Slap e Tapping... Melhor Compressor ou Limiter??? e quais efeitos???

    Autor Mensagem
    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jun/06


    Jah criei um tópico que fez uma otima comparação entre Limiter e Compressor... a galera ajudou e tal... mas depois disso vieram umas questões...

    Dizem que em termos de sonoridades o Limiter fica melhor, pois o compressor mata o som, os harmonicos e tal... e Limiter eh especifico pra baixo e compressor a maioria eh de guitar (mas isso n tem nada haver acho)... iai???

    Pro Tapping acho o compressor melhor pq ele aumenta os sinais baixos... soh que ai, tem a ideia de colocar o limiter e aumentar o volume do amp pra limitar td na mesma frequencia... sendo que vc vai perder volume, mas vai ficar com a função do compressor... pior eh quando o amp for fulero...

    Mesma coisa com compressor no Slap, pois vai nivelar a batida e a puxada deixando mais presente... e o limiter vai fazer o q?? soh nivelar os picos e tal,e mais nd, certo??

    sei que só testando que vou saber qual o melhor pra mim... mas gostaria de saber da galera que conhece e tal... diga ai pra essas tecnicas, slap e tapping, o q eh melhor limiter ou compressor??? o jogo ai tah 1x1...( em clima de copa...hihi...) o limiter parece deixar o som melhor, e o compressor parece ser mais funcional...
    outra coisa... soh pra encorpar mais o topico... hi... quais efeitos rolam pra deixar o tapping e o slap mais encorpados, mais presentes???pronto acho q eh isso... vlw ai

    XaMBs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Compartilho da msm duvida!!! uhuhuhuhu

    samuel_bass
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Para Tapping eu uso limiter , mais pra slap eu n cheguei numa "conclusão" ainda....

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    samuel_bass

    usa o limiter como???

    Ai galera ajuda ai eu e o Xambs...

    NESCAU
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Entao seres humanos, o compressor mata os harmonicos se vc deixar ele muito fechado.Os harmônicos naturais das notas acabam sendo cortados qdo vao se esvaindo, por isso prefiro o limiter, pois ele limita o os picos e preserva os harmonicos, quem quiser mais volume, pode colocar um booster depois do limiter (embora eu acho isso desnecessário).
    Tem que se levar em conta outra coisa tambem: se o propósito é deixar o baixo com tapping em evidencia em um certo ponto de uma determinada musica é bem melhor, profissional e legal fazer a banda trabalhar a dinâmica nao acham?

    Stratosonic
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    eu prefiro compressor + booster pra slap
    e pra tapping só o boost!

    XaMBs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    ki complicacao... kd um axa uma coisa...
    pra q serve o booster???
    NESCAU as vezes n da pra trabalhar a dinamica... tipo as velezes rola de tocar um tappin no meiu da musica com todos os instrumentos junto... ai sai bem baixo... nesse caso o limiter n serviria correto??? oq o booster ajudaria??
    preciso me decidir logo... pq eu to para comprar um pedal mas ainda n sei qual dos dois!!
    vlw

    Stratosonic
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    booster, ele aumenta o volume, nao sei explicar direito... ele da um "A MAIS"
    ;/

    NESCAU
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    XaMBs
    nesse caso o limiter funcionaria, pq se a musica está rolando normalmente, entao é pq o baixo deve fazer a principal funçao dele (acompanhamento). Ao meu ver, nao tem pq aumentar o som do baixo neste caso, por mais que seja com tapping. pensa nisso: nao é pq vc está tocando tapping, slap ou qualquer outra técnica, que a linha de baixo precisa aparecer mais que a dos outros instrumentos. Mtas linhas marcantes de baixo, nao estao e evidencia e nem por isso estao mais altas que os outros instrumentos. Escuta The Show Must Go On do Queen que vc vai entender oq eu estou dizendo. A linha de baixo dessa musica é bem legal e nao fica em evidencia exceto no início da musica.

    XaMBs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    NESCAU
    Eu n kero ki o tappin sobreponha os outros instrumentos, eu kero ki ele fiq no volume do baixo antes do tappin(qd toco normal)....

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    eu kero ki ele fiq no volume do baixo antes do tappin(qd toco normal)...(2)

    NESCAU
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    vamos esclarecer algumas coisas:

    Limiter: elimina os picos e nao tira os harmônicos, ele nao aumenta o volume

    Compressor: Comprime o som nivelando o que está mais baixo com o que está mais alto eliminando picos e alguns harmônicos.

    Booter: Aumenta o ganho final do instrumento qdo ele possui saida muito baixa.

    Pedal de volume: chequei a conclusao que é disso que vc precisa XaMBs pq vc tem um baixo com captaçao ótima e com saida alta, entao se vc quer mais volume no seu wattson um boost nao resolve pois vai saturar tudo, entao usa um pedal de volume que vc vai poder regular o volume como vc quiser durante a música. E se quiser, usa um limiter ou compressor tb.

    conehc
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    XaMBs
    NESCAU
    ja que a conversa ta indo pra um rumo que eu posso falar alguma coisa ne... vamos la...

    o pedal de volume seria uma ótima nesse caso... eu mesmo ja pensei em comprar um pra mim, e um tempo atraz fiz uma certa pesquisa pra saber como é que funcionam as coisas e tals..

    a behringer, tem um pedal de volume que parece ser uma mao na roda... o que mais me chamou a atenção nele e que pode ser o mais implrtante no caso do bollo e do xambs é que ele tem regulagem de volume mínimo... ou seja, da pra vc colocar o volume mínimo e abaixar o pedal todo, ai na hora de um tapping ou uma frase que sai mais baixo vc aumenta o volume no talo ou onde vc quiser e depois abaixa tudo pq vai voltar no volume inicial... isso ajuda bastante pq vc nao corre o risco de ter que ficar "procurando" o nível de volume que tava antes de vc aumentar...

    imagino que esse pegal esteja custando uns 200-230... e antes que alguem reclame, se nao gostar do preço, ou se nao tiver outra saida, compra um compressor e um limiter... ambos da behringer deve sair uns 210, ai uma hora ou outra usa um ou outro hehehe

    se alguem for pela opção dos dois pedais, pode fazer o seguinte, constroi 1 loop com os 2 pedais e uma chave comutadora, ai qdo vc ativa ela é um pedal, qdo desativa é outro, o que elimina o trabalho de ter que ficar pisando em 2 pedais hehehe (o viagem minha...)

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    conehc

    vixeee deu uma ideia de engenheiro ai viu.. hihi... devia era ter um compressor pra baixo e que tivesse todas as funções de limiter tb... essa onda do volume eh legal tb... mas compressor dar presença, vejo isso aki no meu Bass Vamp... e se eu quiser volume com ele... tem o velho truque de deixar seu volume no pedal ou pedaleira bem mediano, e o cara do som vai aumentar certinhu... ai na hora q precisar soh eh vc mesmo aumentar ali no Level...

    XaMBs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Cara eu vo de limiter msm...
    Vou treinar pra conseguir melhores tappins...
    uhuhuhuhuhuhuhuhuhuhu
    Limiter + Eq + pre-amp
    oq axam?? =D

    NESCAU
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    no teu caso eu usaria um Limiter e o Pre Amp, a grana do eq eu gastava na zona pq um baixo com captçao emg nao precisa de eq! hhahahaha

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    XaMBs

    Boa escolha tb... hi... limiter ainda tem enhacer pra melhorar seu som... mas eu ainda gosto mais de compressor, mas falo tudo teoricamente pq nunca nem testei os pedais de compressor ou limiter, soh em pedaleira mesmo... boa sorte com esse set, agora compra logo, hi

    NESCAU

    eh ideia o baixo dele eh massa mesmo... vem k vei... vc acha um Eq necessario?? quando? porque? ou acha q o controle do Bdi, do amp ou da mesa, e do proprio baixo (no meu caso um Jazz Bass) jah mais q necessario, e o Eq fica meio q inutil... iai???

    Valeu Mr. Achocolatado vc tah ajudando muito aki...

    Ivanov_br
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    PArticularmente uso comperssor pra slap e limiter pra tap.. mas bem suaves... nada exagerado.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ivanov_br

    hummmm... jah eu acharia mais proveitoso ao contrario... como usa o limiter pra tapping?

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    up

    XaMBs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    NESCAU
    Pq vc axa ki um eq nao seria proveitoso pra mim??
    o eq nao me ajudaria a conseguir outros timbres?
    vlw

    RBFecury
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Boa tarde... to com uma dúvida e achei esse tópico antigo e vou resgatá-lo...

    Nao utilizo tapping, mas slap, faço muito... praticamente em todas as musicas que toco, uso pizzicato e slap pra dar mais suingue... entao preciso de um pedal que me dê um equilibrio, sem eu ter que diminuir minha pegada normal de slap, a fim de nao faze-lo muito alto e descaracterizar ou saturar muito o baixo...

    Nao quero matar dead notes, porque toco funk e samba-rock, e nao consigo tocar sem dead notes... sao minha vida... hehehhehe... entao nao sei qual pedal seria ideal... limiter, compressor, volume, etc...

    Obviamente, nao gostaria de mexer no timbre do insytrumento ao usar tal pedal, mas o que quero mesmo eh que consiga tocar slap na pegada que tenho mesmo, sem ter que diminuir nada...

    Entendi na teoria as utilizações dos pedais citados, mas sempre citam caracteristicas similares entree o cmpressor e o limiter, por isso ficou dificil pra mim esc olher... nao tenho como testar nada onde moro...

    Espero que me ajudem...

    Abraços!!!

    rodsom
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    RBFecury
    nao é a opiniao de todo mundo, mas eu prefiro nao usar nada, so o baixo mesmo. o compressor e o limiter podem atrapalhar a dinamica, tipo aquelas horas q a gente tem q tocar mais forte, eles seguram o som do baixo. mas um pedal de volume seria interessante, ja q vc nao quer mudar a pegada. se vc fizesse tapping, um reverb ajudaria tambem.

    RBFecury
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    rodsom
    Valeu pelas dicas, cara... eh muito dificil usar pedal de volume??? nunca usei nem sei como faze-lo... hehehe

    rodsom
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    RBFecury
    eu tambem nunca usei, mas ele funciona assim, quanto mais fundo vc pisar nele, mais alto o baixo fica, ai vc pisa ate ficar num volume q te agrada. se eu tiver falado besteira alguem me corrige.

    DotCom
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    pedal de volume no baixo é terrível.

    fazer um slap funkeado e ainda lembrar de mexer no pedal? sem chance... e ainda que o curso dele é relativamente curto pra ter um bom controle, você ia se preocupar mais em acertar o volume do que em tocar.

    RBFecury
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    rodsom
    Saquei... deve ser foda, hein?!?!?!
    DotCom
    Pois eh... imagino essa dinamica aí... groovear, mexendo no pedal de volume deve ser dificil mesmo... nao sei se teria coordenação para tanto...
    heheheh


    Abraços!!!

    rodsom
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    RBFecury

    mas como eu disse antes, eu prefiro nao usar nada, apenas colocando agudo no tanto certo vc ja consegue nivelar o slap com o pizzicato, de acordo com a sua pegada, ai sai tudo no mesmo volume.

    RBFecury
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Blz... vou fazer uns ensaios essa semana e vou er o que faço... valeu galera...

    braços!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Slap e Tapping... Melhor Compressor ou Limiter??? e quais efeitos???