Ajuda aih com baixo yamaha

    Autor Mensagem
    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07


    Galera, sou gutarrista mas to com um baixo emprestado aki de uma amiga... bom, to com uns probleminhas aki...

    1- Sabe aquele barulho q faz qnd se ira a mao da corda? q fica um hissssssss de funfo? entao, nele tah acontecendo isso qnd eu abaixo o volume mesmo estando tocando nele... o q pode ser? aterramento? isolamento?

    nao eh cabo pq to usando os meus cabos e na guita nao faz esse abrulho...

    2- Ela disse q o jack tah com problema, mas eu abri e nao achei problema nenhum... soh q a fiaçao tah meio tosca mesmo, tem até durex nos fios... e a captacao tah muito, mas muito baixa mesmo... no meu ampli de guita (20W) eu tenho q coloca-lo quase no maximo pra ouvir alguma coisa aceitavel pra tocar em ksa... será q pode ser problema da fiaçao? soh qaih eu acho q teria aquele barulho de mal contato... e nao tem... mas o lnob de TOM nao muda em nada o timbre, soh o de volume...

    makumbator
    Moderador
    # mar/07
    · votar


    O ruído só acontece quando vc abaixa o volume? No volume máximo ele fica limpo?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    fica limpo se eu tiver com a mao nele, se tirar a mao tbm tem ruido... mas o q achei estranho eh ele aparecer qnd abaixo o volume..

    e nao preciso abaixar mt, eh soh tirar do maximo (se eu mexer 1mm) q o barulho ja aparece...

    Soulface
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    Problema na fiação com certeza.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    o knob de tom soh tem dois fios neles... o terceiro terminal ta vazio, isso eh normal?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Soulface
    a proposito... valeu pela ajuda! hehehe

    Soulface
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    É normal sim...
    O problema é q pelo q vc falou, essas ligações aí estão bem porcas né?!
    Estão sujeitas demais à interferência e mal contato. O ideal seria refazer tudo, de preferência com fios novos. Uma blindagem tb seria legal...

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    blza, vou ver o q posso fazer por ela pq ela tah sem grana pra luthier e pelo menos refazer as soldas eu sei!

    blindagem eu sei q tem bastante coisa pelo forum, vou dar uma olhada... vou ver se isso ja melhora...

    Soulface
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    Só dá pra ter certeza olhando mesmo. Mas pelo q vc descreveu, acho q refazendo as ligações já resolve o problema.
    Como é a configuração da captação deste baixo?
    Pega uns esquemas na net aí pra ligar tudo certinho.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    ele tem apenas aquele cap q sao dois bloquinhos deslocados com 4 "cabeças" em cada... 1 pot de volume e 1 de tom...

    Soulface
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    Deve ser modelo PB então...
    Qntos fios saem de cada captador?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    da cavidade dos caps saem um preto e um vermelho... nao tirei os caps pra ver, mas soh sai um preto e um vermelho...

    Soulface
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    Acho q fazendo assim dá certo.

    Soulface
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Só toma cuidado pq a coloração dos fios é diferente... Vc vai ter q medir pra saber ql é o HOT e ql é o GROUND.
    Se bem q se eles já estão ligados, é só olhar q vc vai saber.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    ok, no caso aki o hot eh o vermelho e o grnd o preto...

    a unica diferença q eu achei aki eh q esse componente verde tah ligado no conector do meio do pot de tone e no conector da ponta (terra) do pot de volume ao inves de estar ligado no proprio pot como no esquema...

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    so q tanto o terra do jack qnt o da ponte estao no pot de tone...

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    tah assim, nao sei se faz diferença:
    http://www.4shared.com/file/11946621/8d7f0f2d/caps.html

    Soulface
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    componente verde
    É o capacitor.
    Deixe ligado do jeito q está no baixo mesmo.

    so q tanto o terra do jack qnt o da ponte estao no pot de tone...
    Isso não faz muita diferença. Desde q esteja devidamente ligado ao terra.

    Soulface
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    Não faz diferença não.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    bom, tirando um durex q tem no fio do capacitor, as soldas parecem legais, mas vou refazer tudo e fazer um blindagem pra semana, em alguma coisa deve melhorar...

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    e quanto a captaçao estar extremamente baixa? pra vcs terem noçao eu to usando o meu bluesbreaker como boost pra poder usa-lo no meu amp, senao eu preciso colocar no maximo... soh q aih o barulho aumenta tbm...

    makumbator
    Moderador
    # mar/07
    · votar


    Como está a altura dos captadores em relação as cordas?
    Talvez vc posso subir um pouco os captadores pra ter mais sinal(se eles estiverem muito distantes), mas acho que vc só devia fazer isso depois de refazer a parte elétrica, porque, quem sabe ao resolver isso, não conserta o sinal fraco tb?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    Cara, leve esse instrumento a um luthier habilitado.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda aih com baixo yamaha