To hell with the frets!

    Autor Mensagem
    Shakal
    Veterano
    # fev/08


    Ae povo... voltando de férias, um pouco mais doido ou um pouco menos são, resolvi q vou arrancar os trastes do meu Eagle JB.

    Já li muitos conselhos de gente mandando ir em luthier, pq vai ficar um lixo e não sei oq... Tudo bem, eu não ligo. Não sou profissional e não pretendo ser e meu baixo mal sai do meu quarto. Caso aconteça alguma besteira eu posso ir num luthier e mandar consertar a besteira não? Mas caso fique decente eu não gasto nada. Eu acho q vale o risco.

    Eu gostaria de tirar algumas dúvidas:
    Os trastes saem "pra cima" como se fossem encaixados, ou saem para frente como se fossem arrancados? (pensem na posição em que é tocado)
    Qual o material utilizado para tampar as frestinhas q ficam?
    Caso eu queira recolocá-los, vou ter que comprar outros ou posso reutilizar?
    A marca que as cordas deixam na escala é tão grave para eu TER que trocar as cordas para flatwound?
    Alguém já fez isso?
    Qual o preço de um serviço desses num luthier razoável?

    É isso então... agradeço desde já a leitura do tópico, e comentem se possível!

    T+

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Shakal
    http://www.geocities.com/charlesarms/defretintro.htm

    Shakal
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Brigadão cara, mais tarde dou uma olhada... Logo na capa do site surgiu um dilema...

    "Please don't attempt this on a bass that you can't live without!!"

    Hmmm... e agora? :P

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Shakal
    Pois é.
    Baixo fretless e mesmo o "defretamento" é algo bem específico, se vc não tem certeza do que está fazendo (no sentido amplo do termo), e não tem outro baixo, eu não aconselho. A decisão é sua.
    Abç

    jkdias
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    tutorial de um camarada aqui do fórum: