Sizona num baixo de 4 codas?

    Autor Mensagem
    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/08


    Olá galera!

    Tenho um baixo condor bx24a 4 cordas e gostaria de saber se rola de colocar uma sizona nele, e deixando de fora a sol?

    o que eu vejo q teria q fazer a principio é abrir o espaço do nut q era da mi pra entrar a corda mais grossa, mas isso eh sem stress!

    a captação vai pedir arrego na si? ou vcs acham q dá p fazer tranquilo?

    abraços!

    Soulface
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    No questi estrutura, não vejo problema nenhum.
    Se vc não usa a G, manda bala.

    Já a captação, depende. Só testando pra saber mesmo.

    Nycolas
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Nycolas
    · votar


    Dependendo do seu captador, ele pede arrego :P
    Mas tirando isso, vc deveria levar ele ao Luthier para ver se a tensão das cordas não iria prejudicar o braço, pq uma corda Sizona gera uma tensão muito maior do que uma Mi...

    Abraço

    EDIT: Malz ai galera, realmente eu dei uma vacilada aki hehehe
    eh pq eu to meio q viajando aki em ksa... mas a corda Si n gera tensão maior nao... Mas q prejudicaria uma mudança assim, sem uma regulagem correta, isso prejudica!

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    BaNdAiD

    Nao deve ter problema nenhum alem de precisar de uma regulagem. Talvez vc precise, sim, fazer mudancas na amplificacao, a frequencia da corda SI pede mais watts e falantes maiores, em geral.

    makumbator
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Nycolas

    Na verdade a tensão da Sizona é um pouco menor que a da E, no baixo em afinação padrão, a corda de maior tensão é a ré.

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Nycolas
    ma corda Sizona gera uma tensão muito maior do que uma Mi...

    De onde c tirou isso?

    Soulface
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Nycolas
    Não é pq a corda é mais grossa q a tensão vai ser maior.
    Tudo depende do qnto q vc tem q esticar a corda para chegar no tom q vc qr.

    Cuidado pra não passar informações equivocadas baseadas em achismo por aí.
    Esses fóruns de internet são redutos de mitos.

    Nycolas
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    makumbator

    Isso é muito relativo...Depende se ele quer trocar a Afinação, ou as cordas. Apesar de, no meu ponto de vista, isso ser totalmente desnecessário, visto que hoje em dia há uma grande facilidade no quesito de aquisição de instrumentos de qualidade com um baixo custo, não compensaria mexer numa "obra de arte" podendo comprometer a sua estrutura

    makumbator
    Moderador
    # mar/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    Nycolas

    Sim claro, até porque depende da tensão escolhida, se é jogo misturado, etc... mas via de regra, em um mesmo jogo, a B sempre terá uma tensão um pouco menor que a E(diferença de algumas poucas libras). O que acho que vai acontecer é que a tensão total no instrumento vai ser alterada muito pouco, pois vai ser retirada a G e inserir a B, então realmente tem que analisar a questão do braço, mas não parece ser muito problemático.

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Nycolas
    não compensaria mexer numa "obra de arte" podendo comprometer a sua estrutura


    Sei q nao foi pra mim? Mas como iria comprometer a estrutura? Seria menos tensao no braco, o q pede q se folgue o tensor (isso eh bom ate) e uma modificacao banal no "nut". Nada mais. Nossa, baixo de 4 cordas DAEB eh tao comum... Assim como 5 cordas CGDAE... Perigo nenhum brother.

    Abraco.

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: allexcosta
    · votar


    makumbator
    pois vai retirar uma corda de pouca tensão(G) e inserir a B, então realmente tem que analisar a questão do braço.

    Encordoamento padrao (light medium)

    045 em G = 42.8lbs
    130 em B = 34.5lbs

    makumbator
    Moderador
    # mar/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    allexcosta

    Pois é, eu editei lá em cima. O que pode acontecer é se misturar diferentes tensões haver aumento no total(por exemplo, se estiver com cordas leves e quiser colocar as 4 mais graves de tensão pesada), isso que eu quis dizer, porque realmente a B é menos pesada, dentro de um mesmo jogo.

    Nycolas
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    allexcosta

    Esses tempos levei meu baixo pro kra aki da uma regulada nele, soh q a ANTA regulou meu baixo em CGDAE, sendo que as cordas dele seriam GDAEB, isso fez o meu baixo ficar parecendo um Arco dakels de atirar flecha depois de 1 dia... dai tive que levar correndo no Luthier pra consertar... Acho q essa parada de trocar as cordas depende mto de quem toca, eu por exemplo to kerendo tirar a minha Sizona e colocar uma C pra fikr CGDAE, pq eu nem uso a Sizona :P

    makumbator
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Nycolas

    As cordas não arrebentaram????? Quem foi o Luthier múmia paralítica que fez isso????????

    allexcosta
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Nycolas

    Pode mexer como quiser, mas por favor use cordas do mesmo jogo e faca as mudancas de nut e regulagem num profissional.

    Nycolas
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    makumbator

    Foi a MULA apelidada carinhosamente aki de CARNIÇEIRO, pq ele cobra mto kro por coisas q na verdade n sao tao boas :P
    (esses dias ele tava vendendu um teclado na loja dele por 1500,00 ai eu fui na loja na cidade vizinha aki, pq aki na city soh tem a loja dele, e vi o msmo teclado por 750,00)
    E as cordas n arrebentaram nao :P
    mas o braço quase quebrou no meio ^^
    mas hj em dia meu Washburn passa bem hehehe

    makumbator
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Nycolas

    E as cordas n arrebentaram nao :P
    mas o braço quase quebrou no meio ^^


    Ooo, que medo!!!!

    para todos os interessados

    Link de um site que faz o cálculo de tensão de cordas de acordo com a afinação e tensão escolhida:


    http://www.pacificsites.net/~dog/StringTensionApplet.html

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Po galera, valeu!!

    qdo eu criar coragem, eu vou colocar uma sizona no baixo pra ver como fica!!

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Já usei a afinação DAEB em um baixo meu,com cordas de tensão 0.65-0.130,e o baixo mesmo sendo bem vagabundo (Strinberg clb 24) aguentou numa boa,até a captação respondeu muito bem a essa afinação.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/08
    · votar


    makumbator

    so tem q ver se a sizona passa pela pestana de resto eh soh regular altura e oitava

    makumbator
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    japaubatuba

    Pois é, provavelmente não passa, por isso tem que levar em um luthier para fazer a adaptação do nut, além do que, dependendo do modelo da ponte, várias cordas podem não passar pelo orifício dela também, uma vez que estará sempre sendo usada uma corda mais grossa que o normal em cada posição da ponte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sizona num baixo de 4 codas?