Tone do instrumento interferindo no timbre da caixa

    Autor Mensagem
    Fredilson
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Fredilson


    bem, nem pesquisei se tinha algo parecido pq n sei nem cm q iria achar isso na busca... não sei nem se o titulo que coloquei é apropriado...

    pois bem, eu estudo baixo na frente do pc... o meu pc fica ligado no meu amp, e qnd estudo ligo o baixo no amp tbm... então fica o baixo e o pc ligado no amp...

    a minha duvida é... porque quando eu tiro ou coloco o tone todo isso influe no som que vem do pc??

    caso n tenha sido claro:
    por exemplo... estou acompanhando uma musica no baixo e a musica está tocando no pc... se eu tiro o tone, o som da musica muda (não sei dizer ao certo, mas parece perder um pouco de brilho)

    ClaudioBass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fredilson

    Realmente, estranho pacas... fiz uns testes aqui em casa e em nenhuma situação os controles do baixo inteferiram no som enviado pelo PC... nessa eu voei!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Soulface
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fredilson
    Estranho demais isso.
    A única explicação plausível, seria de q o seu baixo estejamandando algum sinal (pode ser um ruído) para o amp mesmo qvc não esteja tocando efetivamente. E esse sinal se mistura com o som vindo do pc.
    Se vc zerar o volume do baixo e depois mexer no tone, acontece o mesmo?

    Fredilson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Soulface
    não testei isso... amanha vou ver se acontece... (já vou dormir daqui a pouco)

    eu percebi isso pois tem uma musica eu toco que nos versos eu tiro o tone e só coloco no refrão... ai qnd eu coloco o tone noto que o som da musica que sai do pc muda...

    eu já tinha percebido que qnd liga duas coisas na caixa, o som fica mais fraco do que quando só se usa uma das entradas... talvez seja isso mesmo que você falou do ruido...

    conehc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fredilson
    recomendo ligar o pc em outro lugar, não na caixa do baixo... talvez a caixa não foi feita pra isso, pode estar acontecendo alguma coisa com ela.

    NESCAU
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Muito estranho isso. Mas agora vou contar uma coisa mais estranha que aconteceu comigo em um ensaio uma vez. Imagine que vc tem um set de pedais que sao ligados com aquelas fontes que ligam vários pedais (fonte boa, daquelas estabilizadas e tal), entao o guitarrista da sua banda esquece a fonte do DS Distorcion dele, vc gentilmente cede para ele um dos plugs da fonte que estao disponíveis, e lá no meio do ensaio vc percebe que tem som de guitarra saindo no seu cubo! Isso sim é estranho! tinha som de guita saindo no cubo de baixo! e a única ligação que tinha era de energia! Loucura! loucura! loucura! =]

    conehc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    NESCAU
    Sua fonte é de qualidade? se for uma fonte fudida (hayonik e parecidas) e o ds dele não estivesse lá muito bom é perigoso alguma coisa do tipo acontecer. Ao ligar varios pedais na mesma fonte, os terras são ligados em comum, talvez possa ter dado uma contaminação de sinal. Sei lá se é o caso, mas experimenta ligar em uma extensão um liquidificador e um aparelho de som ou tv

    Fredilson
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Soulface
    opa! acabei de fazer o teste que você indicou... e os resultados são:

    * com os volumes zerados, a mudança q o tone da no som é mais forte do que com eles desligados..
    * descobri tambem que zerar os volumes dão mais força ao som... Mas parece que só influencia mesmo quando o tone tá no maximo

    Troquei as entradas (normalmente ligo o baixo na low e o pc na high) pra ver se acontecia a msm coisa e acontece...

    tentei tambem deixar uma nota do baixo soando e mexer o volume no pc pra ver se alterava o som do baixo, mas não altera não...

    testei c o meu outro baixo, e a mesma coisa acontece...

    NESCAU
    que loucura oo'
    esse acontecimento ganha de todos!!

    DotCom
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    O que acontece é que essas entradas estão conectadas, não há uma separação.
    Então, quando você pluga o baixo, ele vira uma parte do circuito.
    Como as mudanças de volume, timbre e etc... são definidas por resistências, os potenciômetros do baixo passam a interferir no som que entra na caixa.
    Pra não interferir, o que você pode fazer é ligar o baixo no pc e deixar só o pc ligado na caixa, aí você vai ter o controle de volume pelo próprio volume do windows.

    vefer
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    NESCAU
    Cara esse negócio de ruído em banda é muito engraçado... Outro dia eu tava tocando em uma banda uma música em SI bemol e estávamos ouvindo um ruído dissonante. Depois tocamos uma música em SI e a coisa ficou mais harmônica. Zeramos o som e descobrimos que o barulho vinha do ar condicionado que estava vibrando e emitindo um ruído em si. Morremos de rir e depois percebemos em outra música em si, outro ruído dissonante. Mais uma vez zeramos o som (já de sacanagem) e era o bendito ar condicionado "vibrando" em lá. Acho que a luz deu uma caída e mudou o ruído do bicho. Mas, não é a música mesmo maravilhosa? Ela não nos propõe um oitavo sentido além do sentido da audição? Ela também é vibração. Sem a vibração a música fica "cambeta". Vale lembrar que Bethoveen era surdo.
    Grande abraço.

    NESCAU
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    vefer
    Verdade cara, ótima observação!

    conehc
    Cara, a fonte q eu usava era uma Hyonick ela é boa ou ruim, perdao, mas eu nao entendio seu conceito de "fudida" hehehe. Sempre me falaram que ela era boa...

    conehc
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    NESCAU
    mas eu nao entendio seu conceito de "fudida" hehehe
    gírias regionais.. tem lugares que fudida pode ser uma coisa muito boa, tem lugares que pode ser ruim.

    Nesse caso, estou me referindo à hayonik como uma fonte ruim. Casos que conheço: o guitarrista de uma banda minha tem uma fonte dessas pra 4 pedais e se ele ligar 3 ela já dá queda de tensão. Um outro cara aqui do forum teve seu bdi queimado porque a fonte feio com 2 pinos invertidos. Ela segura bem a onda, mas é sucetível de ter problemas como esse que você relatou. Uma ótima fonte pra vários pedais custa pra lá de 150, mas eu acho que só é útil pra quem grava muito em estúdio, já que ao vivo não faz lá muita diferença.

    Fredilson
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    eu uso fonte da onner, é baratinha e parece ser boa... até agora nunca me deu problema... só acho que ela esquenta muito

    Muniz DH
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    uma vez, quando estava sem cubo, eu precisei ligar o pc e ou baixo ao mesmo tempo no som... o que fiz, foi, ligar um cabo no som... e nesse cabo (na outra ponta) liguei o pc e o baixo ao mesmo tempo (através de algumas gambiarras) e o que acontecia era exatamente isso que o Fredilson falou... se eu não estivesse tocando o baixo, apenas com o pc reproduzindo a música, e mudasse o botão de tone, a música era alterada... no meu caso foi facil de descobrir o pq... mas pode ser que dentro do seu amp, esteja acontecendo alguma coisa desse tipo... por exemplo, as 2 entradas low e high serem interconectadas, por algum motivo...

    vlw

    Fredilson
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Muniz DH
    é... o DotCom falou sobre isso um pouco acima, disse que as 2 entradas são interligadas... Mas isso deve ser normal nesses cubos de estudo de baixa qualidade (o meu é aquele de 8 da warm...)

    Na verdade eu nem me incomodo com isso e nem é algo que me preocupa, eu uso a caixa só pra estudo e pra escutar musica (fica muito melhor do que com essas caixas de pc)... vim perguntar aqui pra tirar duvida ;]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tone do instrumento interferindo no timbre da caixa