Autor |
Mensagem |
Kamui_Sakeu Veterano |
# fev/07
Ae galera!
To afim de ampliar meus horizontes musicais (ohhhh, que poético...) e tava afim de pegar umas linhas de reggae e também daquelas músicas que não sei como chamar então chamei de música cubana...apesar q deve estar certo...só q dentro disso devem ter vários rítimos...mas bem...acho q vcs entenderam...
Então assim, que referencias vocês me indicam ouvir nesses campos musicais ae? Se tiverem algum método tb...ou se puderem explicar aqui mesmo a essência de cada um tá valendo!
Bom...é isso!
Vlw!
|
eltonbass Veterano |
# fev/07
· votar
Kamui_Sakeu
pare de ouvir esse tipo de musica! o tru é o metal.
aeuaeiheaiuhe
zuera!
não gosto de reggae mais o baixo executa um papel importante,e tb são linhais legais, ja musica cubana eu nunca ouvi.
tem uma apostila de reggae la na Central de Downloads. Chama-se "Reggae Bass [Bass Builders] - Ed Friedland [Book & Audio]" é audio e apostila.
|
TugaBass Veterano |
# fev/07 · Editado por: TugaBass
· votar
Kamui_Sakeu
Amigo!
Para entrares numa de reggae e começares a compreender como funciona, aconselho-te a ouvires sobretudo, Bob Marley...
Tira as várias linhas de baixo dos temas dele... toca por cima das gravações e vais ver como é a expressão do baixo.
Eu há já uns anos, quando comecei a estudar reggae, foi exactamente o que fiz e aprendi muito... acredita.
A base do reggae é a sincope... É a acentuação forte em tempos fracos, ausência de acentuação dos tempos fortes, ou vice-versa. Uma grande confusão mas muito bem controlada... podemos trocar tudo!
Vais usar muitas escalas diferentes, tipo walking bass com expressão muito vincada nas terceiras, quartas, sextas e sétimas, explorando o mais possivel as harmonías que se desenvolvem no tema, quase como se o baixo fosse o instrumento solista, o que realmente não está muito longe disso!
No caso da música cubana, a técnica é outra! É também um estilo de música negra com uma expressão muito própria e diferente de tudo o resto. Tens muitos músicos, sobretudo cantores cubanos que poderás estudar... todos eles estão na mesma linha.
Na música cubana o baixo tem também uma presença muito sincopada mas diferente do reggae. Funciona ligeiramente desfasado da bateria, aplicado notas com acentuação sincopada de maneira a adiantar-se ou atrasar-se no ritmo em meios-tempos, em função da bateria ou da percussão, mas tambem não necessáriamente de forma constante.
Aconselho-te a ouvir música destes géneros e logo começas a perceber a sua construção, quer melódica, quer harmónica.
Abraço.
|
Rafael do Baixo Veterano |
# fev/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar
Kamui_Sakeu
Procura no e-mule o método"The Latin Bass Book",ele tem 3 cds com os exemplos em play-along,é simplesmente o melhor método de música latina q eu já ví,tem quase 300 páginas e ensina todos os estilos de música latina,vem com vários exemplos de variações sobre uma mesma linha,é bastante completo mesmo.
|
eltonbass Veterano |
# fev/07
· votar
TugaBass
explorando o mais possivel as harmonías que se desenvolvem no tema, quase como se o baixo fosse o instrumento solista, o que realmente não está muito longe disso!
bem dessa, o baixo tem um papel muito importante no reggae, é o que da a liga.
|
TugaBass Veterano |
# fev/07
· votar
eltonbass
É mesmo!!! E dá um grande gozo a um baixista tocar reggae! Dá-nos uma abertura de espírito completamente diferente dos outros tipos de música!
|
zegotinha Veterano |
# fev/07
· votar
cara, escuta o novo cd do kiko loreiro(universo inverso), gravou com um tecladista cubano e tals, muito bom, o baixista é exelente tbm ( Carlinhos Noronha )
tem bastante de musica latina e jazz.
|
bruno_bru Veterano |
# fev/07
· votar
Procure escutar a obra de Bob Marley como disse o nosso amigo TugaBass ,posso recomendar o cd talking blues, q tá tudo ali. Os primeiros cd do black uhuru , com sly e robie tb. Do brasil recomendo bastante o cd palavra viva dos Leoes de Israel.
|
Kamui_Sakeu Veterano |
# fev/07
· votar
opa! vlw pessoal!
Vou procurar ouvir as referencias que me indicaram e se logo sair algo interessante do meu baixo eu dou um jeito de postarpra vcs!
até mais!
|
TugaBass Veterano |
# fev/07
· votar
bruno_bru
Boa! é isso mesmo!
Kamui_Sakeu
Força nisso! Ficamos à espera!
Abraço!
|