Método para dar aulas !

    Autor Mensagem
    Muniz DH
    Veterano
    # jan/08


    fala galera...

    estava conversando com um conhecido meu, e ele me disse que gostaria de aprender a tocar contrabaixo e tal... mas ele disse que não tinha dinheiro para fazer aulas... então acabou que me ofereci a (tentar) ensinar ele... pelo menos ir mostrando alguns caminhos... afinal, se ele não tem dinheiro, mas posso ajudar, então, pq não !?
    o problema é que não sou bom com esse negócio de ensinar... geralmente o que eu sei, eu sei pra mim... mas não consigo passar de forma clara...
    gostaria da ajuda de vcs, pra me indicar, algum método que eu possa seguir... pelo menos que me mostre de forma organizada o que fazer, onde começar... essas coisas... pra começar do 0 mesmo... eu até andei procurando alguma coisa... mas realmente não achei nada que me ajudasse... sempre acho um monte de informação, mas tudo aleatorio...

    é isso então... espero que possam me ajudar...
    vlw...

    Baxista
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Baxista
    · votar


    Primeiro ensine o essencial que é a escala do baixo, pede pra ele ir aprendendo as notas é claro depois de ter passado o nome delas como seus "sinais C, D...". Deixe ele com um contrabaixo por um tempo estudando a escala.

    depois disso um leve exercício 1,2,3,4 mais não nas primeiras casas começe pela 5 casa, pra ele ir acostumando!

    E faça ele se adaptar a um certo tempo de estudo, dividir o tempo pra exercícios tanto teóricos e práticos! isso ajuda muito

    Eu ensino assim quando alguém me pede! No começo é claro, e também faça com que ele não desanime, isso é bom no começo! Falar que é difícil no início depois de um certo tempo e etc...

    jholanda
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: jholanda
    · votar


    vai aí um conselho de quem está ainda tentando aprender após alguns poucos meses :-)

    acho que as dicas do baixista são muito boas mas se eu pudesse sugerir mais uma coisa eu diria para você que para mim o mais importante é aprender a ouvir antes de falar. parece uma afirmação besta e manjada mas acho que não existe um método para ensinar mas diferentes abordagens que dependem principalmente do estilo de quem aprende. eu, por exemplo, gosto de teoria musical, não me incomodo de ficar semanas fazendo exercícios para melhorar destreza; já minha filha desistiu de aprender guitarra porque não suportava e o professor não sacou isso;

    outra coisa que acho muito importante: todos se esquecem quanto foi difícil para elas no começo. às vezes dá depressão e vontade de jogar tudo pro alto, né? poizé, você tem que evitar ir mais rápido do que o ritmo da pessoa pois isso pode causar mais frustração. passe para ela as coisas que ela pode conseguir e mostre para ela o quanto ela vem melhorando - só não vale ser falso ;-)

    btw sempre preste atenção no que o aluno está fazendo. não há nada mais frustrante do que perceber que o professor não lhe dá atenção ou o que é pior só reparou que você estava fazendo algo errado somente após uns dois meses .... repare como ele segura o baixo, como ele toca as cordas, a posição das mãos (ah, não se esqueça de dar exercícios de alongamento e insista nisso).

    finalmente uma coisa que sinto falta é não ter um material de apoio. a gente fica meio perdido e quando você tem um bom material dá para sentir na prática o quanto você já caminhou :-) eu, particularmente, gosto muito do dean. acho um bom começo.

    hyuuga_adam
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    o mais importante mesmo eh fazer entender a importancia que um baixo pode ter numa banda... na parte pratica passe primeiros as escalas menores e maiores e sempre cobre dele um exercicio para fazer quando possivel... depois que ele ja tiver aprendido alguma coisa de escalas (o minimo mesmo) cria uma linha, frase ou coisa do tipo (simples, nada muito complicado) pra ele ir fazendo com o tempo... ai eh dois coelhos com um tiro: ele pratica tecnica/velocidade e ajuda a nao desanimar do instrumento.. pq qndo eu fazia aula uma coisa q eu nao gostava era soh de ficar fazendo exercicio e treinando escala disso, daquilo, daquilo outro...

    jholanda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    pegando o gancho, IMHO para aprender a importância e o lugar do baixista numa banda acho que ouvir (muito) bons baixistas é fundamental também. acho bastante educativo ouvir caras como o chambers, jamerson, jaco e muitos outros e ver que dá para ser brilhante sem necessariamente ter a banda toda tocando para você aparecer :-)

    Muniz DH
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    vlw a todos pelas dicas aí... tb ao jholanda, é sempre bom saber a opinião de alguém que está passando pelo processo de aprendizagem, pode dizer melhor o que sente falta e como deve ser, obrigado a todos mesmo... mas se alguém ainda puder me passar mais umas dicas agradeço...

    eu estou tentando me lembrar mais ou menos de como foi que comecei... e fico pensando em algumas maneiras de como começar a ensinar... o que tinha pensando, era no começo mesmo, como foi dito, mostrar a função do baixo, e familiarizar com o instrumento, pq acho que vc começar a aprender uma coisa que mau sabe pra que serve, perde um pouco a lógica... derrepente nem é isso de verdade que a pessoa quer...

    depois uns exercicios de alongamento, aqueles que pode fazer em qualquer lugar, tipo, no ônibus, na fila... entende ?!
    e antes mesmo de passar escalas... fazer esses exercicios de 1,2,3,4... 1,3,2,4... com saltos entre cordas...

    as dicas do jholanda, são bem uteis, pq são coisas simples, e geralmente as coisas simples agente se esquece né...

    quando falei de método... na verdade seria como se fosse um plano de aulas, algo que eu possa seguir, sem me perder ou talvez ficar repetitivo... por exemplo.. se a pessoa chega e me pede... me ensina essa escala... eu sei chegar e ensinar... o problema que tenho é de me organizar pra ensinar do nada...

    jholanda

    esse metodo do dean... sabe onde posso conseguir ???

    vlw...

    eomer
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Muniz DH
    cara, uma coisa legal que meu professor faz, e que mais pra frente vc pode fazer com seu amigo, é ensina-lo uma escala e a sua relativa, pede pra ele treinar, na proxima vez que vc for dar aula pra ele, e pede pra ele te mostrar o exercicio de escala. feito isso vc faz uma base dentro da escala, e manda ele improvisar em cima da escala que vc ensinou a ele

    fica usn 5 minutos fazendo a base e deixa ele ir improvissando, isso ajuda muito a gravar a escala na cabeça do cara, e diminui muito o tempo que ele terá que pensar par ver qual nota se encaixa ali, e pra completar, ele vé sozinho que dentro da escala tem notas que não soam muito bem em determinados momentos... dai pra pentatonica é so "arredar o pé"

    Baxista
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Vou até contar uma experiência minha, sei que nós homens somos maioria no baixo, mais pra ensinar mulher é uma beleza caras, quando elas querem apendem rapidinho eu mesmo ensino uma menina amigona mina de 14 anos, me surpreendeu!

    Mas aonde quero chegar? Resposta nunca deixe ele desanimar, sempre dá uma força na alto estima, essa menina aí quase desistiu, mais como fiquei fazendo isso ela ta vendo agora que o baixo é o baixo, não se esqueça!!!

    Muniz DH
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eomer

    interessante essa idéia... não tinha pensado nisso mesmo...


    baxista

    aprender a tocar, não é a coisa mais facil do mundo... muita gente acha que vai começar a fazer aula e ja sai tocando tudo que é música... mas não é bem assim... tem que treinar, se esforçar... e nunca, desanimar....

    quando comecei a tocar baixo... foi pq eu e mais 3 amigos queriamos montar uma banda... (ia se chamar Porcos Sangrentos.. só por curiosidade.. hahahaha) mas ninguem tocava nada... então entrei pra aula... depois os 2 entraram tb, no mesmo lugar que eu... 1 deles saiu com mais ou menos 1 mes e meio... o outro, fez umas duas aulas, os 2 fizeram guitarra... então, vemos que é beeem facil a pessoa desanimar... e é isso que não podemos deixar acontecer né.....

    vlw..

    eomer
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Muniz DH
    cara, essa ideia que eu te falei, é a que meu professor usa comigo, e eu to me adptando bem com ela, e olha que eu tenho um puta de um problema pra entender escala, e teoria em geral.

    quer fazer eu parar de tocar na hora? colocar uma partitura na minha frente, to aprendendo agora teoria musical, depois de uns 8 anos tocando sozinho na raça

    Muniz DH
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eomer

    é cara... eu sei alguma coisa de teoria... mas não consigo ler uma partitura com fluencia... tipo... bota na frente e sai tocando... se me der uma partitura e algum tempo até tiro a música... mas é pq nunca me esforcei pra ler partitura mesmo....

    acho que pra aprender a técnica em si, tem que ter alguma coisa de teoria... pq facilita bem pra entender o que esta fazendo... por exemplo uma escala ou coisa assim... pelo menos se o cara entender na teoria... ele vai saber o fundamento do que esta tocando... não vai simplesmente executar aquilo e pronto... entendeu ?! então acho bom aprender pelo menos o mínimo de teoria que abre bastante os horizontes... e facilita muito na pratica... na hora de compor, ou tirar alguma coisa....

    vlw...

    jholanda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    vi os 3 volumes por 50 reais, na livraria musimed em bsb o q para mim é bem em conta mas se não der para você pagar, acho que tem uns links aqui no forum de como consegui-lo.

    Muniz DH
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    jholanda

    depois vou dar uma procurada por aí... pq aqui na minha cidade é uma fartura desse tipo de coisa... realmente farta tudo :/

    vlw cara

    lovehatelove_fe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tipo, eu tenho o método Dan Dean aqui em casa... é bem interessante... tem umas músicas bem simples e algumas mais difíceis...
    é interessante porque além de pegar agilidade dá pra você ir prestando atenção no seu jeito de tocar e tal.
    Eu ainda sou iniciante no baixo... mas é um método que eu achei interessante, talvez ajude o seu amigo.

    lovehatelove_fe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    dei uma olhada agora... postaram aqui no cifra esse metodo

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/167388/

    bom, eu nao baixei porque já tenho aqui em casa... mas vê ai se o link ta funcionando e baixa... acho que é uma boa!

    Paco Ribeiro
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Primeiramente, PARABÉNS! é difícil achar pessoas que ajudem as outras assim hoje em dia.. ainda mais no ramo da música que é cheio de panelinhas, bom eu também tenho essa dificuldade, mas ai é questão de criatividade, você tem que tentar pensar como se fosse o aluno e presta atenção pra sacar onde ele não entende o resto é experienceia.


    Boa Sorte.

    Muniz DH
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    lovehatelove_fe

    vlw mesmo pelo link, peguei os 2 primeiros, apenas o 3º estava quebrado :/ mas pra inicio os 2 ja me servem.. depois vou ver se encontro o outro

    Paco Ribeiro
    vlw cara... acho que se todo mundo se ajudasse, a coisa andaria melhor... e infelizmente as panelinhas não são exclusividade da música... mas fazer o que né... :/

    PigO
    Veterano
    # out/13
    · votar


    galera, eu nao so baixista mas tenho uma aluna de baixo, devo ensina C.H pra ela? inversões, tétrades? arpejo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Método para dar aulas !