Tagima Fretless com Kent Armstrong

    Autor Mensagem
    ClaudioBass
    Veterano
    # ago/07


    Pra quem é fã da captação Kent Armtrong e dos baixos Tagima...

    Ontem fiz um test-drive num baixo Tagima todo modificado numa loja aqui do Rio, A Violões Carioca (Tijuca).

    O corpo, braço, mão e tarrachas são estilo Jazz Bass, o baixo de costas parece uma réplica do Fender Pastorius... inclusive sem o espelho!

    O cara transformou o baixo em fretless, mas ao invés de apenas retirar os trastes, ele trocou a escala por outra completamente lisa (ficou ótimo).

    O primeiro captador (braço), ele colocou um Kent Armstrong ativo duplo, estilo Music Man. O segundo captador (ponte) colocou outro Kent Armstrong simples, estilo Jazz Bass. O cara cavou uns 3mm no corpo e embutiu a ponte, tornando a ação das cordas extremamente baixa.

    O baixo ficou com um som maravilhoso, tudo o que se espera de um bom fretless. E o melhor... ele está pedindo só R$ 800,00

    Pra quem for do Rio e está pensando em comprar um fretless, vale a pena ir até a loja e dar uma olhada nesse baixo!

    [ ]s

    FCLBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ClaudioBass
    Tem o endereço da loja? Outra coisa, normalmente os luthiers colocam o duplo na ponte e o simples no braço. Esse Tagima tá ao contrário mesmo?

    ClaudioBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    FCLBass
    Tem o endereço da loja? Outra coisa, normalmente os luthiers colocam o duplo na ponte e o simples no braço. Esse Tagima tá ao contrário mesmo?

    Sim, o duplo está no braço e o simples na ponte mesmo... invertido!

    O endereço da loja é: Rua Conde de Bonfim, 214 - Telefone: 2568-6156

    [ ]s

    FCLBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ClaudioBass
    Valeu!

    jkdias
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ClaudioBass
    FCLBass

    Se forem lá na Violão Carioca testar o bass me avisem, pq trabalho aqui perto da saens peña, aí a gente troca umas idéias.

    Leofunkbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Esse captador duplo na região do braço que voçe se refere deve ser o modelo P Precision, é aquele captador que são 2 quadradinhos um acima do outro um capta a E e A e o outro o D e G. Porque fica muito estranho colocar um modelo MM no braço e um J na ponte, se o cara fez isso ele é bem Professor Pardal.

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Não cara, ele falou que é estilo Musicman mesmo, humbucking, dual coil.

    Acho que até faz sentido, pois se deixar só o J vai ficar aquele anasalado do Jaco, e o HM no braço vai ficar mais encorpado. Sei lá... nunca vi um assim, mas acho que na teoria ficaria legal, apesar de não ser o padrão né.

    ClaudioBass
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: ClaudioBass
    · votar


    Leofunkbass
    Esse captador duplo na região do braço que voçe se refere deve ser o modelo P Precision, é aquele captador que são 2 quadradinhos um acima do outro um capta a E e A e o outro o D e G. Porque fica muito estranho colocar um modelo MM no braço e um J na ponte, se o cara fez isso ele é bem Professor Pardal.

    Como eu disse no texto inicial, eu não só vi o baixo mas como também fiz um test-drive (toquei) com o mesmo. O captador do braço é um KA Duplo, estilo Musicman... não estou enganado não, é isso mesmo!

    [ ]s

    Dpaulo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ClaudioBass
    por que vc prefiriu colocar o music man no braço invés da ponte? não embolou muito o som?

    ClaudioBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Dpaulo
    por que vc prefiriu colocar o music man no braço invés da ponte? não embolou muito o som?

    Paulo, eu não preferi nada, o baixo não é meu :-)

    Eu estava passando pela tal loja, resolvi entrar, e vi o tal baixo. Fiquei curioso com os detalhes técnicos do instrumento e pedi ao vendedor pra me deixar fazer um test-drive. Foi só isso... o baixo ainda deve estar lá na loja pra ser vendido, o instrumento não é meu!

    Quanto ao som, não ficou embolado não... ficou bem limpo e definido!

    [ ]s

    jkdias
    Veterano
    # set/07
    · votar


    ClaudioBass
    FCLBass

    tava passando em frente a lj e lembrei do bass, resolvi entrar e testar o bicho.

    Impressão: o bass tá com uma boa variedade de timbres, está muito confortável e muito bonito. Os kent realmente estão com o som bom. Vale as 800* pratas tranquilo

    * pra mim eles deram o preço de 1100 reais....

    os únicos contras q achei foram:

    1) achei a ação das cordas ainda um pouco altas, ele está confortável (o braço é bem fino), mas para fretless eu prefiro as cordas mais baixas para dar aquele som de corda encostando na madeira (o meu fretless tá assim, mas na 2ª casa, corda D tá pegando um pouco). O problema é q a ponte do bass já tá no limite...

    2) Não tem as fretlines, fica mais bonito mas acho muito difícil de tocar, principalmente para tirar os harmonicos mais agudos, na região da 2ª e 3ª casa (eu me baseio nas fretlines p/ achar os harmonicos).

    É isso ae!

    ClaudioBass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    jkdias
    * pra mim eles deram o preço de 1100 reais....

    Estranho, pra mim eles disseram 800,00. se for 1.100,00 aí eu acho que não vale.

    1) achei a ação das cordas ainda um pouco altas, ele está confortável

    Pelo fato da ponte estar embutida, eu já achei a ação das cordas baixa demais, porém muito conformtavel sim.

    2) Não tem as fretlines, fica mais bonito mas acho muito difícil de tocar, principalmente para tirar os harmonicos mais agudos, na região da 2ª e 3ª casa (eu me baseio nas fretlines p/ achar os harmonicos).

    Tudo bem, respeito sua opinião, mas honestamente, pra mim, baixo fretless de verdade não tem que ter marcação nenhuma (no máximo bolinha na lateral 3/5/7/12 pra orientar). Eu não curto essa versão "fretline", acho inclusive que fica feio aquelas linhas no braço. Vejo muitos baixos por aí que são fretline sendo vendidos como fretless, não acho isso correto!

    [ ]s

    GuilhermeBaixista
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Tudo bem, respeito sua opinião, mas honestamente, pra mim, baixo fretless de verdade não tem que ter marcação nenhuma (no máximo bolinha na lateral 3/5/7/12 pra orientar). Eu não curto essa versão "fretline", acho inclusive que fica feio aquelas linhas no braço. Vejo muitos baixos por aí que são fretline sendo vendidos como fretless, não acho isso correto!

    E eu jurava q São Jaco tocava fretless....rsrsrs...é cada uma !!!

    Shakal
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Cara... Fret=Traste. Fretline=Linha do traste. Fretless=Sem traste.

    Vc pode ter um Fretless com as Fretlines! Mas tem uns que preferem aparência que tocabilidade né?

    ClaudioBass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Shakal
    Vc pode ter um Fretless com as Fretlines! Mas tem uns que preferem aparência que tocabilidade né?

    Shakal, eu não vejo pelo lado da aparência não... minha colocação consiste em educar/treinar os ouvidos para execução e afinação de instrumento não temperado.

    Eu por exemplo, segui a linha "natural", comecei com baixo elétrico com trastes, depois passei pro fretless e alguns anos mais tarde passei pro acústico, o qual tenho preferência. Graças ao tempo que passei estudando com o fretless, tive uma adaptação mais tranquila ao acústico, apesar da digitação ser diferente, mas pelo menos já tinha o domínio da afinação.

    Agora, quanto a tal "aparência", apesar de ficar feio eu acho que um baixo fretline ainda passa... mas eu não teria nem coragem de perguntar como ficaria um baixo acústico com fretlines :-)

    [ ]s

    Gui
    Veterano
    # set/07
    · votar


    ClaudioBass
    Agora, quanto a tal "aparência", apesar de ficar feio eu acho que um baixo fretline ainda passa... mas eu não teria nem coragem de perguntar como ficaria um baixo acústico com fretlines :-)

    já ouviu falar em baixolão!!!=P

    ok..sei que não é esse baixo acustico de que está falando...mas é bom especificar que é o "rabecão"!!

    jkdias
    Veterano
    # set/07
    · votar


    ClaudioBass
    baixo fretless de verdade não tem que ter marcação nenhuma (no máximo bolinha na lateral 3/5/7/12 pra orientar)

    também acho feio com fretlines, mas entendo que, tradicionalmente, o fretless elétrico possui as linhas sim. O do Jaco tinha, o do Nico tinha, o do Arthur tem, o do Gary Willis tem, o meu tem (huahua), e por aí vai...

    Mas tb acho mais bonito com a escala lisa.

    ClaudioBass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Gui
    ok..sei que não é esse baixo acustico de que está falando...mas é bom especificar que é o "rabecão"!!

    OK, foi mal... é a força do hábito... o baixolão eu costumo chamar de baixolão mesmo ou de eletroacústico... acústico pra mim é referência ao "gigante".

    [ ]s

    jkdias
    Veterano
    # set/07
    · votar


    ClaudioBass
    acústico pra mim é referência ao "gigante".

    o gigante eu costumo chamar de "guarda-roupa"

    GuilhermeBaixista
    Veterano
    # set/07 · Editado por: GuilhermeBaixista
    · votar


    jkdias
    o do Arthur tem

    Depende de qual Arthur né ? se for "O Fretless" do Rei Arthur Maia não tem não, "O Fretless" dele é um precision com J na ponte e tem escala lisa q o Luizão deu pra ele.

    Vc pode até ter visto ele tocando com outros fretless com marcação ( e acho q nem o Tagima jabá atual dele tem)

    Nesse vídeo aparece o diato cujo em pé ao lado do set-up, a imagem té meio tosca mas tenho quase certeza q tb não tem.

    Evidentemente que os fretlines não desmerecem ng, exemplos disso como vc já disse , são grandes nomes como eu, vc, Thiago Espírito Santo, etc q usam fretless com fretlines....;^D

    Abç !



    jkdias
    Veterano
    # set/07
    · votar


    GuilhermeBaixista

    Po, youtube é bloqueado aqui no trabalho, mas lembro do Arthur tocando um fretless com fretlines há um tempo (bem antes da tagima), acho q era um jazzbass da cheruti q ele tava vendendo (por uma facada, por sinal hehe).

    Ah, e ele tinha aquele fretless da vídeo aula com as linhas, só não sei se esse baixo existe ainda....


    são grandes nomes como eu, vc, Thiago Espírito Santo, etc q usam fretless com fretlines....;^D

    huahau é nóis na fita!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tagima Fretless com Kent Armstrong