Acreditação dos Baixitas Nacionais

Autor Mensagem
Bsalheb
Veterano
# mai/07


O que vocês acham de fazermos uma lista com os baixistas nacionais (vivos ou mortos) mais acreditados? Não digo os melhores, mais os mais acreditados, o que são mais confiaveis musicalmente. Agente estabelece alguns critérios:
-Técnica
-Precisão
-Musicalidade
-Influência
Daí, cada um vota no que achar que for o melhor no total desses critérios.
Eu mesmo posso calcular os votos.

E já começo dando o primeiro voto:
Luisão Maia

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


Nico Assumpção:

-Técnica 8.0
-Precisão 9.0
-Musicalidade 9.0
-Influência 1.0

Alex Navarro
Veterano
# mai/07
· votar


Esse negócio de votação é meio bobo pois cada um gosta de um e se um cara a votar em alguém é que tem algo de bom e se é mais técnico que um e outro tanto faz...

O saudoso Gene Simmons (baixista básico mas criativo) diz.. Mais vale uma nota na veia que centenas sem nenhuma vida e assim eu acho que é a grande maioria desses baixistas que vcs comentam aqui... Todo mundo achando as Slapeiras, two hands, 3 dedos, velocidade o canal e se for ver bem é uma puta pé no saco...

meu voto ficaria para o Zuzo que é virtuoso, mas sabe usar suas idéias e técnicas muito bem e o grande Sérgio Magrão que cada linha de baixos de suas músicas são muito inspirativas.

Guto EADG
Veterano
# mai/07
· votar


eu acho que é a grande maioria desses baixistas que vcs comentam aqui... Todo mundo achando as Slapeiras, two hands, 3 dedos, velocidade o canal e se for ver bem é uma puta pé no saco...

que bom, nao me sinto sozinho.

Bsalheb
Veterano
# mai/07
· votar


Alex Navarro
Guto EADG
Eu concordo. A questão é que quero saber por curiosidade qual o baixista brasileiro é mais considerado entre os baixistas. Sobre a questão musical que voce levanta meu voto diz tudo: o mais interessante baixista brasileiro pra mim é o Luisão Maia, que não é básico mas não usava técnicas obscuras.

jkdias
Veterano
# mai/07
· votar


Bsalheb

Arthur Maia

-Técnica 8
-Precisão 8
-Musicalidade 9
-Influência (?)

Alex Navarro
Veterano
# mai/07
· votar


Bsalheb

isso é VERDADE...

Mas "o baixistas dos baixistas" sou eu!

Depois de mim pode ser o ... ?... hum.. quem?

Sei lá.. eu ouço musicas como um todo .. como se fosse uma coisa só.. então nesse tópico não saberia palpitar.. saída pela direita!

LeandroP
Moderador
# mai/07
· votar


Acreditação dos Baixitas Nacionais

Gostei do verbo.

Clinton_Jacks
Veterano
# mai/07
· votar


Alberto Continentino... o cara toca muito

Gui
Veterano
# mai/07
· votar


PJ
Tecnica: 8
Precisão:8
Musicalidade: 10
Influencia: 8

sinceramente..é o que mais me influencia..

Antonio Andreoli
Veterano
# mai/07
· votar


Olha , eu já tive aula com o Nilton Wood e tenho atualmente com o Ximba . Os dois são muito fodas . Gostar do estilo dos caras,ou até dos caras(tem gente que não gosta do Wood) é coisa pessoal de cada um,mas como baixistas eles são sensacionais . O wood, inclusive, só não é muito mais falado pq por vários motivos ele nunca gravou cd , mas acreditem , já vi o cara fazendo uma apresentação na minha frente em uma das aulas e é coisa de louco,o cara manja muito mesmo de tapping ...

Dpaulo
Veterano
# mai/07
· votar


eltonbass
Gui
Pra vocês verem as notas atribuídas ao Nico e ao PJ, são muito semelhantes. O PJ fica na frente em musicalidade e empata em técnica.
Gente não dá nem para comparar o PJ ao Nico, o Nico tá no nível do Jaco.
A questão é que as pessoas conhecem pouco o trabalho do Nico, pois ele tem poucos trabalhos solo. Mas se quiserem uma aula de baixo e vêr uma puta musicalidade, escute todos os discos do João Bosco quando o Nico era seu baixista, não dá nem para comparar.

Dpaulo
Veterano
# mai/07
· votar


Bsalheb
também adoro o Luizão Maia, escuta os discos do Luiz Gonzaga, o ritmo do luizão é coisa de outro mundo. Quem segue muito bem essa linha do Luizão é o Bororó, que acompanha o Edu Lobo, o cara é fora de série.

Alex Navarro
Veterano
# mai/07
· votar


Antonio Andreoli


o cara manja muito mesmo de tapping ...

pirupiraputututupirutapinpinponpon... cadê o baixo...? Isso tudo é um saco! Parecem malabaristas de circo tentando chamar a atenção do publico .....Prefiro ouvir um pianista um batuqueiro...

Sizão Machado
o Ximba, gente boa toca muito...
Marcelinho Correa é meu colega e toca muito hehehe

ah.. tá cheio de cara bom aí...

Kct.. tô aqui denovo perdendo tempo

Penta_Blues
Moderador
# mai/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Bsalheb
O que é "Acreditação"?!!!
Editando porque parece que entendi o que vc pretendia dizer: fazer uma referência à CREDIBILIDADE dos baixistas, pelo jeito...
Mas de que "Analfanário" vc tirou a palavra "Acreditação"?!!!
Valeu!!!

gabeiraz
Veterano
# mai/07
· votar


Alex navarro
Concordo muito com vc... pra mim, gente assim não passa de showman..., os caras fazem o baixo ter som de tudo, metralhadora, trem, elefante, cavalo e tem uns que tem som até de piano... mas nós estamos falando de baixo ou de piano???!!!
Tem um baixista chamado Paulo Paulelli, não sei se alguem conhece..., se não, compra o cd "azul" da Rosa Passos, ou pega no e-mule... é animal, demais mesmo... em ritmo bossa e samba, para mim é um dos melhores e muito jazz!!!
E pra mim, tapping é uma técnica que mostra habilidade e não musicalidade...(existem os que conseguem juntar musica com tapping, mas, a grande maioria so sabe mostrar que sabe fazer harmonia + tema + improvisação + percussão + efeitos especiais (os citados acima:(elefante, cavalo, etc..) esses deveriam se apresentar no se vira nos 30 da faustão, pq me falar que vai ter um show so com um cara tocando..., eu não curto, eu prefiro ver como os intrumentos se completam!!!)
Isso é o que eu penso..., ninguem tem a obrigação de concordar!!!
Grande abraço!

Alex Navarro
Veterano
# mai/07
· votar


gabeiraz
Boas..

Verdade o Faustão!
O Chico Gomes já foi lá apresentar o seu triplo domínio que ele insiste em dizer que foi o inventor (heheh). Ou foi o Sherlock .. ??
Legal ouvir o Chico mas é aquilo lá ...

Vou procurar ouvir o cara que vc indica... vou ver se encontro...

Sabe o Oswaldo Vechione do Made in Brasil ??
hahaha as vezes eu acho que ele tbm é um puta baixista hehehe
sabe... ele é super básico e sabendo disso ele fica na dele e nunca faz qualquer variação a não ser a tonica e eu acho isso espetacular hehehe

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


Dpaulo
Pra vocês verem as notas atribuídas ao Nico e ao PJ, são muito semelhantes. O PJ fica na frente em musicalidade e empata em técnica.
cara, isso é o que cada um acha, nunca vi o PJ tocando muito, mais não vo dizer que a tecnica dele é 3 pelas musicas que ouvi do J quest.

Gente não dá nem para comparar o PJ ao Nico, o Nico tá no nível do Jaco.
A questão é que as pessoas conhecem pouco o trabalho do Nico, pois ele tem poucos trabalhos solo.

ninguem ta comparando.

denismonteiro
Veterano
# mai/07
· votar


acreditação é de duer hein...
aiehaiehaiheaiheaiuhea
tbm sou afavor de menos malabarismos e milhares de notas e mais groove! tbm não precisa exagerar em só tônica, uma por compasso, mas ******** infindáveis tbm é um porre né....

tudo é uma questão de bom senso....

Gui
Veterano
# mai/07
· votar


Dpaulo
eu dei nota pelo que ele me influencia...acho ele um puta músico!!!

claro que ele num tá no pé do nico...mas o nico não me influencia tanto quanto ele..

Dpaulo
Veterano
# mai/07
· votar


eltonbass
Gui
Não me expressei muito bem,
com certeza o que vale no músico é como ele te influencia independente da técnica. Acho mais legal se o tópico fosse direcionado para o baixista que mais te influenciou e o por quê. Pois o que critico são essas notas, pois são puramente gosto pessoal.
Uma das coisas que o Nico era 10, era a precisão. o cara tinha um metrônomo na cabeça. já vi masterclass do nico com ele dando esporro no Carlos Bala para não sair do tempo, e para mim o Bala tava no tempo, o Nico tinha uma precisão absurda.
Vamos revêr o tópico e minha sugestão é a do baixista que mais influenciou.

gabeiraz
Alex Navarro
Sou do time de vcs. a técnica é para servir a música e não a música tem que ser apenas chão para técnica.
Por isso adoro Luizão Maia, Bororó, Nico, Zizão Machado, Arismar Espírito Santo, conheço o Paulo Paulelli e ele arrebenta no disco Azul da Rosa Passos, Jorge Helder que acompanha Chico Buarque, e muitos outros que não estou lembrando e que são ótimos.

Quando comecei a tocar baixo me impressionava as slapeiras, two hands...etc...etc....mas me cansou, vc vê uma puta técnica para uma harmonia e melodia chata e repetitiva. Como exemplo comprei o último DVD do Alain Caron, tecnicamente o cara é sensacional, mas os temas das músicas, com alguma poucas exceções, são temas chatíssimos.

Gui
Veterano
# mai/07
· votar


Dpaulo
concordo plenamente...o nico não tá no mesmo patamar do pj...tá bem acima...mas o pj não é de se jogar fora...

Dpaulo
Veterano
# mai/07
· votar


Gui
nunca disse isso. acho o pj um puta baixista. de repente falta vêr ele tocando outros estilos, apenas isso....

joe_harris
Veterano
# mai/07
· votar


baixistas bons no Brasil é o q não falta, por q aki é um dos paises mais férteis musicalmente... mas o problema é q aki não tem tanta oportunidade para os baixistas mostrarem o seu trabalho na midia... raramente vc ve um bom baixista na TV... temos mtos bom baixistas sim.. aki no forum msm conheço baixistas fodásticos... mas faze o q, graças a deus temos revistas e sites sobre o instrumento, pq se não ia fica mto foda conhecer os baixistas bons...

eltonbass
Veterano
# mai/07 · Editado por: eltonbass
· votar


Dpaulo
Vamos revêr o tópico e minha sugestão é a do baixista que mais influenciou.
faz um ai!

Uma das coisas que o Nico era 10, era a precisão.
isso é verdade, mais só tenho um cd dele, então não tenho um opinião mto precisa.

Guto EADG
Veterano
# mai/07
· votar


sabe... ele é super básico e sabendo disso ele fica na dele e nunca faz qualquer variação a não ser a tonica e eu acho isso espetacular hehehe


vc vai me achar um grande baixista também hahaha

Antonio Andreoli
Veterano
# mai/07
· votar


Bem, quando eu digo "manja muito de tapping",não é necessariamente fazer milhões de notas ou coisa assim . Manjar muito de uma técnica é algo muito abrangente , o cara pode conhecer diferentes formas de abafar naquela técnica, ou conhecer diferentes técnicas dentro daquelas técnicas, boas posturas para facilitar ... isso pra mim é manjar muito de uma técnica.Além de virtuosismo na técnica,é claro

Bem , sei lá . Achar um tema bom ou não,musical ou não, é de cada um , respeito a opinião de vcs, mas , do que eu vi , não achei nada de sem sentido ou virtuosismo exagerado no som do Wood . Era tapping com som bom mesmo, música boa mesmo. Nada de nota jogada ao vento .

Guto EADG
Veterano
# mai/07
· votar


eu gostaria de lembrá-los do Humberto Gessinger, musico completo que qndo tocava baixo no Eng Haw sempre fazia linhas de extremo bom gosto e musicalidade.

Bsalheb
Veterano
# mai/07
· votar


LeandroPanucci
Penta_Blues
Acreditação é um termo técnico que se refere a como o público em geral avalia um trabalho. Uma acredtação alta é necessário, por exemplo, para que um hospital ou uma escola consiga ISO. Só adaptei o termo.

Por enquanto, pelo que vejo o Nico é o mais acreditado do Brasil entre nós do forum. Estranho ninguem ter citado o Jamil Joanes...

Penta_Blues
Moderador
# mai/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Bsalheb
Acreditação é um termo técnico...
Só para cultura geral...
Quando o público em geral avalia um trabalho e gosta do que encontra, o máximo que ele pode dar é credibilidade ao mesmo caso acredite nele.
Um trabalho é acreditável quando se dá crédito ao mesmo e, quando isso ocorre o trabalho ou que quer que seja passa a ter, repito, credibilidade!
Ah, antes de parecer que não pesquisei, vamos lá: "Acreditação é um processo de avaliação externa, de caráter voluntário, através do qual uma organização, em geral não-governamental, avalia periodicamente as instituições de saúde para determinar se as mesmas atendem a um conjunto de padrões concebidos para melhorar a qualidade do cuidado ao paciente."
Na minha opinião, não se aplica a desempenho pessoal...
Só minha opinião...rs
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acreditação dos Baixitas Nacionais