Trastejando Baixolão 1ª Casa

    Autor Mensagem
    Triglodita
    Veterano
    # fev/08


    Bom...Meu Baixolão tem 5 cordas...Não tem nem 3 meses...
    Não troquei meu encordamento ainda...

    A 2 dias constatei q apertando a 1ª casa de qualker corda...Trasteja...Tpw assim...Já que é um baixolão, tenho q bater forte na corda, se não, não vai dar...Se fosse eletrico, tudo bem, pq se eu bater fraco ele não trasteja, mas batendo com uma força normal pra instrumentos acusticos ele trasteja...
    E o interessante, é que a corda solta não trasteja, a 1ª casa trasteja e a 2ª trasteja MUITO levemente e rapido...

    Será que tah empenado? Tenho uma leve enpressão de que ele tah empenado pra frente, não sei...

    JohnPaul
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Você levou o baixolão num luthier quando comprou? Se não, deve levar agora, para dar uma regulada.

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Triglodita
    pra verificar se ta empenado, aperte qualquer corda na 1a e na ultima casas do braço, e veja a altura da corda no meio (entre a 7a e a 12a casa, mais ou menos).
    tem que estar bem rente, sem encostar.
    se estiver empenado pra frente (que é mais comum), vai ficar uma distancia grande (tipo mais que 3mm, nao sei bem).
    se estiver empenado pra tras, vai encostar a corda nos trastes.

    mas esse lance de tocar mais forte e mais fraco faz parte tambem. isso tem a ver com a sua pegada, e os tipos de musica que voce toca.
    pra tocar mais forte é legal ter a açao das cordas (altura) um pouco mais alta. isso em instrumentos solidos se regula na ponte, em acusticos é um pouco mais dificil.

    baixolao tem esse problema de ter que tocar forte, pois os sons graves sao mais ingratos mesmo, nao ressoam muito. raramente se ve alguem usando um baixolao desplugado.

    Triglodita
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Meu colega me deu uma ideia ele tbm fas isso no dele

    colokar um pedaço de papel no oço(não sei o nome desse negosio, chamo de oço), então a primeira casa iria parar de trastejar, já colokei e não parou...talvezo papel tah muito pequeno, a noite talvez eu fassa maior...

    iai? isso ajuda?? Ele disse que com ele funcionou...Axo que com esse papelzinho as cordas vão ficar mais altas aí não vai trastejar, num sei...

    Luthier...Onde posso encontrar um luthier? Vou na loja onde eu comprei, pq é de um amigo meu e ele me deu um descontão no BASS, vou ver se ele consegue alguem pra ver isso pra mim...Carai vai ser foda...

    vlw pela ajuda manos...

    Outra coisa...Eu poderia ajustar isso sozinho se eu conseguisse, entendesse e tivesse uma chavezinha q coloka na mao, do lado das tarrachas não é??

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Triglodita
    Meu colega me deu uma ideia ele tbm fas isso no dele
    colokar um pedaço de papel no oço(não sei o nome desse negosio, chamo de oço), então a primeira casa iria parar de trastejar, já colokei e não parou...talvezo papel tah muito pequeno, a noite talvez eu fassa maior...
    iai? isso ajuda?? Ele disse que com ele funcionou...Axo que com esse papelzinho as cordas vão ficar mais altas aí não vai trastejar, num sei...

    deve ser osso (de osso mesmo). acho que isso é a pestana, nao? onde apoia as cordas no começo do braço.

    se for isso mesmo, deve resolver parcialmente. é ruim que perde um pouco do contato da corda com o instrumento, consequentemente perde-se um pouco do som. mas pouco.

    eu faço parecido com um violão que a pestana gastou demais. eu ponho uma ponta de palito de dente, pra tirar o trastejamento. é gambiarra, mas funciona.

    Luthier...Onde posso encontrar um luthier? Vou na loja onde eu comprei, pq é de um amigo meu e ele me deu um descontão no BASS, vou ver se ele consegue alguem pra ver isso pra mim...Carai vai ser foda...
    se eprguntar na loja eles devem saber.
    acho dificil eles saberem arrumar isso na loja. no maximo avaliar pra identificar o problema.

    Outra coisa...Eu poderia ajustar isso sozinho se eu conseguisse, entendesse e tivesse uma chavezinha q coloka na mao, do lado das tarrachas não é??
    não mexa nisso se não souber o que está fazendo!

    isso é o tensor, serve única e exclusivamente pra ajustar empenamentos. se seu problema for empenamento, é por ai que arruma. mas pode não ser, então nao adianta mexer. voce fez o teste que eu te indiquei lá em cima? é pra isso que serve.

    se voce mexer no tensor sem saber o que esta fazendo, pode simplesmente destruir deu instrumento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trastejando Baixolão 1ª Casa