Que afinação usar pra tocar System?

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # set/07


    Opa! Salve

    Nao sou baixista, sou guitarrista, mas tenho uma duvida:

    Na guitarra eu uso a guitarra em D e desço a ultima corda um tom, ficando entao um C, pra poder pegar os power chord com mais velocidade.

    Mas e o baixo? Cai todo pra C ou só a ultima corda?

    conehc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    ah, fala com ele pra usar uma afinação bizarra: Drop D um tom abaixo (afina um tom abaixo e desce a quarta corda mais um tom) - detalhe, fale pra usar cordas no minimo 0.045 e regular o tensor pra essa afinação.

    Ou entao compra um baixo de 5 cordas que é mais pratico

    Nanilo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Use a mesma afinação da guitarra.
    O baixista do SOAD System usa assim.

    ferrera_
    Veterano
    # out/07
    · votar


    O Shavo, baixista do SoaD, usa freqüentemente Drop D, e peça para o baixista colocar cordas 0.45
    flw!

    Will Piasecki
    Veterano
    # out/07
    · votar


    conehc

    Concordo, usa um 5 cordas de uma vez.

    Ou faz como o baixista do oficina g3 que colocou um jogo de 5 cordas (sem a a G) no baixo dele (que eh de 4 cordas) e afinou em C#.

    ferrera_
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eu fiz isso com o meu baixo, botei encordamento de 5, sem a G, mas deixei na afinação normal, soh que sem a G obviamente, ou seja, ficou B-E-A-D

    Luis Bassman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    kra,
    em D ou em C mesmo,
    em E fika muito iskizito.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    A afinação q o Shavo usa mais é:

    F
    C
    G
    C

    Mas as vezes ele usa essa afinação meio tom acima:

    F#
    C#
    G#
    C#

    Nanilo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Essa meio tom acima é nos dois últimos cds.
    Nos 3 primeiros ele usa a F - C - G - C.

    Shakal
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Haja braço pra puxar essas cordas hein! A tensão não fica grande demais?

    Wacko_Rhailent
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cara, minha banda tocava isso... os primeiros cds são dropped C e os dois últimos são dropped C# pelo menos as músicas que eu tirei... nada de dropped D.
    O baixo usa a msm afinação (dropped para o tom correspondente). Mas isso não faz muita diferença, system não tem acordes no baixo quase nunca (ou nunca)

    Cerberus
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Shakal

    Não são puxados, o ideal é que se compre um jogo de cordas 0.50 (difícil de achar), para afinar um tom e meio abaixo e não ficar muito frouxo. Isso em baixos de 4 cordas.

    Quem tem baixo de 5 cordas, a situação é pior porque não existe jogo de cordas 0.50 (que eu conheço). Se pegar um jogo normal de 0.40 e afinar um tom acima, a pressão fica grande sobre o braço.

    Também não sei se é legal para o braço do baixo usa estas afinações dropped D, dropped C#. Cada corda é feita para causar uma determinada tensão no braço. Usando estas afinações, causa tensões diferentes no braço do instrumento

    Shakal
    Veterano
    # out/07
    · votar


    To falando dos caras que falaram pra afinar em F#... Ou é o contrário, afinar em C# ?

    Gui
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Shakal
    o contrario!!

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Shakal

    A corda q vai ficar afinada em F# é a corda G,ou seja,é só abaixar a G meio tom mesmo,já q essa afinação é dropada.

    Shakal
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Se E para D fica largadona, imagina pra C... vira uma corda de varal!

    Cerberus
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Shakal
    Aí que entra o diferencial das cordas calibre 0.50...pena que é difícil de achar...

    Mas pensando bem, no caso da afinação C vale mais a pena afinar 1/2 tom acima a corda B, acho que assim não tem galho. Mas eu não tenho certeza, só conversdando com um luthier. Já vi cordas 0.35, deve poder afinar 1/2 tom acima.

    Shakal
    Veterano
    # out/07
    · votar


    A 0.035 é a G, a B quase não muda de espessura, se duvidar até aumenta a tensão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que afinação usar pra tocar System?