Com um upright elétrico é possível tirar som de slap rockabilly/psychobilly?

    Autor Mensagem
    RafaelFac
    Veterano
    # mar/08


    E ai pessoal! Correndo o risco de ser repetitivo (mas em momentos de grandes investimentos, ficamos sempre inseguros =) gostaria de saber dos experientes em rabeca e upright do forum se é possível com um upright elétrico tirar um som similar ao slap rockabilly. Minha opinião inicial é que não, uma vez que já foi comentado neste forum que a maioria dos uprights tem na verdade som de um elétrico fretless, ou algo similar. Mas a esperança é a ultim,a que morre. Poder gastar pouco (comparado a uma rabeca, mais luthier, mais corda, mais captação... )em um upright e tirar o principal som que busco, o slap, seria uma benção. =)

    makumbator
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    RafaelFac

    Mas dependendo do instrumento, um upright de pode até sair mais caro que um contrabaixo acústico mediano usado. Não toco esse estilo no acústico(apesar de achar muito legal, principalmente a vertente Psycho), mas tenho amigos que tocam e nunca vi isso em um upright(mas claro que isso não quer dizer que não se possa fazer).
    O segredo dos slaps desse estilo é a captação também na escala(e não apenas no cavalete, como de costume). Assim se soma o som normal da corda com o do tapa da mesma no espelho. Outra coisa que ajuda é o uso de encordoamaento específico para o estilo, que além de ter uma resposta mais equilibrada nos slaps, é mais resistentes aos puxões. Isso é o que meus amigos que tocam Rockabilly recomendam.

    RafaelFac
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    makumbator

    Pois é, mas o négocio é que encontrei dois uprights por menos de 1500, ai gerou a duvida.. =) Meu medo é de um slap num upright acabe soando como um slap num eletrico. Acho que por essa faixa de preço que encontrei, deve acontecer isso mesmo, infelizmente. Conversei com o Rômulo, dos catalepticos, ele me disse que um china da pro gasto no inicio, se for bem regulado pro slap. Acho que vou acabar fazendo isso mesmo.. tô no gás para montar uma banda psycho e tenho que decidir a rabeca logo. =)

    makumbator
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    RafaelFac

    É isso mesmo, por menos que 2.000 vc consegue um chinês para fazer upgrade. Mas pode acontecer de já achar um chinês usado com certo grau de upgrade, o que facilitaria sua vida. E o lance da captação também é bem importante, e se vc pegar os captadores próprios para o estilo(pegando também o som da escala), acho que mesmo em um baixo inferior, o som vai ficar legal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Com um upright elétrico é possível tirar som de slap rockabilly/psychobilly?