Substituir madeira do corpo GIB 400 Gianinni (PB)

    Autor Mensagem
    Edão
    Veterano
    # jul/07


    Tô pensando em mandar substituir a madeira do corpo do meu Gianinni GIB 400 (PB). No caso ele é em basswood. Qual madeira me dará a melhor resposta?

    FCLBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Edão

    Antes de tudo, vc sabe quanto um luthier vai te cobrar nessa tarefa? Dependendo de quanto (e particularmente acho que vai ser caro), é mais jogo comprar outro ou mandar fazer um.

    Gui
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Edão
    é mais facil tu vender ele e comprar outro precision!!

    Edão
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Sei..., mas qual a melhor madeira se eu quiser pagar pra substituir?

    Leofunkbass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Alder ou ASH, o Ash puxa mais para as frequencias de médio-agudo, e se tratando de um Precision acho que seria mais interessante. Mas sinceramente acho que não compensa.

    FCLBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Edão

    Nesse caso vc tem que se preocupar com o peso do seu braço para que haja equilíbrio entre ele e o corpo, ou seja, se o braço for mais pesado que o corpo será desconfortável tocar, pois o mesmo sempre tenderá para baixo. Vc deve se preocupar com isso para escolher a madeira. Outra coisa, a mudança de madeira do corpo te proporciona mais ou menos grave, sustain, etc... isso vc consegue num ccto ativo ou conjunto de pedais. Acho melhor investir nesse aspecto pq se vc um dia trocar de baixo, não precisará investir nele mais uma vez.

    FCLBass
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: FCLBass
    · votar


    Edão

    Em se tratando de madeira para o corpo, gosto do marupá, cedro, freijó, cerejeira (um pouco difícil de achar) e tauari.

    Will Piasecki
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    FCLBass

    Quais as caracteristica do cedro?

    FCLBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Will Piasecki
    Ñ sou luthier e o que tentei informar foi o meu gosto pessoal no aspecto visual das madeiras. Como já toquei num baixo cujo corpo era uma peça única em cedro, gostei do sustain e clareza das notas. Não sobrava e nem faltava nada. Era um baixo de luthier e o cuidado e acabamento nesse caso é diferente de um instrumento em série. Posso ter deixado de falar outros aspectos, mas o que destaco no cedro é isso.

    Edão
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Pois então, moro na região norte (Acre) e aqui a oferta de matéria-prima não é o problema. A miha idéia é de colocar madeiras brasileiras, claro, cedro ou mogno (mogno, talvez em razão da legalidade...) ou qualquer uma outra madeira que me dê boa resposta e que eu possa conseguir facilmente.
    Aqui tem um luthier bom e alguns outros de fundo de quintal, se neste caso eu conseguir as medidas e especificações fica mais fácil até pra acompanhar a mudança do corpo do contrabaixo. Alguém tem como me fornecer as medidas do corpo do PB (Fender?)

    Edão
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Agora não tô podendo ter acesso, mas alguém pode me especificar a madeira do braço do GIB 400 modelo 2001?

    Will Piasecki
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    FCLBass

    Legal... e mogno?

    DaNaDo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Agora não tô podendo ter acesso, mas alguém pode me especificar a madeira do braço do GIB 400 modelo 2001?


    É maple e rosewood, e seu baixo não é de basswod ( segundo o site ) é de Poplar

    Edão
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Olha só o braço pode ser aproveitado (hehehehehehehehe).
    Valeu DaNaDo.
    É realmente, uma construção boa e uma madeira adequada poderão resultar num contrabaixo bem melhor, em breve eu aposto nessa, mas ainda preciso saber o que fica melhor, cedro, mogno ou qual madeira? Luthiers de plantão... por favor, me auxiliem!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Edão
    Cara, simplesmente não vale à pena. Seu baixo, Giannini GIB 400 é um bom baixo, desde que vc troque os captadores.
    Não existe isso de "madeira adequada", todas são, desde que corretamente trabalhadas e dentro das suas características sonoras específicas.
    Abç

    leomezz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Edão
    Sei..., mas qual a melhor madeira se eu quiser pagar pra substituir?
    Bom, se vc quer fazer isso, faça! É bom fazer essas experiências. Para o precision eu iria de Freijó, pois se assemelha muito com o Alder Americano.
    Abç

    Edão
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    leomezz
    É isso aí, não sei o preço ainda, mas o fórum é pra gente compartilhar experiências né? Vou ver o com o Luthier o preço essas coisas e as possibilidades, porque sinceramente eu não sei se compensa botar um bom captador num contrabaixo de madeiramento não tão bom quanto o meu GIB 400.
    Já tive um Sx precision em alder, não sabia que era alder, transformei ele em fretless, ficou com uma sonzeira e aí vendí, agora tô querendo compensar...
    A vida é mesmo assim...
    Tá valendo!!!

    Edão
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Aliás esse SX precision tava também com um cap. KA, que sonzeira, que saudade...

    Gui
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Edão
    a madeira num é ruim..não existe madeira ruim...

    só são caracteristicas diferentes...só isso...

    mas a ibanez também usa basswood nos btb e eles tem mó sonzão!!

    leomezz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Edão
    Putz...aqui em Floripa tem um SX precision dos antigos (Escrito Shelter e com o HeadStock igual o da Fender) prá vender. A loja quer 700 conto nele. Já to querendo comprar faz um tempo mas não tenho grana....o pior é que ninguém compra achando que é um baixo fuleiro, inclusive o dono da loja....que continuem achando, uma hora eu compro.

    leomezz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Gui
    O basswood é o nosso marupá, né?

    Gui
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    leomezz
    não...o marupá de acordo com o bertolão...é meio parecido com o cedro!!!

    o basswood é pouco denso com timbre grave...semelhante ao timbre do mogno...só que com pouco sustain..e a madeira quase não tem desenho...é bem "lisa"...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Gui
    Não é bem assim não. O Marupá e o Cedro não se assemelham, pois o 1° é menos denso, claro e mais leve, e proporciona um timbre que "puxa" para os sons médios pronunciados, enquanto o Cedro "puxa" mais para o médio-grave. O Basswood, apesar de aparentemente semelhante ao Marupá, na coloração e na densidade, é mais "esfarelento" e "puxa" mais para o médio-grave.
    b]Edão[/b]
    Se vc quer mesmo trocar o corpo de seu instrumento, opte pelo Cedro-Rosa ou pelo Freijó, e instale um jôgo de captadores Sound/Malagoli PB Alnico "Hot"
    Abç

    VeEh
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    desculpa a ignorancia, qual a diferença dos captadores alnico?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    VeEh
    O AlNiCo é uma liga de alumínio, níquel e cobre que proporciona um som mais "suave" e "vintage", de sonoridade e timbragem equilibrada, os Cerâmicos são mais "rascantes", agudos e de saída mais forte.
    Abç

    Gui
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    opa...valeu bertolão!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Substituir madeira do corpo GIB 400 Gianinni (PB)