Instalação de potenciometros?

    Autor Mensagem
    Ala
    Veterano
    # jul/07


    Pessoal, preciso trocar os potenciometros do meu baixo, tenho que colocar potenciometros de 25k segundo me informei....

    minha duvida é a seguinte...

    meu baixo tem 3 knob's, 2 para cada captador e outro é tone, quando eu comprar os potenciometros, são iguais ou o de tone é diferente?

    E com se faz a instalação? alguem ai sabe com se faz isso?

    meus captadores são EMg ativos.

    DaNaDo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    O do Tone é diferente,

    vai depender de como tá o "esquema".Recomendo você ir trocando um por vez, e ir "copiando" o esquema do outro, marcar bem onde estão as soldas e como foram feitas assim não tem erro ! :P

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    TEnho uma duvida sobre o valor de potenciometros o meu baixo tem um tone de 25 k,, q porra éssa?? nao teria q ser pelo menos 250?

    Baixista_de_Deus
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Da uma olhada nesse esquema. Achei no site da EMG.

    http://www.emginc.com/downloads/wiringdiagrams/PJ_models.pdf

    Abraço.

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    mas o potenciometro é igual, só se liga diferente? é isso que preciso saber, pois eu vou comprar e não quero comprar errado.

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ala,

    Pelo seu relato seu circuito é passivo correto? então geralmente oos circuitos passivos os potenciômetros são do mesmo valor em K, se vc for trocar os potenciômetros, é só olhar nos antigos, na tampinha de trás deles, eles contém o valor, é claro que se fosse for troca-los pelos mesmos, ou seja originais, apenas os circuitos ativos tem potenciômetros de valores diferentes (isso e garantido), pode ser que tenha valores diferente também, pelo fato de ja ter captadores ativos, que é o caso do EMG's, qual é o modelo dos seus captadores? Passa o medelo deles, mais irpa trocá-los pelos mesmos, ou fará alguma modificação?

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Uma dica pegue uma câmera digital de uma amigo caso não tiver, e tire fotos do esquema antigo, é muito simples, é só ter calma, e solde da mesma maneira, não tem erro, ok! Ja troquei tb o circuito do meu aixo, de passivo pra ativo, tive que abrir a cavidade, e fazer o esquema, digo a vc não é complicado!

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista

    o meu baixo é um fender MB-5, tinha captação original passiva sem nenhum circuito, somente 3 pots de 500k...

    Dai eu coloquei 2 EMG's ativos modelo JJ, mas só os capts, os pots estão os mesmos, agora eu queria colocar os pots proprios para os capts ativos.

    eu sei que o certo era colocar o sistema BTC sisten, mas eu não tenho grana para isso agora (R$ 390,00), então vou trocar só os pots.

    O meu baixo tem 3 knob's, um para cada capts e outro para o tone....

    Minha duvida é se na hora de comprar eu compro os 3 iguais ou o de tone é diferente?

    E se eu posso colocar um duplo com tem no sistema da EMg?

    DaNaDo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Uma dica pegue uma câmera digital de uma amigo caso não tiver, e tire fotos do esquema antigo, é muito simples, é só ter calma, e solde da mesma maneira, não tem erro, ok! Ja troquei tb o circuito do meu aixo, de passivo pra ativo, tive que abrir a cavidade, e fazer o esquema, digo a vc não é complicado!

    Boa ideia, das vezes que troquei eu ia copiando do outro, mais assim é melhor ainda não tem erro :P

    DaNaDo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Minha duvida é se na hora de comprar eu compro os 3 iguais ou o de tone é diferente?

    Os 2 de volumes são iguais o Tone é diferente

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    mais ae o tone tem tem q ser 25 k? ou 500 como os de volume?

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Krist Novoselic
    vc esta mais perdido do que eu?rsrsrs

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    eheh

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    eu e um amigo trocamos os potenciometro de um yamaha tudo por 500, o baixo ficou com um ganho do cacete ! nunca vi algo assim ;a uheauhae

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Pelo que vc me falou, tem que ser de valores iguais, não tem problema! Vou procurar um esquema que te ajude, e te explicar da melhor forma possível, o que significa os valores em K, vc vai ter que dimunuir os valores dos potenciômetros, porque seu caps, como são ativos, já vem com um pré-amplificador, como vc mesmo sabe, então vou ver aqui, pra poder te ajudar de uma forma mais precisa, mais provavelmente, pelo meu conhecimento em eletrônica, não tem problema algum!

    1 abraço!

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    e no meu q é passivo,, posso por 500 k no tone tb??? o meu baixo antigo tinha tudo 500 k, o som era bem mais aberto

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    O que iraá fazer a diferença no caso do "tone", é o capacitor, caso necessite, quando mais baixo for o valor do capacitor, menor o ruído e definição do som final!

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Krist Kovalic,

    Pode sim Ok, não irá ter problema, quanto maior o valor em K do potenciômetro, mais vai ser o ganho, mais o problema é que como os caps ativos, já tem um pré, pode haver perda de qualidade mesmo que pequena, perda de definição, os passivos como não tem se colocam de 500 k! Se tudo for passivo pode colocar os mesmos!

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista
    pô muito obrigado cara...

    se possivel me passa o valor do capacitor do tone tambem.

    e outra coisa, os pots tem que ser da propria EMG ou pode ser de outra marca?

    jkdias
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ala

    vai vender os caps originais?

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    jkdias

    sim

    jkdias
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ala

    putz agora q eu vi, é 5 cordas né? Pensei q fosse 4....

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ala,

    Não tem problema com potenciômetros de outra marca, que seja de qualidade, o que uso no meu é da Alpha se nao me engano! Tem problema não, os potenciômetros mais caros são os melhores, mais pode usar de outra!

    Cara to saindo do trabalho, quando chegar em casa pego o esquema e posto aqui, msn é thebass.ad@hotmail.com, fico conectaado 08 da manhã as 18 da tarde, devido ao trabalho! bele

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    vou por 500 entao pra ver como fica

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    E o valor do capacitor tem escrito? ou tem algum macete pra saber?? vou olhar

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Krist Novoselic

    Tem esrito, vc compra um de 23u!

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    para potenciometros de 50k, qual o valor do capacitor?

    eu coloquei um de 47k mas não ficou bom...

    e alguem ai sabe o valor do capacitor que vem instalado no CP 5000?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Instalação de potenciometros?