Reggae e música Cubana

    Autor Mensagem
    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # fev/07


    Ae galera!

    To afim de ampliar meus horizontes musicais (ohhhh, que poético...) e tava afim de pegar umas linhas de reggae e também daquelas músicas que não sei como chamar então chamei de música cubana...apesar q deve estar certo...só q dentro disso devem ter vários rítimos...mas bem...acho q vcs entenderam...

    Então assim, que referencias vocês me indicam ouvir nesses campos musicais ae? Se tiverem algum método tb...ou se puderem explicar aqui mesmo a essência de cada um tá valendo!

    Bom...é isso!

    Vlw!

    eltonbass
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Kamui_Sakeu
    pare de ouvir esse tipo de musica! o tru é o metal.
    aeuaeiheaiuhe
    zuera!

    não gosto de reggae mais o baixo executa um papel importante,e tb são linhais legais, ja musica cubana eu nunca ouvi.
    tem uma apostila de reggae la na Central de Downloads. Chama-se "Reggae Bass [Bass Builders] - Ed Friedland [Book & Audio]" é audio e apostila.

    TugaBass
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Kamui_Sakeu

    Amigo!

    Para entrares numa de reggae e começares a compreender como funciona, aconselho-te a ouvires sobretudo, Bob Marley...

    Tira as várias linhas de baixo dos temas dele... toca por cima das gravações e vais ver como é a expressão do baixo.

    Eu há já uns anos, quando comecei a estudar reggae, foi exactamente o que fiz e aprendi muito... acredita.

    A base do reggae é a sincope... É a acentuação forte em tempos fracos, ausência de acentuação dos tempos fortes, ou vice-versa. Uma grande confusão mas muito bem controlada... podemos trocar tudo!

    Vais usar muitas escalas diferentes, tipo walking bass com expressão muito vincada nas terceiras, quartas, sextas e sétimas, explorando o mais possivel as harmonías que se desenvolvem no tema, quase como se o baixo fosse o instrumento solista, o que realmente não está muito longe disso!

    No caso da música cubana, a técnica é outra! É também um estilo de música negra com uma expressão muito própria e diferente de tudo o resto. Tens muitos músicos, sobretudo cantores cubanos que poderás estudar... todos eles estão na mesma linha.

    Na música cubana o baixo tem também uma presença muito sincopada mas diferente do reggae. Funciona ligeiramente desfasado da bateria, aplicado notas com acentuação sincopada de maneira a adiantar-se ou atrasar-se no ritmo em meios-tempos, em função da bateria ou da percussão, mas tambem não necessáriamente de forma constante.

    Aconselho-te a ouvir música destes géneros e logo começas a perceber a sua construção, quer melódica, quer harmónica.

    Abraço.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    Kamui_Sakeu

    Procura no e-mule o método"The Latin Bass Book",ele tem 3 cds com os exemplos em play-along,é simplesmente o melhor método de música latina q eu já ví,tem quase 300 páginas e ensina todos os estilos de música latina,vem com vários exemplos de variações sobre uma mesma linha,é bastante completo mesmo.

    eltonbass
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    TugaBass
    explorando o mais possivel as harmonías que se desenvolvem no tema, quase como se o baixo fosse o instrumento solista, o que realmente não está muito longe disso!
    bem dessa, o baixo tem um papel muito importante no reggae, é o que da a liga.

    TugaBass
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    eltonbass

    É mesmo!!! E dá um grande gozo a um baixista tocar reggae! Dá-nos uma abertura de espírito completamente diferente dos outros tipos de música!

    zegotinha
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    cara, escuta o novo cd do kiko loreiro(universo inverso), gravou com um tecladista cubano e tals, muito bom, o baixista é exelente tbm ( Carlinhos Noronha )
    tem bastante de musica latina e jazz.

    bruno_bru
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Procure escutar a obra de Bob Marley como disse o nosso amigo TugaBass ,posso recomendar o cd talking blues, q tá tudo ali. Os primeiros cd do black uhuru , com sly e robie tb. Do brasil recomendo bastante o cd palavra viva dos Leoes de Israel.

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    opa! vlw pessoal!

    Vou procurar ouvir as referencias que me indicaram e se logo sair algo interessante do meu baixo eu dou um jeito de postarpra vcs!

    até mais!

    TugaBass
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    bruno_bru

    Boa! é isso mesmo!

    Kamui_Sakeu

    Força nisso! Ficamos à espera!

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reggae e música Cubana