Baixos batatos tunados

    Autor Mensagem
    edumelo
    Veterano
    # jun/07


    E ae galera, blz?

    Seguinte, eu estava pensando em comprar um baixo novo mas queria pegar um baixo bom e barato para no futuro dar uma tunada no bicho. Já li várias coisas sobre, mas estou criando este tópico pra perguntar:

    - Quem já tunou um baixo, como foi a experiência?
    - Qual baixo era, o que foi trocado, quanto custou?
    - Como ficou o resultado?
    - E finalmente: Qual baixo vocês me indicariam?

    Obrigado a todos.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Botei uma roda de 20' no meu e neon tbm.



    "Tunar" baixo... pff.

    Isso não é carro não. hahaha.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edumelo
    Depende do baixo. Se seu baixo for tão top ao ponto de não precisar, não vale apena. Se você quiser por equipos não TOP assim, tipo mediano assim, talvez não valha o investimento, em vista que você trocará por melhores no futuro. Digo, se for trocar, troca direito.

    Rafatyu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edumelo

    compra um crafter o/

    edumelo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Desculpem se usei incorretamente a expressão, mas "tunning" pra mim significa "modificação de uma peça de hardware para melhoria da performance". Sempre usei a expressão para micros "tunar o micro com mais 1GB de RAM". Mas parece que não é entendido assim... tudo bem, reformulando a pergunta, troquem a expressão tunar por "trocar uma parte do hardware (elétrica, ferragens)".

    Obigado denovo.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edumelo
    To zuando com a sua cara man =)

    edumelo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Mickey Mouse IV

    blz, cara.

    E sobre a sua resposta, tipo, ouço o pessoal falar em colocar Kent Armstrong em Condor Bx-12 e diz que o som fica muito bom e vale a pena. Mas por isso criei o tópico: pra saber até onde compensa mesmo.

    Rafatyu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edumelo

    cara os condor são bons baixos... mas o Bx-12 eu acho fraco.. prefiro o Xb-24A...
    e assim...
    eu falei do Crafter.. pq relaemnte eh muito bom e nem vai ter trbalho de trocar nada o/ é investir.. mas .. vale a pena

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edumelo

    É, parece q o jazz bass da crafter é muito bom, naum conheço, nunca nem cheguei [erto de um, mas so ouço elogios....Outro q vc pode pensar nisso, se tratando de jazz bass é o Sx sjb 75, muitos são satisfeitos com ele original, e realmente naum é mal, ams se quiser uma turbinada nele, apenas modificado a captacao e blindando a parte eletrica, ficará um baixão pra ninguem botar defeito! Eu tenho um q mudei a captação, eu curto muito!

    Baxista
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Aproveitando este tópico,

    Na questão do BX-12, tenho um cara, fiz algumas adaptações, coloquei uns kent armstrong PBE e JBE, e um circuito ativo SE3 da artec, bicho parece até outro baixo, ficou muito doido, eu considero este baixo como se fosse meu filho, o bichinho ficou com um grave, muito doido, pra slap ficou o bicho! depois posto uma foto dele aqui, com 5 potenciômetros, e ponte diferente!

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    THE BASSMAN

    Amigo que fica nas bocas.... hehehehe, que pickup você usou no SX ?

    Cara o som do Fender Southern Cross não rola mesmo... é muito ruim. Já gastei R$ 350 nele. Melhorou bastante mesmo, mas está longe do Fender 83 e o Giannini 1976...

    Estou pensando seriamente em usar o pickup Fender 60's que na musicware está R$ 480 ou o Fender noiseless que está R$ 490,00.

    Mas dai vou ter que usar uns potenciômetros decente, né. Mais o trabalho do luthier a coisa vai pruns R$ 600 a R$ 650. Mas estou preocupado pois sei que só o pickup não vai fazer milagre...

    Como você define a melhora do SX ? (e qual o cap usado ?)

    Abraços

    denismonteiro
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    é a velha história de motor de ferrari em fusca....
    troca caps e afins é uma boa, mas tbm chegar a superar o valor do instrumento....
    sei lá né...

    conehc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    denismonteiro
    eh, ja pensei dessa forma, colocar uns caps custom shop no meu sx... preferi comprar outro baixo diferente... agora tenho 2 timbres mais do que razoaveis... e se eu colocasse os caps no sx eu poderia correr o risco de continuar com um timbre so, mas melhorado apenas um pouco...

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Maurício_Expressão

    Fala meu amigo! Cara vc naum acredita, mas eu ia mesmo falar c vc sobre isso, pois li um post seu sobre o som do seu SC no orkut, e eu ia sugerir exatamente os custon 60, acho q vai ficar matador no seu baixo q tem o corpo em mogno, acredito!
    No meu Sx os pickups são di Marzio model J, tenho esses caps a uns 15 anos no minimo, e qdo comprei o Sx troquei na hora....
    O que eu mais senti é uma definição muito maior nas notas, e um som mais aveludado, ou menos ríspido. Os caps originais do sx ate q naum sao tao horriveis , mas acho q o ganho acentuado, deixa o timbre um pouco agudo demais e perdendo definição nos graves.
    Para vc ver neh..o meu Sc tinha um sonzão bacana viu, tinha bastante punch, e um timbre muito peculiar, forte e combinado com a madeira do corpo era realmente impressionante, o que me fez comprá-lo por impulso, mas o peso (kg) dele, e o braço q era meio "gordinho" me desanimou um pouco e passei p frente!
    Bom é isso ai..no seu caso eu iria de custon ou fender originais, tenho um pé atras com os noiseless..pode ser bobeira, mas.........
    Qqquer coisa vc sabe onde falarmos!
    Abração

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ptz o meu baixow pega interferência aí meu professor me recomendou os noiseless qnd for fazer upgrade. Mas eu queria colocar esses Custom 60's. Pra tirar o ruído e deixar um som massa pensei nos Vintage Noiseless.

    Com certeza o par vai custar mais caro que meu baixo... Um Eagle Jazz Bass.

    Se bem que se eu fosse comprar um baixo seria estilo o meu mas melhor. Tipo um fender... E colocando esses caps eu gasto bem menos e deixo o som massa.

    Mas isso pro futuro :P

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Então... Mas o meu caso é diferente. Tenho tocado muito em boteco, festas, churrascos no domingo à tarde e em casa de shows lotados.
    Fumaça de cigarro, suor, nego pulando no palco com copo de cerveja e derramando nos instrumentos...
    Amigos querendo dar canja com meu instrumento.
    Estou numa fase bem ativa, tocando bastante e me divertindo muito, mas ficar com instrumento caro ralando nessas Gig's é complicado.
    Comprei o Fender Southern Cross exatamente para isso. Podem invadir o palco que pulo junto com o pessoal sem me preocupar se tem nego derramando cerveja no baixo (como já aconteceu...)
    Mas o som fica muito pra trás em relação aos outros. Não está no mesmo nível, por mais que você timbre o cabeçote, entende?
    Já gastei R$ 350 na recuperação do baixo. Mais uns 650 com o pick up. A ponte é ruim. Por uma Bad'ass e umas tarrachas legais (daquelas fundidas Fender open gear) vai sair mais uns R$ 800.
    Ou seja, num baixo que vale R$ 1.200 vou gastar mais R$ 1.800 para ele ficar legal... Vai sair 3 conto...
    Nesse caso era melhor ter comprado um Fender Hightway usado ou um Geddy Lee japonês.
    Realmente não sei o que faço...

    denismonteiro
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    nossa, eu comprava um geddy lee faááááááácil! queria comprar ele, mas o fender MM tem uma pegada fenomenal (mesmo pra rock)

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Vc falou bem, nesse caso ERA melhor ter comprado... Mas não comprou.

    Eu também poderia ter guardado mais 2 anos e comprado um fender american deluxe... Mas não guardei, comprei na pira mesmo e a unica coisa que posso fazer agora é dar upgrade... Comprar um novo, tão cedo, eu não vou.

    BTNS
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: BTNS
    · votar


    Maurício_Expressão, considerando os valores que você levantou vale mais a pena trocar de baixo - minha opinião.

    Com 3K você tem opção de instrumentos muito bons. Com essa grana dá para pegar um Zaganin ou um Wood por exemplo.

    Se você quiser um investimento mais em conta você pode procurar um SR800 da Ibanez. Se você conseguir vender o seu SC por 1.2 dá para pegar um SR800 coreano ou, com um pouco mais de grana (menso do que os Custom 60's, por exemplo) pegar um japonês.

    São instrumentos bem construídos, com hardware bom, captação e pré bem versáteis, ou seja, excelente custo/benefício.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Maurício_Expressão

    Já pensou em trabalhar essa captação? tipo reenrolar, de repente isso fica muito mais em conta e vc naum fica colocando muito dinheiro encima de um baixo maomeno, aki na vintage o Jair pode avaliar isso p vc...realmente eu naum investiria tudo isso naum....

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Maurício_Expressão

    é...e com menos de 3K vc pode ate pegar um baixo bem parecido com o seu..um pouko mais novo, mas investir isso tudo no Sc é realmente...digamos "doidera" .

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-58529827-_JM

    Avalie algun captador nacional tb cara, cabrera malagoli, ou se der os proprios NBS...

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Preciso avaliar realmente o que fazer...

    Já toquei com um baixo Fender Jazz Bass japonês re-edição do 1969 feito em 2001 e achei o som tão ruim quanto o do Southern Cross. Bem similar mesmo. Grave, sem timbre, pouca definição e sem o ronco gostoso dos médios do Jazz Bass.
    Foi uma grande decepção, pois Fenders japoneses são bem comentados na net. Mas percebi que estão muito longe dos Fender Jazz Bass Americanos top.
    Não gostaria de gastar 1,3 k numa eventual troca SC x MIJ e ficar na mesma em termos de som.
    Portanto não considero isso uma opção.

    Penso em trocar o Southern Cross por um Geddy Lee usado. Eu nunca toquei num Geddy Lee. Mas já assisti show de neguinho tocando com ele e percebi que tem um som legal e acredito ser bem melhor que os outros japas.

    Sobre um captador mais barato nacional também é uma opção. O pessoal tem falado muito bem do Cabrera. Se o Glauco ficou contente com o SX dele é bem possível que o som do SC fique legal também.

    BTNS: Wood não é o caso. Preciso é de timbre de Jazz.

    Obrigado pessoal !

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Glauco, esse Traditional deve valer uns R$ 1.500 no máximo. Tinha um desses por R$ 1.700 na Kroc em 12 x na época que comprei o SC.
    Na loja Rossi Instrumentos musicais de SJCampos Traditional novos eram vendidos a uns 2 anos por R$ 2.010,00.

    Fui lá na Kroc e fucei muito nele. Levei até meu cabeçote pra ter uma avaliação bem realista. O som do SC é um pouquinho melhor que esse Traditional.
    E olha que o cara pede no ML R$ 2.800.
    Isso é para pegar quem não entende de Fender. Já ví Traditonal até por R$ 4.100 no ML.

    Obrigado.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Maurício_Expressão

    Se o Glauco ficou contente com o SX dele é bem possível

    é acho q pode funcionar, ams os caps q coloquei são Di Marzio..e naum esses nacionais q citei, embora eu naum seja preconceituoso, acho q dificilmente eu ficaria infeliz c um par de Di Marzios....

    nossa! e eu tava achando barato ainda esse fende tradicional!
    Mas isso é tb um problema, mesmo entre os fenders existem diferenças, o que discutimos hj, com pessoas q acompanham a historia é q hj em dia ta tudo nivelado, em termos de qualidade, com esses japas signatures sendo o que se tem de melhor. conversei com um amigo q teve um geddy lee , ams foi so p comercializar mesmo, ele achou q é realmente um pullta baixo, pois tem um som vintage mesmo, muito roncado, e o braço muito ergonomico..o cara quase nao vendeu o bixao....é capaz de vc colocar seu Jb na roda e ficar com xodó nesse Geddy lee viu auahuahuahuah boa sorte ai! eu pensava nesse bass tb..agora to mais ligado em investir num bom 5 cordas..vamos ver o que vem por ai....

    denismonteiro
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Maurício_Expressão
    cara, já tive um fender jb japa, reedição do 64... o som dele era fenomenal! juro que mesmo com o jb mm ainda sinto um pouco de saudade daquele timbre!
    agora tbm não sei se eram captadores originais... comprei usado...

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    denismonteiro

    Então cara. Complicado isso. Já toquei em 2 Signature japones Marcus Miller. Um deles por mais de 2 horas. Achei-os muito bons. E bem homogêneos. O mesmo som. Bonito. Mesmo sendo ativo.

    Por extensão acho que os Signatures Japoneses são melhores que os japoneses normais de linha e re-edição... Mas realmente não tenho experiência suficiente para fechar esse conceito. Toquei em apenas 1 Japonês re-edição e decepcionei-me. Mas tem muita gente falando bem deles.

    Abraços.

    denismonteiro
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: denismonteiro
    · votar


    Maurício_Expressão
    o legal dos signatures que eles já vem "tunados" de fábrica.... independente de qual o modelo!
    qto ao jb mm acho até maldade comparar com os outros... é literalmente um jazz bass turbinado! tanto que não consigo usar ele passivo!
    mas agora que deu uma coceira agora pra pegar um geddy lee.... vixi.... ai se eu tivesse grana... mas enfim...

    qdo tava vendendo esse fender japa toquei um highway e fiquei decepcionado! na boa, o japa era sem dúvidas melhor! realmente só vendi pra pegar o jb mm! (não só ele como o ibanez tbm pra ajudar a pagar!!! haja!)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixos batatos tunados