Galera quero uma ajuda! Por favor!

    Autor Mensagem
    Baxista
    Veterano
    # jul/07


    Cara,

    É so seguinte, comprei um baixo de 6 cordas da condor o XB26A, o braço dele tá ao meu ver esquesito, se bem que eu levei ele no meu luthier e ele não falou nada a respeito, pois bem levei ele na autorizada da condor, bem é bem visível, não sei se é um problema com o braço ou se é uma característica dele, ele não me disse nada sobre empenamento, vou tentar explicar, mais quando chegar em casa vou tirar uma foto, ele ta meio estranho, vamos ver se da pra explicar, bem ele no começo do baixo ta reto (que fica perto do corpo), e quando chega no 12º segundo por aí ele faz uma curva pra cima, o estranho é que quando vai chegando no início do braço na quarta casa ele volta a ficar reto tipo assim!

    creio q quase todo mundo aqui tem orkut, http://www.orkut.com/Album.aspx?xid=14318990788646127832, acessa aí e ve a foto do diagrama "tipo assim", fiz no paint é mais ou menos isso!

    Ao meu ver acho q os dois tensores estão agindo no início do baixo e não por toda extensão, sei lá não sou luthier, engraçado que ele fica ta com as cordas todas escontadas no braço sem nenhuma "barriga", quer dizer estava meu luthier regulou ele e deixou uma pequena "barriga", pra não trastejar, isso é normal?

    FCLBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista

    Sem ver é difícil dar alguma opinião, mas tenho algumas perguntas:
    1) Como está a tocabilidade (conforto, sustain e ação das cordas - pesadas ou leves)?
    2) Ele trasteja ou não?

    Para ter uma idéia do nivelamento das cordas em relação ao baixo, ou seja, se o braço está plano ou não, aperte uma das cordas na primeira e última casa (1 e 24) e veja se as cordas encostam ou não nos trastes. O angulo formado indicará se o braço está descalibrado (côncavo ou convexo). Se estiver com uma angulação muito forte, leve novamente a seu luthier e questione ele sobre esse aspecto. Afinal vc já pagou.

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Na verdade ta na garantia, bem ele ta com uma pquena barriga, muito pequena ao meu ver, ele tava trastejando no início da escala, quando as cordas estava encostadas em todos os trastes, achei que ele ficou meio duro pra tocar!

    FCLBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista

    Não tem segredo. Ou devolve pra loja com o aval do seu luthier informando do empenamento ou o luthier dá um jeito. Sugiro a primeira opção pq agente cria uma espectativa em um instrumento novo e quando ele vem diferente do que imaginamos, prefiro pegar um outro novo em troca. Veja o que é melhor pra vc.

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ele ta sendo coberto pela garantia da condor! Tem um tempo já!

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    FCLBass

    Ele tava sem nenhuma barriga, o luthier regulou ele assim, mandei um e-mail pra condor, tenho só este final de semana pra ser esclarecido por eles, de lá senão ja era garantia, dai eu me fu...... bem cara quero resolver isso numa boa, quero ser esclarecido pode ser q não seja nada, o que quero evitar é stress, mais é claro tb não quero ser lesado né, quero resolver isso numa boa, senão for, se caso haver o problema vou ter que apelar até pro procon, o problema vai ser o desgaste, ha tempos que eu vinha lutando pra comprar este baixo, espero que não seja nada!

    TugaBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista

    Leva o baixo ao representante da marca... Se o baixo tem dois (eixos) tensores no braço, é preciso ter alguma atenção quando se aperta cada um deles... Os dois trabalham em simultânio e por vezes temos que ir dando mais aperto a um que a outro porque a força exercida pelas cordas mais grossas é muito maior que pelas mais finas.

    Num baixo de 6 cordas, a base do braço é muito larga e resistente, por isso é normal que o braço cêda mais do 12º. ponto para a cabeça.

    O mais certo é o baixo não ter nenhum problema. Apenas precisa de ser visto com algum tempo, atenção e paciência e já agora por quem saiba.

    Abraço.

    Rogerim
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista
    Sem ver é complicado, mas te adiando que o braço de um baixo deve ter uma pequena ("pequena") elevação no fim do braço, contrabaixos profissionais são assim, visualmente parece que o braço tah empenado, mas é normal

    Se ele não estava assim antes de você levar ao seu Luthier, provavelmente foi ele quem fez esta regulagem, talvez tenha exagerado na pequena elevação, questiona o seu Luthier, qualquer coisa leva em outro para ter uma segunda opnião...

    Como ele está para tocar?
    Não ta legal para executar alguma técnica?
    Está imcomodo?
    As cordas estão altas?

    Isto tudo são coisas que você deve perguntar para o seu Luthier e ele tem que responder você pagou pela revisão...

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Rogerim

    Ele veio regulado de fábrica assim, dessa forma, que expliquei, vou tirar uma foto pra mostrar pra vcs, mais ele ja veio assim dessa forma de fábrica, é meio estranho não acha, mais o luthier não disse que era nada, epnas a angulação do braço! Esqueci de perguntar pra ele, inclusive os caps estava regulados ao meu ver com a curvatura do braço, esta aí que falei, e ele não disse que nada, só quero esclarecer né, pra ter certeza, qualquer coisa né da pra recorrer!

    chr19
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Cara uma vez comprei um bass deste e vou falar a verdade, minha opinião, num gostei mesmo, levei em um luthier e o cara, tentou fazer milagres mas esta linha é bem inferior mesmo, eu consegui trocar o meu, fiz o melhor negocio da minha vida.
    è um bass razoalvel, pelo preço vc consegue algo melhor...

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Galera,

    Vou tirar uma foto quando chegar em casa! Pra mostrar pra vcs, beleza!

    XaMBs
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista
    como assim "barriga" man?
    vc ta falando do arkeamento do braco?
    kra se for isso é normal...o meu tem isso tbm e foi regulado pelo meu luthier
    abrc

    Leofunkbass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Esse problema é comum com baixos mais baratos. as madeiras não são tão bem selecionadas e depois elas não passam pelo processo de secagem que é de pelo menos 5 anos, o resultado disso é um braço com uma madeira ainda meia ""verde" que tende a sofrer empenamentos e torções com certa facilidade.

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Pô consegui esclarecer minhas dívidas, não é problema não, que bom né!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Galera quero uma ajuda! Por favor!