O que checar na compra do baixolao?

    Autor Mensagem
    luciorss
    Veterano
    # out/07 · Editado por: luciorss


    Ae pessoal, tudo bom?

    Obrigado pelas dicas de vcs, são muito úteis!

    Mais uma dúvida sobre baixolão:

    Quais os detalhes que devem ser checados na compra de um baixolão e como checálos.

    Na compra de um baixo elétrico, é comum as verificacoes:
    -braco empenado?
    -altura das cordas?
    -oitavas?


    no baixolão precisamos ver essas coisas também? ou algo mais?

    ah. aprendi no fórum (http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/9237/) que as cordas do baixolão tem características diferente do baixo eletrico. Essa diferenca é na altura, na tensao...? isso muda a forma de verificar quando o instrumento ta bom pra comprar?

    Por gentileza, vocês poderiam me ajudar?

    Abraços.

    Lúcio

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/07
    · votar


    luciorss

    è bom verificar o conforto ao tocar, a famosa "tocabilidade", pelo fato de que este tipo de instrumento geralmente apresenta uam certa dificuldade para regulagem, principalmente na açção das cordas (altura). Verifique também a acustica dele desplugado.

    Outro fator a ser observado é a apresentação de vibrações indesejadas. Pode ser que esteja com alguma trinca ou com descolamento de madeiras...

    De resto valem as dicas para compra de um elétrico mesmo (empenamento, afinação, etc)..

    Abraços!

    TugaBass
    Veterano
    # out/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    luciorss

    Quais os detalhes que devem ser checados na compra de um baixolão e como checálos.

    Na compra de um baixo elétrico, é comum as verificacoes:
    -braco empenado?
    -altura das cordas?
    -oitavas?


    É exactamente a mesma coisa! E principalmente, compra um que tenha eixo no braço... Sempre possibilita fazer algumas correcções à curvatura do braço, ao longo do tempo que o fores usando.

    Outro ponto muito importante é a sonoridade dele, independentemente de ter cordas más. Verifica bem a ressonância da caixa e se te agrada o som que ele produz, porque quando se trata de um instrumento de caixa, o som dele nunca se vai poder mudar (acusticamente, claro). E depois é a qualidade da madeira... mas isso aí, naturalmente já implica outros valores.

    Importante também... e muito, é confirmar se os harmónicos estão correctos porque se não estiverem, nunca vais poder corrigi-los porque a ponte/cavalete não é oscilante! É fixa. Podes facilmente verificar isso com um afinador testando os harmónicos nos pontos chave: 5º., 7º., 12º., 17º., 19º. (e 24º. se tiver). Se não estiverem certos, esse baixo nunca vai afinar correctamente.

    Abraço.

    Will Piasecki
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Importante também... e muito, é confirmar se os harmónicos estão correctos porque se não estiverem, nunca vais poder corrigi-los porque a ponte/cavalete não é oscilante! É fixa. Podes facilmente verificar isso com um afinador testando os harmónicos nos pontos chave: 5º., 7º., 12º., 17º., 19º. (e 24º. se tiver). Se não estiverem certos, esse baixo nunca vai afinar correctamente.


    Fui testar um baixolao Groovin em uma loja faz algum tempo. Testei várias unidades e todas tinham as oitavas desreguladas, o vendedor falou que estava desafinado (eu tinha afinado no ouvido, certo que não é lá perfeito, mas orra, que tirada...) enfim, ele pegou o afinador e viu que as oitavas estavam bem fora, mó embaçado.

    Caso você está começando a tocar (e/ou nao tem um ouvido muito apurado), recomendo que preste atenção a estes detalhes SIM, pois mais tarde vais sentir a diferença.

    luciorss
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Olá pessoal,

    Tudo bom?

    Muito obrigado pela ajuda!!!

    entaum é bem mais seguro ir comprar numa loja?
    Isso porque é necessári verificar o som desplugado, os harmonicos, etc...
    se for comprado pela net, e reeber em casa um baixolao com problema, pode ficar mais dificil pra escolher outro...

    Por gentileza, o pessoal do forum que já comprou pela net, poderia dizer se o baixo que receberam veio certinho, sem problemas??

    isso porque estou trocando e-mails com uma fornecedora de baixoloes que vende via internet... se for o caso, nem faco o negocio pela net e tento ir la nas lojas...

    Abraços.

    Lúcio.

    luciorss
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Olá pessoal,

    Tudo bom?

    Muito obrigado pela ajuda!!!

    entaum é bem mais seguro ir comprar numa loja?
    Isso porque é necessári verificar o som desplugado, os harmonicos, etc...
    se for comprado pela net, e reeber em casa um baixolao com problema, pode ficar mais dificil pra escolher outro...

    Por gentileza, o pessoal do forum que já comprou pela net, poderia dizer se o baixo que receberam veio certinho, sem problemas??

    isso porque estou trocando e-mails com uma fornecedora de baixoloes que vende via internet... se for o caso, nem faco o negocio pela net e tento ir la nas lojas...

    Abraços.

    Lúcio.

    TugaBass
    Veterano
    # out/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    luciorss

    Eu compro muita coisa na net! Na Alemanha! Eles são muito competentes... De facto já tive um ou outro problema mas sempre me resolveram tudo rapidamente sem levantar nenhum problema. Inclusivamente todo o equipamento passa por um técnico que confere a qualidade e estado, desde setups, configurações, respostas, etc.

    Qual e de onde é a loja ou ciber-store que estás a contactar?

    Cá na Europa é fácil... No Brasil não sei, mas dá uma vista no site: http://www.thomann.de/

    Abraços.

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    TugaBass

    Importante também... e muito, é confirmar se os harmónicos estão correctos porque se não estiverem, nunca vais poder corrigi-los porque a ponte/cavalete não é oscilante! É fixa

    Tem certeza? Tenho um amigo que comprou um baixolão Strinberg, e levou na minha casa para eu checar(ele é inciante). A corda ré estava um pouco alta na oitava(as demais estavam boas, conferi no afinador). Passei para ele o contato de um luthier, e o baixolão voltou afinadinho nas oitavas(ele raspou o rastilho, acho eu). Mas lembrando que a diferença era pequena(mas auditivamente perceptível).

    TugaBass
    Veterano
    # out/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    makumbator

    (ele raspou o rastilho, acho eu). Mas lembrando que a diferença era pequena(mas auditivamente perceptível)

    Pois é!!! Nesse caso deu para reparar porque era pouco e só uma corda e só a oitava! Se fosse em mais cordas ou vários harmónicos, o caso sería muito sério, até porque quando se mexe no cavalete raspando, alisando, etc. corremos o risco de alterar a tensão e volume das varias cordas e se for piezo, então pode mesmo ser um descalabro total.

    E depois não faz sentido comprar um instrumento e começar logo a gastar dinheiro para o reparar. A não ser que seja muito barato e que dê para ser reparado, porque há casos que não têm reparação possivel ou não justificam.

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    TugaBass

    claro, claro! Tem que comprar o instrumento no melhor estado possível de regulagem(perfeito, se puder). Mas realmente há essa possibilidade de pequena regulagem da oitava no baixolão, desde que seja mesmo pouca diferença(muito menor do que seria possível corrigir em um elétrico, é claro).

    TugaBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    makumbator

    Sem dúvida! Subscrevo!

    luciorss
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: luciorss
    · votar


    Olá pessoal, bom dia!

    Interessantes essas dicas!

    TugaBass

    Qual e de onde é a loja ou ciber-store que estás a contactar?

    Eu tava interessado em comprar um baixolao pela brasilword, uma loja virtual daqui de Osasco.

    Alguem aqui do forum já comprou desse vendedor?


    E depois não faz sentido comprar um instrumento e começar logo a gastar dinheiro para o reparar. A não ser que seja muito barato e que dê para ser reparado, porque há casos que não têm reparação possivel ou não justificam.


    E eu tava pensando em fazer isso!!
    levar no luthier logo que comprar o baixolao.
    Seria possivel comprar um instrumento bem reguladinho, de forma que nao precise levar lá?
    isso porque os instrumentos sao fabricados em série e a qualidade pode ficar comprometida...

    Abraços.

    TugaBass
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    luciorss

    É isso, amigo! Cuidado! Talvez não valha a pena comprares um baixo para depois continuares a gastar dinheiro com ele sem saber se tudo vai ficar bem! É que depois é um desconsolo total!

    Comprando novo, mesmo que precise de um ou outro ajuste, tem sempre a garantia de fábrica ou da loja... mas normalmente se for uma loja honesta e tiver um bom técnico, ele verifica o instrumento e se possivel até lá mesmo, fazem o setup e corrigem tudo por conta deles! Mas de facto, pode acontecer que o baixo sendo de série, venha com algum problema. O ideal é mesmo poderes escolher um entre vários!!!!

    Abraço.

    isaqueras
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Avarias... ja notei que todo baixolão vem embalado que nem fosse um violão nakelas caixas triangulares de papelão... dai que essas caixas estão cada dia mais finas e ja tive o desprazer de ver um furo ocasionado por algum objeto pontiagudo no corpo do baixo. Tentei convencer o vendedor a me vender mais barato kkkk... ele naum topou.

    TugaBass
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    isaqueras

    Tentei convencer o vendedor a me vender mais barato kkkk... ele naum topou.

    Um dia vai topar... Não acredito que consiga vender o baixo sem fazer um bom desconto! Vai insistindo com ele, se o baixo for bom e sem mais nenhum problema!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que checar na compra do baixolao?