Como faço para saber que corda veio no meu baixo

Autor Mensagem
prado-rodrigo
Veterano
# fev/07


Gosto muito das cordas que vieram no meu baixo (Strinberg CLB 24-A), mas elas ja estão meio velhas e gostaria de pegar as mesmas (porem novas claro)..... se alguem puder me ajudar agradeco vlw

MANFREDINI
Veterano
# fev/07
· votar


prado-rodrigo
ta esperando o que, se quer mesmo vai fundo, se você gosta do encordamento!

prado-rodrigo
Veterano
# fev/07
· votar


acho que nao fui muito claro, eu soh escrevi no titulo, eu gostaria de saber como faço pra saber que cordas vieram nele (marca).

vlw

THE BASSMAN
Veterano
# fev/07 · Editado por: THE BASSMAN
· votar


prado-rodrigo

Será q não são da mesma marca do instrumento? Existem cordas dessa marca e custam aki em Sampa 21 reais o jogo de 4!!! Se vc gostou tá feito pq é barato p kct!! abss
Pode comprovar no site da playtech, www.playtech.com.br

MANFREDINI
Veterano
# fev/07
· votar


prado-rodrigo
só ha uma forma de saber... testando!

bya
Veterano
# fev/07
· votar


se vc comprou usado, pergunta p/ o dono ou loja... é o único jeito de saber...

se for novo, tá no manual... (senão, vc pode fuçar no site do fabricante)

(lógico que tem as caracaterísticas delas... Tipo, qual é a cor daquelas bolinhas, e dos fios que ficam na ponta e tals... aí dá p/ ter uma idéia...)

prado-rodrigo
Veterano
# fev/07
· votar


vlw pelas dicas

THE BASSMAN

pode ser msmo, nem sabia q tinha corda dessa marca, mas axo q nao eh nem uma dessas que tem no site da playtech, pois elas sao 0.40 e as que tao no meu baixo axo q sao mais grossas

bya

eu comprei novo, mas nem lembro mais onde ta o manual dele, vo tenta da uma procurada aki

TugaBass
Veterano
# fev/07
· votar


Só deve haver 2 ou 3 fábricas de cordas para baixo, guitarra, etc., no mundo interio.

Não é fácil descobrir qual a marca das cordas que vêm com o baixo quando o compramos, a menos que o fabricante do baixo faça questão de fazer referência às cordas que o equipam. Até porque na loja, os funcionários podem perfeitamente troca-las antes de o venderem, durante o tempo em que está em exposição, etc...

Existem no mercado muitas cordas boas! resta saber que tipo de som gostas mais de tirar no teu baixo! Com mais graves, mais agudos, mais recorte ou menos recorte... e depois qual o tipo de musica com que mais te identificas...

Existem uma série de factores que deves ter em conta!!!

Mas... provavelmente terás que ir arriscando varias marcas e medidas até encontrares o que mais gostas!

Benevides000
Veterano
# fev/07
· votar


Só deve haver 2 ou 3 fábricas de cordas para baixo, guitarra, etc., no mundo interio.
?????

Maurício_Expressão
Veterano
# fev/07
· votar


prado-rodrigo
O mais importante nem é saber a marca do fabricante. O mais importante é saber o cálibre da corda.
No caso de Strinberg novo acredito que sejam cordas da própria Strinberg (que na realidade são cordas genéricas feito por fábricas chinesas) na bitola 0,40.
Portanto o mais importante é manter a bitola para manter a pegada do baixista.

TugaBass
Veterano
# fev/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Benevides000

É verdade!

Quando digo 2 ou 3 fábricas não deve estar longe da verdade... no máximo 4...

Haverá provavelmente uma na China, uma na Europa e talvez 1 ou 2 nos USA.

O que acontece é que as diversas marcas conhecidas mandam fazer as cordas nestas fábricas conforme as diversas caracteristicas que pretendem e depois põem-lhes a sua própria marca e modelo.

Além de que estas fábricas não fabricam só cordas para guitarra, baixo, etc. Fabricam outras coisas que nem nos passa pela cabeça...

Acreditem que estou a falar de fonte segura.

prado-rodrigo
Veterano
# fev/07
· votar


blz.....mas entao como faco pra saber a bitola delas entao???
o,40 é referente a primeira corda certo??? mas como faço pra saber as outras???

Luizclaudiobarboza
Veterano
# fev/07
· votar


prado-rodrigo
eu tambem tenho um CLB24A e no manual não cita que corda e usada, mas eu comprei cordas strinberg novas e ao comparar vi que era o mesmo tipo de corda que estava, o meu baixo veio com 0.40.

e provavel que o seu tambem tenha vindo com cordas strinberg.

Benevides000
Veterano
# fev/07
· votar


TugaBass
interessante, eu não fazia a mínima idéia disso!

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar


TugaBass
vc é de Portugal?

TugaBass
Veterano
# fev/07
· votar


eltonbass

Sou mesmo português e vivo em Portugal!!!! ehehehehehe!

Estamos tão longe e tão perto, não é?

TugaBass
Veterano
# fev/07 · Editado por: TugaBass
· votar


prado-rodrigo

Partindo do principio que a corda mais fina é o 040, supostamente G, isso quer dizer que estás a usar um encordoamento Light, portanto, se estivermos a falar de um baixo de 4 cordas, elas deverão ser 040, 060, 080 095.

Poderás sempre subir o A para 85 e o E para 100. Vai-te dar um pouco mais de peso nos graves.

Abraço.

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar


TugaBass
aham!
bem vindo!

prado-rodrigo
Veterano
# fev/07
· votar


TugaBass

vlw pela ajuda!!!!

TugaBass
Veterano
# fev/07
· votar


eltonbass

prado-rodrigo

Obrigado eu!!! Mandem sempre!!!

Abraço.

NoSt Bass
Veterano
# mar/07
· votar


quais seriam os problemas se eu colocasse no baixo cordas de calibre diferente ao q estava antes, ou seja, com a regulagem do de antes?
tenho tagima b5, alguem sabe me dizer qual calibre eh essa corda?

obrigado

TugaBass
Veterano
# mar/07 · Editado por: TugaBass
· votar


NoSt Bass

Eu não conheço tagima b5! É baixo ou cordas? Mas não interessa!

À partida não haverá problema nenhum. Podes sempre mudar o calibre das cordas no baixo, mas convém que mantenhas algum nexo nos encordoamentos e não colocar ibridos muito variados.

Apenas tens que ter atenção ao efeito que as cordas fazem no braço depois de colocadas e ajustar se for o caso, o eixo do braço e a altura e afinação da ponte/cavalete. Se o braço ficar mais arqueado, tens que apertar o eixo do braço, sempre no sentido dos ponteiros do relógio. Se o braço ficar mais puxado para trás (o que eu não acredito que aconteça) deverás aliviar o eixo do braço no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

Em qualquer dos casos provavelmente terás sempre que dar uma pequena afinação na ponte em termos de altura, isto é, subir ou descer a corda consuante o arrastamento que as cordas poderão estar a fazer no braço.

Todas as cordas exercem um peso substancial sobre o braço, peso esse que pode diferir entre os vários modelos e marcas de cordas, embora como já disse no tópico, só devem existir entre 2 a 3, no máximo talvez 4 fábricas de cordas em todo o Mundo, o que directa ou indirectamente haverá muita corda de marca diferente mas com caracteristicas iguais.

Abraço.

NoSt Bass
Veterano
# mar/07
· votar


TugaBass
obrigado, vou comprar cordas do mesmo calibre q veio, ja q nao tem nenhum luthier em minha cidade para fazer tals regulagens, como sou inesperiente, prefiro nao tentar.

TugaBass
Veterano
# mar/07
· votar


NoSt Bass

Mesmo trocando as cordas por outras exactamente iguais, por vezes é preciso fazer uma ou outra afinação.

Acredita que não é muito complicado fazer essas correcções. Eu, há alguns anos, quando comecei a fazer essas coisas, arrisquei e não estraguei nada... Desde que faças com algum cuidado e atenção, não vais estragar nada. Depois, com o tempo vais-te apercebendo do que é necessário corrigir. Não é assim tão dificil...

Abraço

NoSt Bass
Veterano
# mar/07
· votar


TugaBass
as oitavas eu afino de boa.
tenho medo de mexer no tensor(nem sei se eh preciso)

TugaBass
Veterano
# mar/07
· votar


NoSt Bass
Então? As oitavas e os harmónicos é mais chato! Já fazes o mais dificil. O eixo do braço não tem nada que saber. Ele roda nos dois sentidos. No sentido dos ponteiros do relógio aperta e põe o braço mais direito; no sentido contrario aos relógios alivia o braço e da-lhe mais curvatura. Depois é só levantar ou baixar a altura das cordas na ponte/cavalete e dar-lhe alguma inclinação nas cordas conforme a escala.

Mas atenção! Tudo isto é com pequenos ajustes. Não é como trocar a roda do carro que nos fartamos de apertar e desapertar.

Não esqueças: Para apertar o braço para o tornar mais direito e levartar a ponte/cavalete, é sempre com as cordas aliviadas. Se for para aliviar a tensão do braço ou baixar a ponte/cavalete, pode ser com as cordas no tom de afinação. Depois só terás que lhes dar um ajuste para as afinar porque elas vão baixar de tom.

Não estraga nada fazer estas coisas... e depois é sempre bom e importante sermos nós a fazer o setup ao nosso instrumento.

Abraço.

João Roberto Jr
Membro Novato
# abr/20
· votar


Galera, aproveitando... alguém sabe qual calibre vem nos TW73 da Tagima? Estou com o meu faz uns 9 meses (estão com as cordas originais) e já quero ver se deixo um jogo de corda no jeito para quando as minhas piorarem muito

Lelo Mig
Membro
# abr/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


João Roberto Jr

Cara, não dá prá dizer qual encordoamento vêm de fábrica porque isso vária muito, os caras mudam conforme negociação, preços e etc. Se você sabe a data que o baixo foi feito, pelo número de série e etc, pode tentar direto com o fabricante, de resto esquece, vai ser só chute.

Ou leve para um luthier ou um baixista experiente, eles poderão avaliar a bitola.

Buja
Veterano
# abr/20
· votar


Na maioria das vezes vem alguma corda normalzinha roundwoud 0.45. É o que mais vejo.

makumbator
Moderador
# abr/20
· votar


João Roberto Jr

Se quiser saber a espessura e não tem muita experiência, você pode pegar um paquímetro e medir. Em geral vai dar um valor bem próximo do real e já vai saber de cara se é um jogo 040 ou 045.

Em relação a saber qual marca específica aí já é mais difícil, apesar que baixos de linhas mais top de boas marcas vem com uma marca e tamanho específico. Por exemplo, as linhas prestige e premium da Ibanez (que é uma marca que conheço bem, então vou falar sobre ela) vem atualmente com Elixir 045 (e isso tem algum tempo). Essa informação tem no site e vem também no manual do instrumento novo.

O que você pode fazer (além de medir com paquímetro) é entrar em contato com a marca e falar o modelo e ano em que comprou (passar número de série, e tal) e ver o que eles te informam.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como faço para saber que corda veio no meu baixo