Método para tirar de ouvido - para iniciantes

    Autor Mensagem
    hell_boy
    Veterano
    # mar/05


    Sou iniciante no baixo, mas estou conseguindo tirar várias músicas de ouvido utilizando um método fácil, talvez possa ajudar alguém que queira tirar de ouvido e não esteja conseguindo:

    1- Ouça a música várias vezes (óbvio)

    2- Anote em um papel as partes em que a música é dividida (introdução, refrão, etc.)

    3- Ouça essas partes uma de cada vez e anote quantas notas cada parte tem, para isso tem que sentir a mudança de tom.

    4- Ouça cada parte novamente e anote se a próxima nota é mais alta ou mais baixa que a anterior.

    5- Agora pegue seu baixo e vai descobrindo as notas, descobrindo a primeira vc já tem anotado se a próxima é mais alta ou mais baixa, isso vai ajudar bastante. E não se esqueça de anotar então quais são as notas em cada parte que vc dividiu.

    Com isso dá prá tirar a base, depois vc vai trabalhando e melhor e tira as viradas (grooves).

    Uma coisa que recomendo para todos é procurar depender o mínimo possível de cifras e tabs, digo isso por experiência própria pois depois que comecei a tirar algumas coisas de ouvido meus horizontes mudaram.

    Falou.

    MTI_Player
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    hell_boy
    Observação: não esquecer de afinar o baixo!! Parece óbvio, mas já ví gente tentando tirar música com o instrumento desafinado...aí fica difícil!

    Outra coisa que ajuda bastante é procurar conhecer escalas (pelo menos as escalas maiores) e alguma coisa de teoria de progressão de acordes (por ex. tônica, dominante, sub dominante, etc), dessa forma, a partir do momento q se descobre qual é a escala (tom) da música fica definido quais são as notas que farão parte dela, pelo menos para as músicas "quadradinhas" fica muito fácil intuir quais são essas notas.

    Não sou contra-baixista mas uso esses poucos conhecimentos que adiquiri para ajudar a tirar a linha do baixo.

    Phalow...

    Man Well
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Man Well
    · votar


    po, básico do básico do básico....
    pra quem nunca pegou no baixo mermo. mas eu tb tenho a minha dica e achei essa sua mto complicada. tipo, não se ofenda pq eu achei legal vc ter uma maneira própria d tirar a música, mas é q eu já vi isso. já te explico.

    tinha uma mina q queria fazer um dueto comigo (vocal), e na hora d aprender a melodia, ela botava umas setinhas em cima da letra pra lembrar pra onde ia a melodia, se descia, se subia.... vc está fazendo o mesmo. isso é preguiça d usar a memória musical e medo d errar. pode ser trabalhado e não é difícil.

    esqueça as anotações. pegar a música d ouvido é lembrar da linha melódica e ritmica q se faz no baixo. claro q pra isso vc deve ter o mínimo d liberdade no instrumento, além da musicalidade, obviamente, mas tente não depender d anotações. é só na orelha mermo. com o tempo isso te dá uma grande facilidade d pegar levadas. garanto q funciona. :^)

    tipo, ainda me lembro da primeira linha d baixo q peguei, acho q foi pra metade d 2004. porra, nem te conto... penei igual um filho da puta, mas peguei d ouvido. e o meu problema nem foi ouvir a linha, foi executar e lembrar dos aranjos na hora certa. foi aquela música q o jota quest toca no dvd ao vivo q é do nando reis, a do refrão: "o amooooooooooorrrrrr.... tem o calooooooooooorrrrrrrr............ q aqueeeeceeeeeeeee....... a aaaaaaalllllmaaaaaaaaaaa........."

    huahuahuahuhauahuh...... ralei pra caralho!!!! e olha q ela não tem segredo nenhum!!! depois dessa, peguei um monte. ultima vez q peguei o baixo emprestado (não sou baixista) tava tirando aeroplane do red hot chili peppers e fernanda abreu, além d ed motta.... esse fim d semana peguei uma levada do incognito, só q no violão, e tou querendo pegar o baixo d novo... hmmm..... :^9

    continua treinando, cara, e posta ai os resultados, filhim!!!!! :^D

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    tm musicas q eh impossivel d tirar d ouvido.....tirar angra por exemplo eh mto foda....eles usam umas escalas estranhas q num da pra encaixar direito, acho q isso eh falta d estudo teorico meu..hehehe......essas musicas tipo jota quest, paralamas e cia eh bem legal d tirar pq sao bastante constantes e faceis....mas tirar coisas embassadas como angra ateh m estressa e eu desisto...to tentando a moh tempo tirar aquela musica nova "Waiting in silence", o baixo eh bem nitido, eu tirei o comecinho e pah....mas chega uma hra la no meio, bem na hra mais loca da musica e eu me perco todo hehehehe....

    mas tah certo..cada um tm uma maneira diferente d tirar musica d ouvido....e eu acho q a fórmula perfeita( e óbvia) eh misturar o q vc sente, cum o conhecimente teórico d escalas e etc falow!

    Eduardo22
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    conhecer o campo harmonico tambem ajuda !!

    luciorss
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: luciorss
    · votar


    Olá pessoal!

    Eu adoto um método que tem dado bons resultados:

    1-Determinar o ritmo da música, o que representa determinar se o compasso é quartenário, terciário, etc.
    Isso é importante, pois às vezes se encontra pessoas perdidas numa música 3/4 por estar tocando 4/4... A determinação do ritmo também evita que se toque notas em tempos errados..

    2-posteriormente, é preciso determinar em qual escala diatônica está baseada a canção. Também verificar se é uma escala diatonica maior ou menor.

    3-Por fim, determinar quais graus da escala diatônica estão sendo executados. Os graus do baixo nem sempre coincidem com os graus cantados. Esta última etapa é mais facilmente desenvolvida com o conhecimento de Harmonia.

    Fiquem com Deus!

    noiaman
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ??? achei q tirar de ouvido era tocar com o ouvido... ja falei... noh q loko... os kra mete a oreia no baxo e sai tokanu!

    Bico
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Cada um pode desenvolver uma metodologia própria pra essas coisas.

    Eu (como grande muitos outros) simplismente coloco a música pra tocar e saio tirando. Voltando os pedaçaos quantas vezes forem necessárias até q eu tire certo. =)

    Willian Ferreira
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    "tm musicas q eh impossivel d tirar d ouvido.....tirar angra por exemplo eh mto foda....eles usam umas escalas estranhas q num da pra encaixar direito, acho q isso eh falta d estudo teorico meu..hehehe......essas musicas tipo jota quest, paralamas e cia eh bem legal d tirar pq sao bastante constantes e faceis....mas tirar coisas embassadas como angra ateh m estressa e eu desisto...to tentando a moh tempo tirar aquela musica nova "Waiting in silence", o baixo eh bem nitido, eu tirei o comecinho e pah....mas chega uma hra la no meio, bem na hra mais loca da musica e eu me perco todo hehehehe....

    mas tah certo..cada um tm uma maneira diferente d tirar musica d ouvido....e eu acho q a fórmula perfeita( e óbvia) eh misturar o q vc sente, cum o conhecimente teórico d escalas e etc falow!"[i][/i]

    Se a música foi criada em um contra baixo mesmo não é impossivel tirar qualquer musica!

    WormKrash
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    meu método é bem simples:

    músicas simples (quando banda pede):

    escuto ela já com o baixo no colo e já vou achando os graus;
    acerto ritmo (marcação com o bumbo ou o que for);
    tiro os grooves se tiver (para isso uso meu segundo método):

    para músicas complexas:

    escuto bem primeiro, com fone de ouvido normalmente;
    marco algumas notas pra tentar achar os primeiros tons;
    uso o Windows Media Player, baixo 1/3 da velocidade e vou tirando bem na manha na base da tentativa para achar os graus e cada groove.

    estou me aventurando até a tirar alguns progressivos assim, mas de qualquer forma é difícil. Pra tirar Angra eu baixaria em 50% a velocidade da música, aí acho que fica tranquilo, visto que são musicas de 150bpm pra cima.

    flea fan
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Quanta burocracia. Eu ouço umas 4 notas e pauso, aí procuro as notas no baixo e volto a ouvir mais umas 4, repetindo esse processo até o fim da música.

    WormKrash
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    flea fan

    burocrático? eu chamaria de burocrática as bandas com baixo inaldível. tenta tirar algo menos explorado e vê se vai conseguir plugar o baixo e tirar 4 notas por vez quando der vontade, como se fosse automático. aliás, se conseguir parar exatamente a cada 4 notas em um lick sem fim, já é um grande mérito... eu não consigo, baixo velocidade, mudo equalização e faço o diabo a quatro, mas se pudesse dividir as músicas que tento tirar em 4 notas, nem teria postado.

    flipeicl
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    por não ter muita teoria ainda, quando vou tentar tirar algo de ouvido, coloco um fone de ouvido para ter um bom estéreo, senão tu só escuta bateria e guitarra! :D

    e vo jogando tentativa, escuto um pouquinho e procuro aquelas notas, até acabar.

    NESCAU
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    AQUI também tem algumas dicas.

    scar of guitar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    gostei desse tópico

    kiki
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    scar of guitar
    cara, fique atento às datas de postagem. evite desenterrar tópicos antigos sem necessidade!

    sobre o tópico
    eu acho que ajuda muitissimo pra tirar baixo de ouvido saber formação de acordes.

    nichendrix
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Hum interessante.

    RBX
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    scar of guitar
    cara, fique atento às datas de postagem. evite desenterrar tópicos antigos sem necessidade!

    2

    lovehatelove_fe
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Tava precisando mesmo de dicas assim!
    \m/

    djunior
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    muito legal essa dica valeu nota 10 para o cifra club

    lukalmeida_bass
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: lukalmeida_bass
    · votar


    TÓPICO BOM, COM COVEIRDAS DE TEMPOS EM TEMPOS, HEHEHEHE

    Podem até estranhar, mas eu tiro tudo o que toco só de ouvido e não anoto nada.Relaxo, ou senso prático, sei lá, mas minha manha é sempre deixar a música "à mão" pra poder consultar nos ensaios com a banda toda.Não consigo lembrar qual foi a ultima vez que olhei uma tablatura na minha frente.

    Eu respeito aquela regra da Psicologia que, para decorar plenamente alguma coisa são necessárias pelo menos uma 30 vezes fazendo tudo detalhadamente.

    Jonhp
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Esse seria um topico interessante para ir para o fixo.. varios instrumentistas em geral nao tiram musicas de ouvido.

    Isso sempre nos lembra que umas das coisas mais importantes em afinar os ouvidos.

    Um abraço

    E obrigado pelas dicas.. quebraram um mega galho heheh!

    RenatoChimpanze
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Quais musicas são boas pra tirar de ouvido, digo, as mais fáceis de identificar. tem algum método de decorar as escalas mais facil ? eu aprendi a de dó, dai a de sí é eu tocar o mesmo "shape" so que 2 casas na frente, tem alguma coisa assim ?

    One In A Million
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    RenatoChimpanze

    Se voce decorou fazendo em C, pra B é só mandar tudo uma casa pra trás (mais grave) e pronto. Mas tem que ver o desenho da escala que voce aprendeu, ja que existem 5. Voce ja sabe um, pesquise os outros 4 e treine-os, vai ajudar bastante.

    Algumas bandas que acho ser mais fácil pra tirar de ouvido é Nirvana, Foo Fighters, U2 e várias outras... depende do seu gosto.

    RenatoChimpanze
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Mas eu sei o desenho todo no braço inteiro das notas da escala de dó, (fiz confusão no post de cima) dai pra fazer a escala de dó, é só eu imaginar que a escala de dó começando da segunda casa e assim por diante, tem algum outro jeito de pegar isso mais facil ? alem de muita prática.

    bacana, vou tentar tirar umas do nirvana aqui

    RenatoChimpanze
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: RenatoChimpanze
    · votar


    Consegui tirar essa quase toda de ouvido, só uma parte que to embolando, faz umas 2 horas que to tentando.
    o solo só tem umas 2 notas que embola e uma parte nos 2:30 +-

    Em que nivel voces acham que estou de 0 a 10

    Harroiz
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Não é por nad anão, mas um subwoofer ajuda muito.
    Uma boa banda pra tirar o baixo de ouvido é Foo fighters, o baixo deles é muito bom e bem alto.

    RenatoChimpanze
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Gosto de Foo Fighter tambem, vou tirar alguma depois

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Método para tirar de ouvido - para iniciantes