Prciso de dicas para melhorar meu set

    Autor Mensagem
    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08


    Chegou meu baixo. SX SJB 75C quatro cordas por R$492,00 à vista na Playtech (paguei segunda e chegou sexta em Curitiba). Hoje regulei a altura das cordas e afinei as oitavas. Gostei demais dele, o acabamento é excelente, braço e corpo muito bem envernizado, tudo novinho, brilhando, trastes jumbo polidos, certinhos, tarrachas tudo ok..enfim. Ele possui um ruído quando não encosto em alguma ferragem ou nas cordas...eu estou atuando como terra (sem piadinhas por favor) por enquanto. Possui graves ótimos. Comparado a um Aria Pro II Magna Séries que eu tinha emprestado de um amigo ele possui muito mais ganho, presença, preechimento e muito mais equilíbrio, além de ser bem mais confortávele bonito. Enfim, pelo preço não tenho do que reclamar.

    Quanto ao ampli possuo um Staner BS 120 que "herdei" de um amigo. Bom, ele é bem basicão, possui controle de grave, médio, agudo, master, ganho, saída de linha e speaker. Falantes de 15" e um som razoável.

    Tenho também um compressor Behringer Cs100 que é para guitarra mas uso perfeitamente no baixo. Custou R$60,00.

    comecei na guitarra mas toco quase todas as músicas do repertório da minha nova banda com os dedos. Porém em algumas ainda estou usando palheta, Wedgie 3,1mm de borracha macia. R$3,00

    Dois cabos Santo Angelo Standard. R$25,00
    Bag básico e alça planet waves. RS90,00

    Ou seja, meu set custou R$ 670,00.

    Como vocês viram tento economizar o máximo possível e gostaria de sugestões que dessem um up no som. Penso mais para frente colocar uma ponte Badass e dois Fender custom 60 no baixo. E talvez no futuro trocar de ampli e comprar uma caixa com 4 falantes. Mas isso mais pra frente. Por enquanto estou na área dos pedaizinhos. Imaginei comprar o Yamaha NE-1 (R$160,00 + o Triefx Bass (não sei exatamente o preço mais em conta). Fico grato por qualquer dica nessa área que não seja o BDI 21. Abraços.

    eomer
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Johnny Favorite
    cara, quando ao ruido do baixo, se vc ta atuando como terra, da uma olhada pra ver se seu baixo está blindado, não possuo esse baixo, mas tem muita gente aqui que tem, então eles vão poder te ajudar melhor que eu nesse ponto

    quanto ao set, acho que a galera aqui é unanime em recomendar o BDI-21 da behringer. e eu recomendo um equalizer tb.
    o Triefx eu tive um, gostei e tal, mas apresentou problemas em menos de um mes, mandei pra loja, mandaram um novo e tive o mesmo problema de antes, sendo que o segundo pedal nem chegou a sair da loja, eu e o vendendor ficamos testando o mesmo durante 3 dias na loja mesmo, até ver o que dava... resultado, me ofereceram o valor do pedal como desconto em outro baixo... então, não sei se valeria a pena vc arriscar o triefx da Lanscape.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    eomer

    Pois é...esse baixo não vem blindado não. Vou ter que levar num luthier.

    Pow, não sabia dessa do Triefx...que merda hein?
    Bom, obrigado pela dica.

    Fredilson
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    equalizer... e ai se quiser gastar mais e gostar de outras coisas (depende do seu gosto né...) você poderia pegar um drive, chorus, delay... algo pra algumas passagens ;]

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fredilson
    ctz, estava tirando Given to Fly do Pearl Jam só de brincadeira e parece que tem um chorus naquele baixo. Acho que ficaria um efeito interessante no baixo. Assim, que eu me lmbre, nunca ao vivo ninguém usar um chorus em baixo...mas deve ficar legal pra caramba. Tem alguma diferença de pedal de chorus pra guitarra e pedal de chorus para baixo? Acho que não né?

    Então, queria pegar o Triefx bass pq tem equalizador, drive e chorus. Mas o eomerdisse ali em cima que levou azar cim a Landscape.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fredilson
    ctz, estava tirando Given to Fly do Pearl Jam só de brincadeira e parece que tem um chorus naquele baixo. Acho que ficaria um efeito interessante no baixo. Assim, que eu me lmbre, nunca ao vivo ninguém usar um chorus em baixo...mas deve ficar legal pra caramba. Tem alguma diferença de pedal de chorus pra guitarra e pedal de chorus para baixo? Acho que não né?

    Então, queria pegar o Triefx bass pq tem equalizador, drive e chorus. Mas o eomerdisse ali em cima que levou azar cim a Landscape.

    KaizerSoze
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Chegou meu baixo. SX SJB 75C quatro cordas por R$492,00 à vista na Playtech

    Pagou barato hein!!

    que modelo ele é? sunburst com proteção nos caps e escudo preto?? pagou muito barato mesmo hein.

    chr19
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    cara eu tinha um triefx, era otimo mas ñ deu este problema não. Achei ele super bom, robusto e otimo custoxbeneficio, mas vendi porque adquirir um ampli de verdade ( na verdade um cabeçote +1x15 e 4x10) daí nem precisei mais dele, afinal o meu set so tem o bdi + morley dual bass e big muff. eu tinha o equalize da boss curti mais que o triefx pois o triefxx é bem sensivel e tu vai demorar pra encotrar bom timbre nele...
    mas um otimo pedal o chorus é de assustar de tão bom, mas o drive é fraquinho, tanto que parti pra um fuzz, mas toco Heavy Metal

    LucasLermen
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Sugestão: bota a Badass. Botei no meu Precision Fender e melhorou muito.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Johnny Favorite
    · votar


    KaizerSoze
    Pois é..já tinha desistido de comprar esse modelo pq aqui em Curitba em lojas o mais barato que achei foi R$839,00, facada nas costelas. Ai achei esse que era o ultimo do estoque dos caras. O modelo é natural com escudo preto, aquele com bridge e pickup covers.

    esse aqui oh

    http://www.rondomusic.com/sjb75cnat.html

    chr19
    Pois é, na verdade eu gosto de um tipo de som de baixo que é mais ou menos esse aqui , bem aveludado. Como consigo um som mais próximo disso? Entre o baixo de Lemon Song e esse ai.

    http://www.youtube.com/watch?v=3udrLmxijOE



    http://www.youtube.com/watch?v=3udrLmxijOE
    LucasLermen

    Sim, isso vou fazer com ctz.

    valeu pessoal.

    DotCom
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Johnny Favorite
    Se você já tem um compressor, um bom pedal é o equalizer. Serve tanto pra dar uma mudada no som do baixo, como sair de um pop rock para um reggae, ou para dar uma melhorada no som caso o ampli do local não ajude.

    Outro pedal que eu acho legal é o overdrive, a depender do som que você toque você vai usar bastante, com regulagens brandas.

    O chorus eu indicaria você procurar versões para contrabaixo, uma vez que chorus de guitarra tendem a emagrecer demais o som do instrumento (não é regra, mas as vezes acontece).

    Para coisas um pouco mais experimentais, eu compraria também um delay.

    eomer
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    chr19
    pois é cara, eu achei estranho demais esse problema que eu tive com a landscape, pois sempre vi falarem bem dos pedaizinhos
    mas pelo que o gerente da loja me falou, eu tive azar mesmo e me vieram dois pedais de um lonte que deu problema.
    mas agora to afim de comprar o pedal da Seymour Duncan, o SFX-06 Paranornal BassEQ.
    e talvez um BDI

    denismonteiro
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Johnny Favorite
    colocar caps fender e ponte badass vc vai gastar mais do que com o resto do seu set!
    não faz muito sentido se vc quer algo barato!!!

    Fredilson
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    o chorus é melhor você procurar um pra baixo mesmo... eu tinha um super chorus da boss que usava no meu jazz bass e funcionava muito bem... ai comprei um OLP e o chorus praticamente n mudava o som - acredito que por o OLP ser mais grave o pedal pra guitarra n tava pegando direito as frequencias pra mexer...

    é um pedal que tem que ter cuidado pq pelo o que dizem são muitas as diferenças de uma marca pra outra...

    limanegative
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    para chorus eu uso o bass mult chorus da digitech, paguei mais caro mas eu achei melhor q todos, vai ai uma dica......

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    denismonteiro
    sim, mas não penso fazer isso agora não...

    Fredilson
    limanegative

    Sim, no caso de chorus acho que vou dar uma olhada em loajs e testar alguns. Obrigado pela dica.

    chr19
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Johnny Favorite

    cara o timbre do baixo acho que vc até consegue deixar parecido mas tem de ver que o baixo utilizado por esta galera é diferente do teu.

    eomer

    É cara acho que vc ñ deu sorte mesmo, porque o pedal é do caralho, eu me arrependo de vende-lo o chorus era da hora e o quealize eu tava aprendendo a regular, puts tava um timbre animal, mas acontece que comprei um cabeçote Hartke de 10 bandas de equalização daí acho que nem preciso de um pedal.

    eomer
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    chr19
    po, eu gradei demais do pedal tb
    o equalizer eu apanhava muito ainda dele, nem deu muito tempo de mexer, mas o booster e o chorus, eu gostei tanto que tava chegando a abusar da utilização deles, a ponto dos caras da minha banda acharem ruim comigo heheheh
    gostava bem do booster daquele pedal, justamente por ele ser meio fraquinho, gosto de distorções mais leves.

    mas como eu disse, parece que eu tive azar, pelo que o gerente da loja conversou com o cara da landscape (por telefone na minha frente) era problema no lote de pedais.
    mas agora vou tentear pegar um BDI pra depois ver o que eu faço em relaçao a outros pedais.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    chr19
    cara o timbre do baixo acho que vc até consegue deixar parecido mas tem de ver que o baixo utilizado por esta galera é diferente do teu.

    Cara, de quem vc tá falando? Do cara do Jamiroquai com ctz muito diferente. Mas o John Paul Jones usava um Jazz Bass 75. Óbvio que Fender e devia usar uma paredes de amplis...Ma so que eu queria era chegar naquele timbre..sabe, tem uma coisa meio molhada um som...macio, aveludado..sei lá se um drive e equalização me daria aquele som.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Acabei de descobrir uma coisa. Com uma palheta rígida Dunlop USA 2.0mm consegui o som que queria palhetando de lado e não na diagonal como eu fazia. Muda muito o timbre. Vou emprestar uma camera fotográfica depois para ilustrar o que estou dizendo. Sempre fui paranóico com essa coisa de timbre. =)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Johnny Favorite
    Cara, o John Paul Jones usava um amp Acoustic 360 (transistorizado), com uma caixa 2X15.
    Faço côro com todos: Pedais: Equalizador e Chorus.
    O chiado quando vc tira as mãos do instrumento é normal, característica de captadores single-coils, uma blindagem, efetuada por um bom luthier, o reduziría bastante. Recomendo também para este baixo a troca das tarrachas, por um jôgo de Wilkinsons, e dos captadores, por um jôgo de Sound/Malagoli Custom AlNiCo JB e Custom AlNiCo JB "Hot" (braço e ponte respectivamente).
    Abç

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Anotado a dica Bertola, valeu!

    chr19
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    anota mesmo essas dicas porque o cara é féra....
    mas estava falando do timbre do Jamiroquai, ja que os caps Mec soam diferentes... em minha opinião.
    mas vc ja pensou em uma pod pra resolver esses problemas de simulação de amplis e caixas?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    chr19
    vc ja pensou em uma pod pra resolver esses problemas de simulação de amplis e caixas?

    Cara, pior que não tinha pensado...boa idéia

    Fredilson
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    acho q o pod passa longe da parte economia :P

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fredilson
    acho q o pod passa longe da parte economia :P

    Putz...hahahaha

    gualtersouza
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: gualtersouza
    · votar


    Johnny Favorite
    Tenho um baixo igual ao seu. Já blindei (dica do Bertola) e o ruído foi eliminado. Tenho um BDI-21, que é um pedal de excelente custo/benefício (para iniciantes como eu), e um compressor CS-3 Boss, que ajuda bastante a equilibrar meu som. Também concordo com os colegas que não vale a pena colocar caps Fender neste baixo, pois há soluções nacionais de custo/benefício mais interessante. Melhor seguir a sugestão que o Bertola deu sobre os caps Sound e adquirir um equalizador, tão logo possa.
    Boa sorte.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Há alguma configuração no compressor que não altere o punch do baixo?

    DotCom
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Johnny Favorite
    imagino que o que te incomode é o fato do compressor estar "matando" o punch, não é?
    Então vá alterando o valor do attack, e vê o que acontece.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Prciso de dicas para melhorar meu set