mil reais, corpo alder, braço e escala maple, ponte badassII, caps duncan spb-1, cordas rotosound faltwound signature dele e aquele azul perolizado lindo.

    NESCAU
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Vamos lá:

    acho engraçado todo mundo falando do Precision, a questão ai não é apenas ser um precision ou nao, vai muito além, equipamentos, caps, cordas, jeito de tocar... se tiver algum fã do steve aqui,

    Ó o fã do Steve e do Iron Maiden aqui!

    reparem que nos clips de run to the hills e the trooper ele nao toca com um precision e sim com um baixo que me parece corpo de precision porém sem escudo, com caps jazz na ponte e precision no braço, headstock, knobs entre outras coisas diferente do precision, falo ainda mais, no clip de 2 minutes to midnight e aces high ele toca com um baixo lembrando um gibson thunderbird, azul grafitado, com um eddie (mumia), porém com capitação precision...

    Em todos os clipes mencionados, e aliás, como em todos os clipes do Iron Maiden - exceto os de gravações ao vivo, óbvio - as musicas editadas junto com as imagens dos videos são as versões de estudio. E o que ele usa em estúdio? PRECISION!

    O baixo Azul parecido com um gibson é um baixo da marca canadense LADO, que o Steve foi Endosser por um curto período em 1984/85


    [/i] e na era somewhere ele usou "sintetizadores" [/i]

    Não, não usou. o Synth no encarte antes de todos os instrumentos foi apenas uma brincadeira (proposta pelo Martin Birch se nao me engano), porque na época era comum a gravação de instrumentos sintetizados.

    e se forem reparar bem, o timbre do Steve foi ficando mais "estalado" no final era Bruce pra era Blaze,

    É o contrário, tanto é que no último disco, o produtor Kevin "Caveman" Shirley e o Steve ficaram bem focados no timbre do baixo para que ele soasse como nos discos dos anos 80.

    e começou a usar o precision branco

    O precision branco é o mesmo baixo de sempre, ou seja, o baixo azul pintado.

    um pouco antes em alguns shows e clips do No Prayer ele usou um baixo xadrez,

    Este baixo é usado desde a turnê do Somewhere in Time, a última aparição dele em vídeos foi no clipe da música Virus.

    se msm assim acreditarem que o som é apenas por causa do Precision, vende por ai signature dele por uma babatela de 7 mil reais, corpo alder, braço e escala maple, ponte badassII, caps duncan spb-1, cordas rotosound faltwound signature dele e aquele azul perolizado lindo.

    Não é só o precision, é a técnica também que, aliás, não é das mais fáceis, porém, não é impossível. Claro que igual nunca vai ficar porque cada ser humano é único, cada timbre, idem.

    Quanto ao baixo signature, não vale à pena. É muito caro. Com muito menos, você consegue um bom Fender Americano e turbina ele deixando igualzinho ao do Steve.

    Abraço!

    murilomga
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    É por isso que eu sou fã do NESCAU. Ele mata a cobra, mostra o pau, frita, come e limpa a boca na cortina.
    Mandou muito bem, NESCAU. Explicadíssimo !!!

    NESCAU
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    murilomga

    São só os fatos... Só os fatos... :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbre do Steve Harris