Problema potenciometro de tonalidade epiphnone eb-3

    Autor Mensagem
    Clinton_Jacks
    Veterano
    # nov/07


    Bom, tenho um epiphone eb-3... o baixo é otimo e tals, + so tem esse pequeno problema, os potenciometros de tom.
    O problema é o seguinte, ou toco com os caps td fechado, ou td aberto. Quando ele ta fechado, se der um girinho de nd ele ja abre os caps td... ñ é como o fender q posso sair girando e o som mudando saca, ñ sei c pode resolver isso, ou é caracteristica dele mesmo, ou os resitores dos tons estão errados... se alguem puder ajudar...

    Obrigado!
    []'s

    allexcosta
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Acho q eh o valor dos resistores mesmo, mas nao sei bem o q eh o q. Compre um de valor mais alto e um de valor mais alto e teste. Deve te custar uns 5 Reais e 10 minutos de seu dia.

    conehc
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Clinton_Jacks
    É o seguinte: nao acho que seja o valor do capacitor, talvez seja o tipo de potenciometro. Abre ele e olha o que ta escrito, A ou B. Eu nao lembro muito bem, mas pra tone acho que o ideal sao os lineares e pra volume os logaritmicos. Se voce usa um pot log pra tone ele vai abrir de uma vez só.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Clinton_Jacks
    Seu baixo veio equipado com potenciômetros lineares (B), vc deve trocá-los por logarítmicos(A). Reduzir os valores dos capacitores (de 0,047uF p/ 0,022uF) diminuirá o corte de agudos.
    Abç

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    bom... abri ele pra pegas as informações...

    os pots de volume são B500K Omega
    os pots de tones são A500k Omega

    ambos os tones tem capacitores ou resitrores (ñ sei qual é qual) q tem escrito 2A683J e apenas um dos tones tem o capacitor ou resitror com as seguintes cores:
    vermelho, vermelho, marron, dourado e laranja (esse ulitmo ñ tenho certeza...

    []'s

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Clinton_Jacks
    Estão corretos. Os pots inclusive.
    Abç

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Hum... então ñ tem oq fazer? deve ser carecterisca do baixo ou caps isso?

    []'s?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Clinton_Jacks
    É do próprio sistema de ligação. Deve ter algo errado aí, mas só vendo mesmo. Talvez potenciômetros de má qualidade.
    Abç

    Shakal
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Os pots estão corretos? Mas vc não falou que teriam que ser Logarítimos (A) ? E eles são Lineares (B), então está errado, tem q trocar. Ou fazer xunxo com resistor.

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Shakal

    Os pots de tone estão certos, sao logarítimicos. Os de volume são lineares

    Shakal
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Sim... é os de volume que eu falo. Estão errados então?

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    bom... levei ele no luthier hj pra regulagem, trocar as cordas e tals.
    ae falei sobre o pro do dos pots, ele disse q podia troca os pots de 500k pra 250k q iria melhorar e tals, sendo q o som ia ficar + grave... + como o baixo ja acho ele bem gravre, fica + ainda ñ rola, ae ele disse pra deixa queto e timbra ele pelo eq e tals...

    é isso... vlws
    []'s

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Voltando...

    Bom, levei o baixo pro luthier da uma geral nele, troca cordas, regulagem e tals.
    o baixo fico outro, tinha comprado ele e passei quase 1 ano com as cordas q vieram nele, um erro terrivel q cometi, é uma viagem pra compra as cordas e leva pro luthier, ae sempre fico deixando pra depois...
    pois tava até insatisfeito com o som do baixo, mecionei esse pro dos potenciometros e tals, pois, quando peguei ele e testei com calma aqui em casa fiquei feliz, mo sonsão tem esse baixo, tanto posso ter um gravão fechado como um roncado... o agudo dele é bem estalado bem foda, da pra tirar varios timbres dele... os pots estão funcionando perfeitamente, estão abrindo o som gradualmente...

    depois dessa ñ vo deixa tanto tempo as cordas nele, vo tentar troca com + frequencia... nunca pensei q cordas velhas afeta-se tanto o som do baixo, ele viro outro baixo com as cordas novas.

    é isso...
    vlws pela ajuda do pessoal, é vivendo e aprendendo... hehehe

    []'sss

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema potenciometro de tonalidade epiphnone eb-3