Afinações Alternativas

    Autor Mensagem
    pagode alto astral
    Veterano
    # out/03


    Aí , o pessoal que curte dar uma variada ou por força de outro motivo acaba tendo que usar outro tipo de afinação pode postar aqui ela e se quizer tb o motivo pelo qual usa.

    Eu por ex uso normalmente a padrão mas existe algumas coisas que fiz colocando a corda E em D e a G em A pra abrir algumas sonoridades em acordes.

    Voodoo
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Uma otra afinacao muituu comum eh afinar a corda E 1 tom ou 1/2 tom abaixooooo!!!

    Agora a afinacao mais loka q eu jah vi, eh do Slipknot hauahaua, os kras afinam a E em D e o resto em C# eu acho q eh issu, uma coisa muitu loka!!!

    TrancudoBass
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Parece q o baixista do system of a down afina a misona dele em C... a corda fica raspando nos trastes e fica com um som loko!!!!

    Voodoo
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Opsss eu acho q postei errado ali, a corda E eh em G, heheheheh

    TrancudoBassAfinando em C a corda fika raspando?! AFIna com a afinacao do Slipknot, parece q a corda vai cair no chaoo kra!!!Eu particulamente acheii horrivel hehehe

    JesterBass
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Eu particularmente nao gosto de mudar a afinaçao nao..
    mas uma afinaçao rlz q eu acho eh o do Tim C. no Audioslave.
    Ele simplesmente ranco a Mi e colocou uma Si num bass d 4 cordas e o resto deixou normal..ele tira um som massa..

    Carol_dinky
    Veterano
    # out/03
    · votar


    HHumm não sei se vocês consideram diferente..mas costumo afinar em Ré

    TrancudoBass
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Voodoo
    O som eh horrivel msm!!!!!!!!!


    JesterBass
    Humm... eu ja pensei nisso kra....

    pagode alto astral
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Carol_dinky
    Voodoo

    Ontem rolou uma festa/churrasco com a minha banda e um pessoal conhecido. Daí chegada uma hora pintou um acústico com baixo , violão , percussão e um vocalista com um timbre mais grave e tal.

    Afinamos o E em D padrão e o resto por ela.
    É certo que é bem tocável nesta afinação mas sinceramente fico pensando se usasse em C a E... que coisa horrível.

    Voodoo
    Veterano
    # out/03
    · votar


    pagode alto astral
    HEhehee podes crer kra!!!

    HignocliuS
    Veterano
    # out/03
    · votar


    A minha é normal. Afina o E em D e desce o resto padrão.

    jrcintra
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Porisso q antes eu disse num outro topico , q no meu caso , eu utilizaria mais a corda SI(no baxo d 5 cordas) do q c pegasse a SI e colocasse a MI ali e la embaxo colocasse uma Dózinha(o topico era sobre isso).Com um baxo d 5 cordas nao tem esse problema...

    bobbybaixista
    Veterano
    # out/03
    · votar


    O meu tá afinado em C-G-C-F#.
    é a mesma afinação do Metallica atual...
    só fiz isso pra tirar Frantic, e acabei gostando dela. Só preciso regular pq tá trastejando, e muito.

    2T_Cobain
    Veterano
    # out/03
    · votar


    o Shavo usa : C G C F na PSYCHO.
    Mto louco...

    Vei... nem sabia dessa do Tim do Audioslave... Ele coloca a corda Si no lugar da Mi??? Maneiro... Ele manda mto...

    Outro dia eu toquei em Eb D Eb D
    ficou sinistro... hehhehe

    MaurícioLeite
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: MaurícioLeite
    · votar


    to ressuscitando esse trópico pra num ter q criar outro heheh
    tipo,
    já ouvi algumas pessoas falando q usar outras afinações pode empenar, e tem q fazer um ajuste..
    eu to sentindo a necessidade de mudar a forma de afinar, apenas to querendo saber se tem algum problema, e se eu tiver q ajustar, o que fazer ?
    alguem pode me ajudar ??
    vlw

    MaurícioLeite
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    up
    :(

    FBassist
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    nossa vcs adoram ressussitar topicos hein!

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    FBassist
    nossa vcs adoram ressussitar topicos hein!

    MaurícioLeite
    to ressuscitando esse trópico pra num ter q criar outro

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    FBassist

    Essa não deu pra entender... Se o cara cria um tópico repetido, vem pedrada pq não usou a busca.. Agora, o cara usa a busca, acha um tópico pertinente a sua dúvida, posta e vem pedrada tbm? Qualé.. Vamos pegar mais leve, né... Daqui a pouco vai ser proibido postar aqui tbm? hehehe


    MaurícioLeite
    eu to sentindo a necessidade de mudar a forma de afinar, apenas to querendo saber se tem algum problema, e se eu tiver q ajustar, o que fazer ?

    Cara... Quando mudamos a afinação, a tensão da corda é alterada... Com isso, a ação sobre o tensor é diferente. Se vc afinar seu baixo com uma afinação abaixo da tradicional, a ação sobre o tensor é menor, com isso ele força o braço para trás, e as cordas ficam trastejando. Se vc afinar acima do tom padrão, ocorre o contrário, e as cordas ficam mais altas. Por isso que é prudente regular o braço de acordo com a afinação que vc irá utilizar.

    Mas no caso de mudanças pequenas (1/2 tom), dependendo da qualidade do instrumento, ele aguenta um pouco sem precisar de grandes regulagens.

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Isso que o marcio falou é verdade eu usava 2 afinações no baixo, uma era padrão em C# e a outra era a Standard. Recentemente levei meu bass no luthier pra ele fazer uma regulagem geral.. tensor, carrinhos, altura dos caps etc.. e ele teve um grande problema pra deixar perfeito o braço, pois ja estava empenado com essa constante mudanças de afinação. Teve de colocar uma porquinha pra aguentar a altura certo do tensor que ja estva no máximo =/ por isso que é recomendavel uma regulagem antes de fazer mudanças bruscas na afinação do bass pode causar danos serios! mas como o Marcio disse ai dependendo da qualidade do baixo uma mundaça de 1/2 por exemplo pode ñ causar serios problemas.

    MaurícioLeite
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: MaurícioLeite
    · votar


    FBassist
    :P

    marcioazzarini
    Revenant

    valeu mto pela ajuda, mas soh mais uma coisa :D,
    e se eu colocar a afinação em D A D G
    vou ter q ajustar o carrinho apenas da corda E, certo ?
    fazer com que a corda estique mais para que
    a ação sobre o tensor seja igual a como se estivese afinada em E ? ou será q força d+ ? :/

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    MaurícioLeite
    Eu acho que nem precisa de tanta regulagem assim cara.. dependendo da qualidade do teu bass e o braço pricipalmente pode causar dano nenhum se vc abaixar 1 tom a E por exemplo como vc quer fazer.. mas se vc perceber algum problema é bom dar uma regulagem individual no carrinho da E. Não se é bem isso mas acho que é por esse caminho.
    Falow.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinações Alternativas