Qual a Ordem dos 3 Dedos no Pizzicato?

    Autor Mensagem
    Steyguiney666
    Veterano
    # jan/09


    Eu Queria Saber qual a ordem certa pra fazer o pizzicato de 3 dedos...

    indicador = I
    medio = M
    anelar = A

    eu sempre to treinei assim

    Semicolcheia-->I-M-A-I-M-A-I-M-I-M-A-I-M-A-I-M
    Tercina--------->I-M-A-I-M-A-I-M-A-I-M-A

    e agora q eu to pegando as manha comprei uma revista e ela disse q a ordem do pizzicato de tres dedos é assim

    Semicolcheia-->A-M-I-A-A-M-I-A-A-M-I-A-A-M-I-A
    Tercina--------->A-M-I-A-M-I-A-M-I-A-M-I

    Agora eu queria saber se continuo treinando do meu jeito ou terei que começar a treinar pelo jeito da revista???

    El Musicista
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    O jeito certo, neste caso, é aquele que melhor lhe aprouver.

    O que convém você observar, é se do seu jeito, você acentua as notas corretamente, de acordo com o que propõe a música que você está tocando. O que a revista propõe, é um modo mais eficiente de se utilizar os dedos, mas que não que dizer que está certo ou errado. Agora, se do seu jeito você sente que fica estranho, que fica errado, e o jeito que a revista propõe fica melhor, passe a utilizar o jeito que a revista propõe.

    Esse seu, digamos "impasse", seria mais ou menos a mesma coisa que você falar p/ o Edu Ardanuy que ele toca errado, pelo fato de não mexer o pulso enquanto toca, mas somente os dedos que seguram a palheta.
    =)

    Steyguiney666
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    do jeito que eu to tocando a musica fica boa
    entaum vou continuar do jeito que estou tocando

    nossa cara valeu por me tirar essa duvida

    flw...

    FCLBass
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Steyguiney666

    Já vi quem indicasse a sequência: I-M-A-M-I-M-A...
    A sequência que toco é: M-A-I-M-A-I...

    Não vejo dificuldades pra mim assim.

    rafael-baixo
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    cara, não tem jeito certo, o certo é o que melhor vc se adapta, se vc se sente confortável tocando do seu jeito, continua, senão tenta outros até achar um que te agrada

    Camelão
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Camelão
    · votar


    FCLBass
    A sequência que toco é: M-A-I-M-A-I...

    Caramba... nunca passaria pela minha cabeça fazer nessa sequência, dá até caimbra no meu dedo só de tentar... hahahaa

    parabéns!! ahuaehahah

    rafael-baixo
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    A sequência que toco é: M-A-I-M-A-I...

    Caramba... nunca passaria pela minha cabeça fazer nessa sequência, dá até caimbra no meu dedo só de tentar... hahahaa

    parabéns!! ahuaehahah


    no começo parece estranho mais depois de algumas repetições acaba virando I-M-A-I-M-A-I-M-A

    jjmartins
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Steyguiney666
    Ola amigo , o jeito correto é I-M-A-M-I-M-A-M........pois assim o indicador vai ser sempre a cabeça do tempo no caso de uma levada em semi-colcheia.Numa levada em tercina vc usaria I-M-A-I-M-A......o indicador continua sendo a cabeça do tempo.No caso de calvogadas vc usaria I-A-M-I-M-A-I repare que o indicador continua sendo a cabeça do tempo.Abraço!!!!

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mas aí sobrecarrega o dedo médio...
    se for pra treinar, eu treinaria isso com I-M-A-I-M-A mesmo... (teria que treinar bastante pra tirar o som "tercinado" que isso dá)

    jjmartins
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Estamos falando da ordem dos 3 dedos ..... qualquer som tercinado ou em semi-colcheia se pode tirar com 2 dedos tranquilamente.

    FCLBass
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pessoal, desde que haja conforto e clareza/definição nas notas, pode ser de qualquer maneira. Quanto à adaptação ao andamento, não importa qual dedo será a referência desde que esta seja respeitada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a Ordem dos 3 Dedos no Pizzicato?