Método para tirar de ouvido - para iniciantes

    Autor Mensagem
    hell_boy
    Veterano
    # mar/05


    Sou iniciante no baixo, mas estou conseguindo tirar várias músicas de ouvido utilizando um método fácil, talvez possa ajudar alguém que queira tirar de ouvido e não esteja conseguindo:

    1- Ouça a música várias vezes (óbvio)

    2- Anote em um papel as partes em que a música é dividida (introdução, refrão, etc.)

    3- Ouça essas partes uma de cada vez e anote quantas notas cada parte tem, para isso tem que sentir a mudança de tom.

    4- Ouça cada parte novamente e anote se a próxima nota é mais alta ou mais baixa que a anterior.

    5- Agora pegue seu baixo e vai descobrindo as notas, descobrindo a primeira vc já tem anotado se a próxima é mais alta ou mais baixa, isso vai ajudar bastante. E não se esqueça de anotar então quais são as notas em cada parte que vc dividiu.

    Com isso dá prá tirar a base, depois vc vai trabalhando e melhor e tira as viradas (grooves).

    Uma coisa que recomendo para todos é procurar depender o mínimo possível de cifras e tabs, digo isso por experiência própria pois depois que comecei a tirar algumas coisas de ouvido meus horizontes mudaram.

    Falou.

    MTI_Player
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    hell_boy
    Observação: não esquecer de afinar o baixo!! Parece óbvio, mas já ví gente tentando tirar música com o instrumento desafinado...aí fica difícil!

    Outra coisa que ajuda bastante é procurar conhecer escalas (pelo menos as escalas maiores) e alguma coisa de teoria de progressão de acordes (por ex. tônica, dominante, sub dominante, etc), dessa forma, a partir do momento q se descobre qual é a escala (tom) da música fica definido quais são as notas que farão parte dela, pelo menos para as músicas "quadradinhas" fica muito fácil intuir quais são essas notas.

    Não sou contra-baixista mas uso esses poucos conhecimentos que adiquiri para ajudar a tirar a linha do baixo.

    Phalow...