Fios do captador

    Autor Mensagem
    DotCom
    Veterano
    # nov/07


    Galera, tenho um problema.
    Meu baixo está "apagando" de repente.

    No começo, pensei que fosse por causa do jack, que está enferrujado e velho. Pois bem, troquei ele, testei as soldas e está tudo ok. Tá fazendo contato beleza.

    Mas o problema persistiu.
    Procurando a fonte dele, percebi que ao mexer no fio do captador do braço o som do baixo ficava chiado, e as vezes desaparecia, voltando ao mexer nesse fio de novo. Testei mexer nos outros fios (empurrar pra um lado e pro outro, pra ver se era mal contato), e não apresentaram os mesmos sintomas.

    No momento, só está funcionando o captador da ponte, quando eu abro o volume do captador do braço o baixo fica mudo, quando eu fecho ele, sai o som (do cap da ponte).

    Primeira pergunta: Minha suposição está correta? (De ser o fio do captador do braço a fonte dos problemas)?

    Segunda pergunta: No caso de ser um fio dele com problemas, como faço para reparar? Corto o antigo e emendo outro por cima (com solda e fita isolante)?

    conehc
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    DotCom
    1 - provavelmente sim, pode ser um curto circuito que ta cortando o som do seu baixo. Com um multimetro voce resolve sua duvida em 1 minuto. Pode ser tambem algum problema de solda fria, outros tipos de curto circuito, etc. Posta uma foto pra ficar mais fácil.

    2 - sim, mas nao corta muito perto do captador não, corta um pouco depois de onde estiver o curto pra voce nao ter problemas pra soldar ou correr o risco de ferrar o captador.

    DotCom
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Vou postar uma imagem no Imageshack pra mostrar como tá a situação mais tarde...

    Tem outra coisa também: Do captador do braço, vem dois fios (tudo ok, vivo e terra né...), mas do da ponte vem dois fios (os do captador), e um fio cinza, que está ligado no corpo do potenciômetro (terra do circuito). olhei na cavidade do cap da ponte e não encontrei ele.
    Será que ele é da blindagem?

    conehc
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    DotCom
    que tipo de baixo que é? Ativo, passivo? humbuckers, singles? 2 volumes e 1 tone? Esse outro fio que está ligado no potenciometro deve ser o que liga na ponte. Se ele não estivesse aí, quando voce colocasse a mao nas cordas o ruido não pararia.

    ps: o baixo é blindado? tipo, tem tinta condutiva ou entao papel aluminio revestido a cavidade?

    DotCom
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ô... esqueci de falar o modelo do baixo...
    É modelo Jazz Bass passivo, com 2 volumes e 1 tone.

    O fio que liga o aterramento à ponte vai por outro furo, depois do cap da ponte.
    O baixo é blindado com papel alumínio nas cavidades.

    ClaudioBass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    DotCom
    Primeira pergunta: Minha suposição está correta? (De ser o fio do captador do braço a fonte dos problemas)?
    Segunda pergunta: No caso de ser um fio dele com problemas, como faço para reparar? Corto o antigo e emendo outro por cima (com solda e fita isolante)?


    Tenho uma sugestão extremamente simples e que com certeza vai resolver teu problema de forma definitiva. Anote:

    Leve esse baixo num Luthier e peça pra ele ver qual o problema, e se for o caso, refazer a parte elétrica e a devida blindagem. Usar fita isolante pra emendar um fio novo por cima de um antigo é meio surreal, acho que você não deveria fazer isso!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    conehc
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ClaudioBass
    Usar fita isolante pra emendar um fio novo por cima de um antigo é meio surreal, acho que você não deveria fazer isso!
    no caso ele usaria solda tbm ne? ou entao o mais adequado que seriam terminais (são baratos e fáceis de se usar)

    DotCom
    olha se esse fio cinza está ligado na massa de blindagem (papel amumínio)

    DotCom
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ClaudioBass

    Quanto a levar em luthier, estou é consertando um serviço porco que um luthier fez em meu baixo (cobrou 13 reais por um jack dizendo que era de ótima qualidade e colou um jack vagabundo de 2 conto... 12 reais por um pot que eu compro por 2 reais na rua... 30 reais por uma blindagem mal feita com papel alumínio -- se eu soubesse disso antes eu tinha feito em casa). Depois dessa vez perdi minha confiança nesse luthier.
    Depois, eu preciso desse baixo pronto amanhã, e qualquer luthier por aqui pede pelo menos 48 horas, quer dizer, não me entregaria em tempo hábil.
    E como eu tenho experiência com eletrônica, prefiro eu mesmo fazer. Só não estou habituado a mexer com a eletrônica do baixo, então resolvi pedir ajuda a quem sabe mais do que eu, pra não ter que aprender "na marra".
    Esse baixo é um baixo barato (Washburn Lyon), no qual não acho conveniente pagar os custos que um luthier cobra pelos serviços dele, até porque em breve pretendo vendê-lo.

    conehc
    pra ligar os fios eu usaria a solda, e a fita isolante só pra não fechar curto-circuito.
    usaria soquetes, caso as lojas de eletrônica fossem mais perto.
    desde já agradeço a atenção, tá me ajudando bastante.

    DotCom
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Galera, acabei de consertar o baixo.
    O problema era que o fio do captador do braço tava em curto (aí quando abria o pot de volume dele, "mutava" o baixo).
    Cortei a ponta dele e refiz a solda.
    O baixo tá funcionando beleza de novo.

    conehc
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    DotCom
    Pois é, se voce tivesse visto o meu topico de como é fácil blindar um baixo vc mesmo tinha feito.

    resolvi pedir ajuda a quem sabe mais do que eu, pra não ter que aprender "na marra".
    vc fez bem. a um tempo atras, quando eu começei eu nao conhecia o forum e nem internet eu tinha. Tive de aprender errando mesmo, dando soco na mesa porque a porcaria do tonante nao funcionava.

    ClaudioBass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    DotCom
    Depois dessa vez perdi minha confiança nesse luthier.
    Depois, eu preciso desse baixo pronto amanhã, e qualquer luthier por aqui pede pelo menos 48 horas, quer dizer, não me entregaria em tempo hábil.


    É, realmente... aí não dá tempo mesmo, então retiro o que eu disse! Ainda mais quando se perde a confiança num Luthier. Acho até que seria interessante divulgar quem fez o tal trabalho porco, pra que seus "conterrâneos" não caiam na mesma armadilha.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Fios do captador