Por que ser baixista?

Autor Mensagem
Akasuna no Sasori
Veterano
# dez/08


Queria saber aí dos baixistas do forum o porque que escolheram aprender Baixo. Como que veio o interesse pelos graves, se foi por influência de outros baixistas ou qual quer outro motivo.

Primeiro eu. Na verdade sempre gostei mais da guitarra, mas quando eu era mais novo o pessoal da rua queria faze uma banda e falaram pra mim ser o baixista porque ja tinha dois que queria tocar guitarra(e eles ja tinham um pouco de noção). Nem gostei muito da idéia de ser baixista, mas pensei que seria mais facil de aprender. No final eu acabei comprando o baixo e me apaixonei. Cada dia aprendo mais e vou gostando cada vez mais de ser baixista. No final da historia esses caras da minha rua não compraram guitarra nenhuma e tive que procura outra banda e eles ficam pagando mó pau agora.

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


mas quando eu era mais novo o pessoal da rua queria faze uma banda e falaram pra mim ser o baixista porque ja tinha dois que queria tocar guitarra(e eles ja tinham um pouco de noção). Nem gostei muito da idéia de ser baixista, mas pensei que seria mais facil de aprender. No final eu acabei comprando o baixo e me apaixonei.

99% é assim que acontece.

pelo menos por aqui.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Akasuna no Sasori
Escolhi o baixo ao ver no cinema o filme do Led Zeppelin "The song remains the same", principalmente o início de "Dazed and Confused", e depois ao ouvir "Pictures from home" do Deep Purple.
Abç

THE BASSMAN
Veterano
# dez/08
· votar


Escolhi baixo ao ouvir o LP Killers do Iron Maiden......depois de ouvir ainda sonhei com o baixo por mais 7 anos...ate eu fazer 15 e ganhar o 1o

Akasuna no Sasori
Veterano
# dez/08
· votar


THE BASSMAN

kramba eu com 8 anos achava q era tudo a msma coisa baixo e guitarra, alias eu pensava isso ateh o 13 hahahahahaha

Gui
Veterano
# dez/08
· votar


depois de ouvir um solo de baixo do Laboriel..falei "vou tocar aquele instrumento"...anos mais tarde descobri que era um baixo...anos depois ganhei meu primeiro!=DD

shiftbass
Veterano
# dez/08
· votar


mas quando eu era mais novo o pessoal da rua queria faze uma banda e falaram pra mim ser o baixista porque ja tinha dois que queria tocar guitarra(e eles ja tinham um pouco de noção). Nem gostei muito da idéia de ser baixista, mas pensei que seria mais facil de aprender. No final eu acabei comprando o baixo e me apaixonei.

IGUALZINHO..
aoskdosakdoaskdoak

limanegative
Veterano
# dez/08 · Editado por: limanegative
· votar


eu e meu amigo queriamos tocar guns n roses e metallica, isso em 1992 por ai.... ele virou pra mim e falou: vamos formar uma banda! eu toco guitarra e vc toca baixo! ai eu falei: beleza............. virei baixista. so depois eu descobri realmente o som do instrumento e me apaixonei perdidamente. a principio, meu pai nao queria dar um baixo pra mim nem a pau por q ele dizia que tudo que eu começava, nao durava muito. por isso meu avo restaurou um velho violao e me deu de presente pra eu começar as aulas de violao classico mas nao era aquilo que eu queria. entao, logo entrei numa aula de baixo e assim fiz meu pai quebrar a cara e comprar meu primeiro baixo. isso creio que foi em 1994.
abraços

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# dez/08
· votar


Akasuna no Sasori

Cara, acho q a questão é curtir o timbre, a característica, seja qual for o instrumento (baixo, bateria, guitara, etc). Eu comecei na guitarra há muito tempo atrás (acho q é pq o guitarrista sempre atrai mais a pivetada) e hj tb toco baixo. Curto os dois. Não sou bom em nenhjum, mas me divirto pra caralho. :)

magallanes
Veterano
# dez/08
· votar


comecei aprendendo guitarra... ia tocar com uma banda em uma igreja num sábado de manhã... na sexta à noite o baixista passou mal e me empurraram pro baixo... não larguei mais o contrabaixo...

RafaelF
Veterano
# dez/08
· votar


Eu comecei bem tarde, aos 17. Estava na espera do inicio da faculdade e com muito tempo livre. Inicialmente pensei na guitarra, pois era o único instrumento que eu conhecia, e porque eu me amarrava naquela land of immortals do rhapsody, mas ai comecei a ouvir Rancid e decidi comprar um contra-baixo. Engraçado é que hoje meu gosto musical é completamente adverso a estes dois exemplos =]

LaMbiDo
Veterano
# dez/08
· votar


Akasuna no Sasori
Bah me lembro bem como cheguei a esse grande instrumento heehe"
Td começou pelos meus vizinhos que tinham uma banda, eu achava muito massa!ai com um tempo me tornei amigo deles depois de um tempo eu quiz aprender violao ai fiz meio ano de aula. Me lembro muito bem que o baixista daquela banda dizia pra mim que eu nunca iria aprender a tocar,no fim hoje nao me dou com eles alguns q tocavam naquela banda uma vez me convidaram pra toca baixo e eu nao tinha baixo ai conseguia emprestado até comprar meu primeiro baixo. esse foi apenas um resumo de como fui querer tocar baixo.
XD

leobozzo
Veterano
# dez/08
· votar


desde muito cedo eu e meu irmão sabiamos que queriamos ter uma banda DE ROCK...

eu não sabai tocar nada nem ele, então ele escolheu a guitarra e eu escolhí o baixo (por causa do som GRAVE) sem nunca ter pegado um...

depois ele comprou uma guitarra e uns meses depois eu comprei o baixo... como eu tocava violão "como se fosse um baixo" eu já peguei o baixo e saí logo tocando umas musicas fáceis...

banda eu fui ter um ano depois só...

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Para ser baixista de uma banda, e dedicar totalmente ao instrumento, tem que gostar muito. E é isso que acontece com a maioría deles. Dificilmente um baixista quer trocar de instrumento quando vai formar uma banda. Acontece que o tempo que um baixista tem que ter para aprimorar tecnicas e etc... é um pouco maior que os demais, isso faz com que ele não abra mão disso. E "cá" entre nós, uma banda sem um baixista que presta vira uma "poquera".
Um abraço aos baixistas.
Obs: Fui baixista do Trio parada dura, durante muitos anos. E de mais um Monte de artistas.

LaMbiDo
Veterano
# dez/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
pura verdade! técnicas e principalmente o feeling sao mais demorados, mas o esforço que temos é o que conta!
o guita da minha banda q fica deboxando "sai fora sou mais rápido q vc!!" ¬¬'
obs:virtuosidade em um baixista nao é td!!!

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


LaMbiDo
pura verdade! técnicas e principalmente o feeling sao mais demorados, mas o esforço que temos é o que conta!

É um engano muito grande das pessoas que acham que "solar" na guitarra e fazer aquele monte de "firula" é mais difícil que tocar baixo bem tocado.
Firula. Leia-se: Escalas e afins
Um abraço

GugaBass
Veterano
# dez/08
· votar


mas quando eu era mais novo o pessoal da rua queria faze uma banda e falaram pra mim ser o baixista porque ja tinha dois que queria tocar guitarra(e eles ja tinham um pouco de noção). Nem gostei muito da idéia de ser baixista, mas pensei que seria mais facil de aprender. No final eu acabei comprando o baixo e me apaixonei.

99% é assim que acontece.

pelo menos por aqui.


mais um comigo ;)

DotCom
Veterano
# dez/08
· votar


Um baixista quando entra numa banda não quer mudar pra guitarra porque ele sabe o que é bom. hahahaha

Além do que, um guitarrista tocando baixo é uma tragédia, convenhamos.

LaMbiDo
Veterano
# dez/08
· votar


DotCom
hahahha muito bom!!
é verdade sabemos o q é bom!

leobozzo
Veterano
# dez/08
· votar


LaMbiDo

cara sei se dá pra generalizar... eu mesmo já toquei em várias bandas em que eu tocava MUUIto mais rapido que o guitarrista, escalas, tapping aquela fuleragem toda...

claro que isso eu nem usava na musica era só pra ter tecnica mesmo e não falhar qdo realmente precisasse dela, mas as vezes até em improvisação/solos eu tmbm era melhor....(e modesto kkk)

bom pra mim... muitos guitarristas nao podiam dizer isso hehe

Grimc
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Po o kra vai ver um filme no cinema e sai baixista sdhasudhausd

LaMbiDo
Veterano
# dez/08
· votar


leobozzo
Cara toca a quanto tempo?

Gui
Veterano
# dez/08
· votar


DotCom
Além do que, um guitarrista tocando baixo é uma tragédia, convenhamos.

verdade!!! é perceptivel demais quando isso ocorre!

o contrario já não é tão ruim (pelo menos até onde eu vi!)

Akasuna no Sasori
Veterano
# dez/08
· votar


Além do que, um guitarrista tocando baixo é uma tragédia, convenhamos.(3)
o guitarrista da minha banda manda mó bem na guitar mas no baixo... putz ele eh pessimo! sem tecnica nenhuma

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Eu comecei a me interessar por causa do Geddy Lee, do Rush. Sempre achei um instrumento próximo à bateria, pois assim como ela o baixo permite uma criatividade maior dentro da música, mais até do que a guitarra no meu modo de ver.

Robison Queiroz
Veterano
# dez/08
· votar


Putz... eu comecei devido a algumas bandas tupiniquim mesmo...as principais foram RPM, Roupa Nova, Paralamas, Legião e Engenheiros... Não conhecia o baixo, mas adorava o som mais grave, meu ouvido sempre separou bem os instrumentos....
Mas acredito que o bom baixista é o cara que tem um bom feeling e um bom semancol.

Luiz Almeida
Veterano
# dez/08
· votar


Quando tive que tocar baixo em algumas bandas foi por necessidade (falta de baixista), mas não gosto muito de tocar baixo, mas se tenho que tocar, será sempre com dedicação.

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


DotCom
Além do que, um guitarrista tocando baixo é uma tragédia, convenhamos.

Isso acontece muito. O motivo é que o guitarrista quer aplicar o que sabe na guitarra no baixo. Aí ele se "estrepa" por quase nunca dar certo, fica tudo muito feio. Aí ele coloca a culpa no baixo (Muito duro, muito pesado). E muitos deles nem sabem que baixo é um instrumento de percurssão, e não de harmonia e nem melodía.
Para ser baixista tem que gostar e tem que ser bom no que faz. Ter um instrumento legal também é impressindível, coloca respeito.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao
Sempre achei um instrumento próximo à bateria,

É porque os dois são instrumentos que ditam (ou marcam) o ritmo da música.

BaNdAiD
Veterano
# dez/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

E muitos deles nem sabe que baixo é um instrumento de percurssão, e não de harmonia e nem melodía.

Ahn?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que ser baixista?