CORDAS PARA BAIXO FRETLESS (Flatwound ou Roudwound????)

    Autor Mensagem
    Alaney
    Veterano
    # jul/06


    Boa tarde pessoal!!!

    Estou comprando um giannini e irei deixar no luthier para o transformar
    em fretless caso tudo dê certo.

    Mas a dúvida que não se cala é com relação as cordas que devo utilizar.

    - FLATWOUND (propria para esses baixos) ou
    - ROUNDWOUND (dos baixos tradicionais)

    Li que alguns musicos preferem as roundwound velhas e bastante usadas e acham as flatwound com som muito apagado...

    Outros dizem que as flatwound são melhores, pois realmente tiram o timbre mais original do fretles...

    Eu realmente nunca testei nenhuma das duas num fretless, e por isso estou na duvida...

    E quanto está custando um encordoamento flatwound para baixo fretless de 4 cordas??? uma mais em conta mesmo??? vcs tem idéia???

    Toda informação será importante para mim...

    Obrigado a todos!!!

    Estênio Xavier Varjão
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Alaney
    Rapá, eu tenho um Cort 4 cordas fretless e utilizo um encordoamento roundwound e adorei o som, ainda não testei o flat, mas guando testa-lo te aviso alguma coisa sabe...

    marcioazzarini
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Alaney

    Eu não gosto das Flat pro fretless não... Elas tem um som muito opaco... Se sua intenção é tirar um timbre de fretless mais rasgado, tipo Jaco e Arthur Maia, vá de Roundwound mesmo... As cordas flat se aproximam do timbre dos acústicos verticais.

    Mas aí é gosto, né... Cada um tem o seu.

    E eu não faço idéia de qto ta custando.. rs...
    Abraços!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Alaney
    Cara, o problema de usar cordas round em baixos fretless é que elas danificam a escala, deixando marcas e riscos. Recomendo as cordas Halfwound, que são exatamente o meio termo entre as Round e as Flat. A D'Addario fabrica este tipo de encordoamento (eu já usei - aqui no RJ tem na Pro-Music).
    Abç

    mulambo-
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    dando meus 2 reais.
    Cordas Flatwound NAO sao cordas proprias para fretless!
    Uma coisa eh uma coisa, outra coisa eh outra coisa.
    Existem cordas Roundwound, Halfwound, Flatwound e taper-wound (nylon coated) e isto nao tem a ver se o baixo tem trastes ou nao.
    As cordas Flat, sao para quem quer tirar um som mais calcado na fundamental, sem a miriade de harmonicos que a corda wound.
    Alem de sair um som mais limpo, sem tantos ruidos que vem do contato da corda com os traste. O baixista tem que tocar muito e estar com o baixo bem regulado, para tirar um som limpo de um baixo com trastes.
    No baixo fretless, as corda flat aproxima um pouco mais a sonoridade do acustico (mas eh apenas uma vaga lembranca)
    Tbm nao concordo com essa estoria q corda round gasta escala. pra gastar demora anos, e qdo isto acontece, ai eh que o baixo esta hbom..heheh
    So lamento nao termos mais opcoes de cordas no Brasil. Tem rolado bem a Chromes da Daddario, mais eh de aco Inox, queria ter a oportunidade de tocar numa flat de niquel.
    Assimm tive a chance de tocar nuam corda halfround no primeiro baixo que comprei, gostei muito, mas ai ja sao lembrancas de um passado distante.....: P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a CORDAS PARA BAIXO FRETLESS (Flatwound ou Roudwound????)