Mudança de temperatura

    Autor Mensagem
    leonardodrummond
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: leonardodrummond


    Olá a todos!

    Gostaria de umas dicas pra uma situação em que vou passar, e não sei muito bem o que fazer. Vou me mudar em pouco tempo, e vou levar os meus baixos. Moro no Rio, então vou sair de 30 graus para pegar temperaturas negativas (ou quase). Já vou providenciar cases de alta proteção, já que vou despachá-los, mas e quanto à temperatura? O que devo fazer para minimizar os efeitos do choque térmico nos baixos? Vai ser muito necessário levá-lo num luthier quando chegar lá?

    Abraços!

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Choque térmico só se vc colocar no forno e depois jogar na água gelada...

    To exagerando mas é sério, choque térmico não seria o termo correto... Oq vai acontecer é a madeira "encolher", vai desafinar e talz. Creio que não vá dar problemas maiores...

    O pior é quando tem mudança de temperatura a todo momento, como aqui em Curitiba. Vai desde 25-30 graus até 5-10 em apenas um dia, e é praticamente todo dia assim... Não tem baixo que aguente! Esse "contrai e relaxa" da madeira faz um mal danado, empena tudo... Piora na humidade!

    Apenas uma variação grande acho que não vai dar taanto problema. É só verificar a afinação e reparar no braço se está empenado... Se tiver tem que mexer no tensor, é bom mandar no luthier.

    Flw!

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Tenho uma duvida parecida... durmo com o ar condicionado, quando acordo vo ver meus baixos e eles ficam com as ferragem suadas, molhada saca... ñ so o baixo + tb meus pedais, depois de um tempo elas voltam ao normal. Isso pode danifica as ferragem e os pedais?

    B.Frusciante
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Clinton_Jacks
    Isso pode é apodrecer a madeira, enferrujar toda a ferragem e o pior, pode até queimar os pedais se você ligar e eles estiverem úmidos...
    A solução para isso, além de tirar do ar condicionado claro, é usar um hard case que não seja feito de madeira(ou compensado) nem de ferro(as dobradiças, trancas, etc), pois até a madeira do case pode apodrecer e o ferro pode enferrujar. Compre um hard case daqueles de alumínio ou com uma camada grossas de tecidos.
    Exemplos:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-60034422-hard-case-pedais-alumi nio-frete-gratis-boss-behringer-zoom-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59466515-hard-case-pedaleira-gt 6-gt8-pedais-boss-digitech-fret-gratis-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-58401411-hard-case-guitarra-sem i-acustica-contra-baixo-frete-gratis-_JM

    leonardodrummond
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Shakal
    huahuahuhuahu é verdade cara, vc tá certo... Choque térmico é muito!
    Mas entendi então! É mais tranqüilo que eu pensei, bom saber!
    Valeu!!

    bob du liz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    vale lembrar que se vc vai usar o baixo só pra estudar dentro de casa, ele nao vai sentir os graus negativos do lado de fora =)

    leonardodrummond
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bob du liz
    huahuhuahuahu é verdade! Mas provavelmente no trajeto, mesmo com a case, sofra alguma coisa... Até porque vai estar na parte de carga do avião!
    Mas realmente, vou confessar que não tinha pensado nisso que vc disse huauhauhahua
    Abraço!

    Will Piasecki
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Shakal

    Uau! Um curitibano que sabe pelo que eu passo =(

    triste, nao?

    ...

    Capa térmica nao adianta?

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    De dia deixa ele perto da parede que não bate sol, de noite coloca ele em baixo do cobertor contigo... Só não vale se empolgar!!!

    Soulface
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    leonardodrummond
    A madeira tb não é tããããããão sensível assim.
    Não sei quais são as marcas nem os locais de fabricação dos seus baixos.
    Mas por exemplo... Uma grande parte dos instrumentos são feitos em países como Japão e Coréia. Onde o inverno é bem rigoroso.
    Depois são exportados para o Brasil onde uma cara compra lá em Salvador, 40ºC todo santo dia! hehehehehehe
    Ou até mesmo no Japão... O inverno japonês é bem rigoroso tb. Tempraturas abaixo de zero são mais do q comuns. Mas o verão tb castiga. humidade relativa nas alturas (e issi principalmente, afeta a madeira). Mas mesmo assim os instrumentos resistem, e os japoneses são ainda considerados um dos melhores do mundo.

    OQ pode acontecer, é uma pequena desregulada.
    Nada quma regulagem geral não resolva.
    Levar em algum luthier é o ideal. Mas se não puder, use eles assim mesmo por um tempo. mas recorrar à algum profissional assim q notar alguma alteração significante.

    leonardodrummond
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Soulface
    Hmmm entendi... Um deles é um Alembic, então é americano, deve passar por poucos problemas. Mas o outro é brasileiro, do Eliezer de Lara! Ou seja, nunca passou por uma mudança muito grande de temperatura uhahuahuahu
    Mas imagino que não vá haver problema com ele também não! Quanto à humidade, não devo ter complicações, o lugar é bem seco!
    Bom, então é torcer pro do Eliezer desregular o menos possível, arranjar um luthier por lá vai ser complicado huauhahua
    Abraço!

    Soulface
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    leonardodrummond
    O "problema" mais provável q pode acontecer (se acontecer) é com o braço.
    Dá uma lida na internet mesmo sobre regulagem de tensor. Se for coisa pequena, vc mesmo pode dar um jeito.
    Mas faça com cuidado e aos poucos. Pra não acabar piorando a situação.

    leonardodrummond
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Soulface
    Beleza!
    Valeu cara =D
    Abraço!

    dani_low
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Depois são exportados para o Brasil onde uma cara compra lá em Salvador, 40ºC todo santo dia!

    auehuaeheauae
    aqui em salvador nem chega a 40º.... heheh

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mudança de temperatura