Falando sobre o som do baixo dos anos 70, 80, 90, etc !

Autor Mensagem
russobass
Veterano
# ago/07


Eu não entendo uma coisa, porque dizem que os baixos antigos tem sons melhores??

na lógica quanto mais o tempo passa o som do baixo dos anos 70 não deveria ser pior, pois esta velho??

Como seria o som do baixo dos anos 2000 ???

Porque os baixos dos anos 70 são melhores?? não deveria comprar um baixo que foi fabricado esse ano?? que deve ser moderno e o som melhor mais moderno?

O que vocês acham???

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


russobass
referencia,,, tomou-se aquele som como bom e pronto. eu vejo 2 divisoes,,, sons bons antigos e sons bons modernos....

sons bons antigos: fender jb, pb, rickenbaker, music man, etc
sons bons novos: fodera, warwick, etc

FCLBass
Veterano
# ago/07
· votar


russobass
conehc
Gosto dos sons antigos, lógico! Mas procuro tocar sempre com o uma sonoridade moderna. Questão de gosto.

Gui
Veterano
# ago/07
· votar


russobass
puro gosto...

não há nada que me encante mais que o som de um rickenbaker...mas adoro som dos tobias e ibanez...

Savant
Veterano
# ago/07
· votar


Não acredito que os baixos dos anos 70 sejam melhores.
A questão é histórica. Uma pessoa que foi criada com ídolos que usavam um rickenbacker acharão esse timbre de baixo perfeito. Tudo é questão de cultura e criação.
Afinal, vc acaba refletindo esses gostos. É normal. Um fanático por Iron Maiden por exemplo achará o timbre de um fender precision perfeito.

Em termos de som novo, os Warwick são excelentes por exemplo.

NoSt Bass
Veterano
# ago/07
· votar


Nem sempre os melhores são os que te agradam mais.

DotCom
Veterano
# ago/07
· votar


Melhor é uma questão de gosto, que é puramente subjetivo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/07
· votar


DotCom
Concordo, a questão é subjetiva mesmo. Porém, deve-se considerar alguma questões: A manufatura dos instrumentos até o início da década de 70 era mais cuidadosa e em grande parte manual pois ainda não havia a massificação produtiva e alta mecanização dos dias de hoje. A madeira utilizada era de estoques que remontavam ao início do séc.XX, portanto madeira sêca e estável de alta qualidade obtida de florestas com árvores que viviam à 300 anos e tinham grande tamanho (coisa raríssima hoje em dia dada a devastação das florestas). Materiais de "hardware" com padrões de qualidade provenientes da 2ª guerra mundial (portanto de especificação "militar").
As inovações tecnológicas recentes incluem os captadores ativos e os prés "on board", os encordoamentos diferenciados e os periféricos (efeitos e etc), mas, na essência a questão dos instrumentos não difere muito, a não ser o que foi explicado acima.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# ago/07
· votar


isso é uma coisa muito complexa e muito relativa...
depende se você fala de som, acbamento, envolve uma série de fatores.

DroopAlonG
Veterano
# ago/07
· votar


Na minha opinião, claro que gosto tem muito a ver nessa história, mas também tem de se levar em conta outro aspecto bem importante, ao meu ver, que é o arranjo, ou seja, o som que a música literalmente pede. Aí entra o gosto, sim, mas também algumas doses generosas de sensibilidade e conhecimento.

denismonteiro
Veterano
# ago/07
· votar


bom eu nunca toquei um baixo antigo desse naipe pra saber se isso é verdade mesmo ou apenas uma lenda urbana! aiuehaiuehaiuehiauehaiu
o que eu toco normalmente são os baixos "estilo antigo"... e gosto bastante do som... (vide o JBMM por exemplo que é baseado num de 70 e poucos..)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/07
· votar


denismonteiro
Cara, eu já... E de Fender à Rickenbaker, e te garanto.... Não tem comparação.
Abç

dxfence
Veterano
# ago/07
· votar


muito boa duvida, cara.. uma questão que eu sempre tive!

MrMarco
Veterano
# ago/07
· votar


Mais uma(s) pergunta(s) na roda aí então:

os baixos atuais de modelo inspirados nos antigos ("vintages") conseguem ser fiéis?

qual o efeito da idade no timbre do baixo? - sei que os caps alnico perdem significativamente captação com o passar dos anos, mas tenho um par schaller bem antigo que tem um timbre muito foda!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/07
· votar


MrMarco
Algumas séries sim, como as reedições japonesas dos Fenders.
O timbre fica mais "firme" e "aberto", nítido.
Também tenho um par desses Schallers instalados em meu Jazz Bass (fabricação própria).
Abç

baz
Veterano
# ago/07
· votar


Gosto dos anos 70, principalmente o sabbath. Só procuro deixar mais pesado.

Maurício_Expressão
Veterano
# ago/07
· votar


Gente só falando de Fender Jazz Bass:

Tenho 1 1995. Tá certo que é um Southern Cross, mas toquei muito nesses 2 últimos meses em Fenders Japoneses, Mexicanos e até americanos dos anos 90/2000.
São relativamentes parecidos. Nenhum deles é um tapa na orelha a não ser o Marcus Miller japa de 4C (nunca toquei num de 5 americano) que é superior aos outros, mas não chega a ser um tapa na orelha.

Também tenho 1 Jazz Bass 1983 americano American Standard. Esse sim é um tremendo tapa na orelha. Não tem nenhuma comparação com os outros. Tem ronco, gemido e sustein no som do baixo. Definição do caramba. Muiiiito melhor.

Já toquei em muitos Jazz Bass 1978 e são bem similares em som ao 1983. Só que são muiiiito mais pesados (peso da madeira). Chegam a machucar o ombro. Acreditem.

Mas infelizmente já toque e muito em 1 de 1.972 e outro de 1975... Esses são uma bordoada na orelha. Puta som. Geme, ronca e tem um baita sustein. Tem personalidade. É um tesão tocar num treco desse. Sem palavras. A ação é bem mais confortável o braço é bem mais fino e empunhadura é mais fácil. Mas a diferença no som é gritante.

Nunca toquei nessas re-edições bem caras (de cerca de 10 contos) ou num custon shop novo. Mas o som do dos Fender do início dos anos 70 é dukaray !!!

Krist Novoselic
Veterano
# ago/07
· votar


oq tem de segredo nesses desgraçados? uUHa

Krist Novoselic
Veterano
# ago/07
· votar


Aproveitando o topico, eu tenho um warwik rock bass,, o corpo é em alder,, curti pra caramba o baixo..... mais so muito exigente com som... que captadores poderia substituir os deles e ficar mais foda??? Curto som de baixo das antigas tipo sabbath so q com mais peso..ele tem dois captadores duplos passivos da marca mec

isaqueras
Veterano
# ago/07
· votar


Ah sei lá... na verdade nem tem muito a ver só com o baixo na minha opinião...é que teve um "divisor de águas" no final da decada de 80, com a inserção de muito baixo sintetizado. E pra mim de lá pra cá, tem-se feito uma tentativa de recuperação dos timbres dos velhos JB (por exemplo), mas ficou a seqüela dessa fase eletrônica nos timbres dos contra-baixos mais modernos.
Sei lá... falta peso no som...a gente a 20 anos atrás tirava belos timbres, com cordas velhas, fervidas à exaustão plugados a um tremendão valvulado com alto falantes Snake de 12 pol, e hj falta essa nostalgica precariedade... é tudo fácil...não deu som ... carca pedal... tem quinhentas mil regulagens eletrônicas, nakela época era só medio, grave e agudo, e esse ultimo faziamos questão de ignorar.

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


Krist Novoselic
o ramon, ta ficando meio maluco? os rockbass ja vem com mec, que ja estao meio que no topo da cadeia alimentar dos captadores, mais qualidade nao da, vc vai ter timbres diferentes... mas vc ja pensou em um circuito ativo? ou entao um pedal de eq (ja que faz a mesmissima coisa do circuito ativo, faz melhor, mas tem o incoveniente de ter que ser montado toda vez que vc formontar). Mas se quiser trocar de captadores mesmo, tem os emg, mas vai custar quase mais do que o baixo e nem sei se vao caber...

isaqueras
eu gostaria de ter um tremendao valvulado com falantes snake... se tivesse bala na agulha pra comprar um set desses ia ser bom, ainda mais que eu nao uso muito desssas coisa de tecnologia... so o bdi que é meu direct e de quebra simula valvulado quando eu quero.

Krist Novoselic
Veterano
# ago/07
· votar


eu ja uso pedal,, eu uso um BDI,, mais quero um som ainda melhor.... os captadores dele nao me parecem top nao... sao bons sim mais.., nao vi nada d+

Krist Novoselic
Veterano
# ago/07
· votar


Sera q colocando um circuito apenas de ganho fica melhor?? eu nao curto muito ativos... entao prefiro por sem equalização nenhuma, só o circuito de ganho..

Krist Novoselic
Veterano
# ago/07
· votar


to planejando juntar um clone de gt2, (vou mandar fazer com ganho reduzido) ao meu BDI,,,,,,, vou testar amanha no ensaio com o gt2 de um amigo

Krist Novoselic
Veterano
# ago/07
· votar


pretendo usar no modo fender

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


Krist Novoselic
os caps do seu sao mec e vc nao viu nada de mais... corre o risco de colocar uns emg e nao achar nada de mais e tomar birra do baixo... mas circuito de ganho apenas so vai te dar mais volume, vai saturar o bdi, vai saturar o gt2 e por ai vai, mas se for um circuito booster que muda algumas frequencias à medida que vc vai girando o pot ai sim da diferença... mas vc mesmo disse que nao gosta de baixos ativos, e isso ja seria ativar o baixo.

Krist Novoselic
Veterano
# ago/07
· votar


hun.,.. to pensando aqui cara,, vou ter q pesquisar muito antes de fazer algo..

Krist Novoselic
Veterano
# ago/07
· votar


O problema do ativo pra mim q me incomoda,, é no palco, em apresentações,,, os baixos ativos ficam sempre embolados e abafado o som... Nas condiçoes q costumamos tocar... sem microfonar o ampli eu to falando... to dizendo de usar direct box ou um pré/direct igual eu uso.

Krist Novoselic
Veterano
# ago/07
· votar


amanha eu testo o GT2 clone e digo como ficou

Krist Novoselic
Veterano
# ago/07
· votar


acabei de pensar bem aqui,, simplificando,oq eu preciso mesmo é algo para uso em apresentações pra tirar um som foda.. sem ter q carregar ampli...apenas um BDI em linha nao da um som fantassssssticoooo.. fica legalzin .. eu nao quero q fique legalzin..... eu quero aaaaaaquele som hehhe.. Os captadores foi so uma ideia de melhorar o baixo.. já q os captadores ja sao maneiros deixa baixo isso entao....


tem alguma sujestão pra mim? de um set pra usar em linha e tirar um som massa? A questao é q eu acho a saida balanceada do BDI meio fraquinha, o som nos PA nao sai tao foda quanto vc ouve no seu cubo ensaiando saca??

O que acha..? Um Hartke Bass Attack VXL ??
ou mesmo juntar um gt2 com simulação de fender ao BDI ??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Falando sobre o som do baixo dos anos 70, 80, 90, etc !