O braço levemente enverdado é normal?

    Autor Mensagem
    Henriques
    Veterano
    # out/08


    Li muito aqui no forum sobre o braço torto mais nao obive a resposta.

    Quando afinado em EADG meu braço (do baixo) fica levemente everdado, muito pouco mesmo. Creio que isso seja normal para que as cordas possam agir sem trastejar. Estou correto? O braço deve ser TOTALMENTE reto?
    Obs:as cordas nao estão altas.

    Abraços

    Fredilson
    Veterano
    # out/08
    · votar


    é normal sim, quando mais reto o braço fica, mais fácil de trastejar (depende da tecnica q o tocador tem pra tocar o instrumento) fica...

    DotCom
    Veterano
    # out/08
    · votar


    everdado?
    o que seria isso? levemente esverdeado?
    --------------------
    sério agora. Envergado?
    é normal o braço ficar levemente envergado (ou arqueado, ou côncavo), para acompanhar o movimento de vibração das cordas, que faz um arco.

    tem gente que gosta do braço reto, mas aí o cara tem que tocar com uma pegada muito leve pra não trastejar, ou aumentar a altura das cordas

    Mr. Gibson
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Bom, Henriques, veja bem:

    Um braço totalmente reto é possível, mas desde que o mesmo seja muito bem projetado com os trastes milimetricamente nivelados entre si, afim de não haver trastejamentos indesejáveis. Quem defende isso é o "pai" do Baixo de 6 Cordas (Anthony Jackson), mas ele tem acesso a Baixos de 1ª linha (Ken Smith e Fodera) e condições de um serviço impecável de nivelamento de Trastes, o que não existe em baixos fabricados em larga escala.

    Uma pequena folga no tensor é normal! A própria Fender que é bastante ''conservadora'', surgere uma folga menor que 0.5mm nos meus baixos.

    Como medir essa folga? aperte a primeira e ultima casa na corda MI, verifique o espaçamento entre traste e o topo da corda na região da 12ª casa (caso seu baixo for de 24 trastes) ou na 10ª casa se teu baixo for de 20 casas. Esse espaço não deve ser maior que 0.5mm. Se for maior, aperte o tendor 1/4 de volta e espere algumas horas até o braço estabilizar.

    O certo é usar um paquímetro (instrumento de medição precisa), mas não é todos que possuem tal aparelho. Você pode usar alguma coisa como referência, como um cartão de crédito ou outro objeto inferior a 1mm de espessura.

    Nos meus baixos, uso uma pequena folga, algo como 0.4mm e consigo uma boa ação sem trastejamentos. Acredito que se diminuir esse espaço, o baixo irá trastejar.

    Conclusão: O braço não precisa ser totalmente reto, desde que não esteja nos ''padrões'', nem muito côncavo e nem convexo.

    Henriques
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Deculpe escrevi errado: ENVERGADO

    Obrigado pelo esclarecimento,
    quando você diz meio centimetro, está dizendo da escala até a corda? na proximidade do traste 12?

    Mr. Gibson
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Não. Do topo do traste até a corda.

    Henriques
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ah vlw cara, muito obrigado medi, o lugar onde a corda passa mais alta é perto do 10~12 traste mesmo, acho que tá passando com menos de 0.3mm.

    Obrigado pela ajuda. Abraços

    PedroVictor
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Mas toma cuidado pra num passa muito perto ficar trastejando. abç

    Manticore
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ta e quendo a madeira do braço é esverdeada, será que os cara fazem com bambu de berço/ madeira de lei......

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O braço levemente enverdado é normal?