Ajuda- Ajustes inicias- iniciante

    Autor Mensagem
    Lucas5
    Veterano
    # out/08


    Olá, sou iniciante e recentemente comprei um baixo da Shelter SJB 75C.
    Vi pessoas dizendo que era necessario levar a um luthier fazer uns ajustes iniciais, fiquei com algumas dúvidas:
    É realmente necessário levar a um luthier fazer os ajustes?
    Como vou saber onde encontrar um luthier em minha cidade?Talvez numa loja que vendem instrumentos musicais eles possam fazer os ajustes ou indicar alguem que possa.
    Devo trocar as cordas?
    Preciso afiná-lo?
    Por favor ajudem-me!
    Agradeço desde já.
    Abraços

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    É realmente necessário levar a um luthier fazer os ajustes?
    Além de ajustar, ele vai te dar dicas valiosas sobre cuidados com o instrumento e poderá até alertar para algum defeito. E se estiver na garantia, vc troca com respaldo profissional.
    Tem que levar sim!!!

    Talvez numa loja que vendem instrumentos musicais eles possam fazer os ajustes ou indicar alguem que possa.
    Exato.

    Devo trocar as cordas?
    Se não se sentir a vontade com o calibre delas e/ou estiverem velhas, tem que trocar. Ma para mudar o calibre terá que regular num luthier. Então leva logo no cara! ;-)

    Preciso afiná-lo?
    Sempre desafina. Até com a mudança de temperatura...

    Abs

    Lucas5
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Lucas5
    · votar


    Obrigado!
    Mas eu esqueci de outra duvida
    Por quanto sai em média esses ajustes?
    e obrigado pela ajuda!


    PS:Sobre precisar afina-lo, quero dizer se logo que comprar preciso afinar?

    igoreduardo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Afinação infelizmente é algo que muda facilmente. O ideal é conferir a afinação todas as vezes que for tocar com o contrabaixo.
    Eu aconselho a compra de um afinador.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/08
    · votar


    Lucas5

    Pra regular ele vai cobrar uns R$40,00. Mas isso depende muito né!? Pergunta na loja, que as vezes fazem até a regulagem lá, e já que é cliente eles cobram um preço especial. Tem lojas aqui no Rio que fazem assim. Vc compra e pede pra regular e eles adicionam R$10,00 ou R$20,00 ao valor final do produto.

    Abs

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/08
    · votar


    Lucas5

    Pergunta lá no tópico fixo do Bertola/Seiji sobre qual o o calibre das cordas ideal pro seu baixo. Eles sabem tudo e mais um pouco.

    Abs

    Lucas5
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Lucas5
    · votar


    Obrigado por todas as dicas :)
    Agora aparceu mais uma dúvida na minha mente: =x
    Quanto tempo sera que demora para regular?Estou ansioso para começar a tocar!
    Obrigado!

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Depende da disponibilidade do luthier.

    Normalmente de 6 meses a um ano...

    ;-)

    ps. isso, se o tempo permanecer seco e úmido neste período... ;-p

    toka-baixo
    Veterano
    # out/08 · Editado por: toka-baixo
    · votar


    se for regular a ponte, as oitavas e o braço, vai levar 1h dependendo de como ta o movimento para o luthier, se for fazer a retificação dos trastes pode levar umas 3horas dependendo do movimento tambem...
    varia muito.

    enquanto vc não regula, pode ir tocando cara, o legal é que quando vc pegar ele devolta do luthier, vc vai sentir uma diferença brutal na hora de tocar, não precisa ser um bom baixista para perceber a diferença de um baixo bem regulado e um que nunca foi regulado

    abraço!

    EDIT: Depende da disponibilidade do luthier.

    Normalmente de 6 meses a um ano...

    ;-)

    ps. isso, se o tempo permancer seco e húmido neste período... ;-p


    só zuando né uahhuahuauha

    Lucas5
    Veterano
    # out/08
    · votar


    xD
    Eu queria saber se tinha q deixar um dia la com ele ou se era rapido :(
    heeuheuehueh
    Obrigado!

    DotCom
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Lucas5
    Demora de um a 3 dias, geralmente.

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Lucas5
    Vá a loja que voce comprou, normalmente a primeira regulagem e gratis, utilizando um luthier associado a loja.

    luizmusicman
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Caro Lucas 5, vale a pena sempre que possível tentar aprender os "segredos" dos instrumentos e tornar-se um expert na área de avaliação, regulagens de instrumentos e manutenção. Tem um livro que o Edmar Luiigi escreveu sobre esse tema que é "mão na roda". Eu li e gostei. Ajudou-me muito. Garanto que é um bom começo. Boa sorte!

    Febass83
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Lucas5

    Cara, geralmente as lojas tem um luthier, ou seja, geralmente (nem todas), os instrumentos saem regulados e com garantia.
    Mas se preferir leve em um de sua confiança =]
    Lembre-se de quando for fazer a aquisição de seu contrabaixo, perguntar ao vendedor se eles tem luthier, caso a resposta seje positiva, pergunte se eles regulam antes de vender ou se tem que pagar, caso a resposta seja negativa...leve a um!!!

    Abraços!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda- Ajustes inicias- iniciante