Vale a pena?Opiniões

    Autor Mensagem
    pagode alto astral
    Veterano
    # set/03


    Quem leu a Bass Cover desse mês deve ter visto a matéria sobre o Bass Camp . Ela foi feita por um brasileiro que teve a felicidade de ser escolhido depois de 3 anos tentando ir lá.
    Pois bem,como sabemos o Victor Wooten que é o chefe e criador deste projeto Bass Camp é endorser dos baixos Fodera.Cada baixo desses que ele usa (em geral todos da Fodera) custa uma grana preta , algo em torno de 15 mil reais pelo menos.
    Onde quero chegar: este cara brasileiro que foi , Renato Tommaso o nome , está vendendo no Mercado Livre 4 raridades :

    Fender Jazz 76 : preço - 8.000 reais
    Sadowsky Vintage : preço - 9.000 reais
    Music Man Sterling : preço - 4.000 reais
    Taylor AB-2 Acústico : preço - 5.400 reais

    Perguntado por um cara porque estava vendendo o Sadowsky ele respondeu que estava adquirindo um Fodera.
    Imagino que esse Fodera deve custar de 15 a 20 mil reais.
    Talvez o resto da grana ele invista em outro ou guarde, sei lá.
    A questão é : será que vale a pena se desfazer destes baixos por um ou 2 Foderas ou este cara tá querendo ter o Baixo do Victor Wooten só pq ele é fã mesmo e deve ter se apaixonado ( ou sido muito pilhado pelos caras no Bass Camp ) pra comprar um desses.Será que teve mutreta lá?Ele foi este ano e não esqueçam que o Wooten é endorser da marca.
    Achei muito estranho isso , parece até aquela coisa meio infantil de "ter o que o mestre tem".

    MthS
    Veterano
    # set/03
    · votar


    O_o
    o cara deve ser louco! devem ter feito a cabeça dele lá no Bass Camp!
    bem carinho esse fodera heiN! o baixo deve tocar sozinho

    Ronin
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Eu nunca testei um Fodera... mas já assisti alguns sons e vídeos do Wooten (inclusive um DVD, com ótima qualidade de som)... o som do baixo é deveras bom, mas fala sério, não vale 15 mil reais.

    Por exemplo... por mais que mais que qualquer coisa: O Fender 76 é um baixo único... tem um timbre único... não se desfaz dele assim para comprar um Fodera.

    O cara, no fim das contas, vai trocar uma coleção de 4 baixos fantásticos, que dão a ele uma gama fabulosa de timbres (quantos de nós já teve a oportunidade de tirar um timbre Fender76, ou um MusicMan ou ainda um Sadowsky?!) para comprar um único baixo?!

    Pode ser apenas minha opinião... mas eu não trocaria.

    Zer071
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Cara estes baixos quevc relacionou (sonhos) pra ualquer musico. engraçado quando li a materia pensei que o cara (o brasileiro) usava um Aria Pro se naum me engano é o bass que ele ta tocando na foto com o Wooten. mas também um Fodera é um Fodera o modelo MATThew Garisson custa mais de R$20.000,00 cara é muita grana, talvez ele venda tudo e tenha ainda tenha que juntar mais grana pra comprar *rrr* mas acho que com estes instrumentos todos ele pode chegar em qualquer timbre tenho um camara( ja me deu algumas aulas) da aqui de salvador que hoje mora no Rio que é fã do Marcus Miller e comprou um baixo igual o dele ( fender Signature) e depois vendeu por que achou o instrumento muito pessoal servia pro Miller mas naum servia para ele e o cara toca todas as musicas do Mr.Miller se colacar o disco vc nam sabe que é quem o cara e Algusto Albuquerque tem uma matéria com ele no Totalguitar.com.br o hoeje ele tem um fodera Emperor "aproveitando MKazan tem como copiar aque le pre do Mike Pope "o cara que faz o circuios para o Fodera??????????????

    maggie
    Veterana
    # set/03
    · votar


    Só pode ter se apaixonado pelo baixo mesmo.

    HignocliuS
    Veterano
    # set/03
    · votar


    O Fender 76 é um baixo único... tem um timbre único... não se desfaz dele assim para comprar um Fodera.

    Se eu tivesse um fender desse não trocava por nada.

    maggie
    Veterana
    # set/03
    · votar


    HignocliuS
    Se eu tivesse um fender desse não trocava por nada.

    Vai ver ele "enjoou".

    nukebass
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Ronin
    O cara, no fim das contas, vai trocar uma coleção de 4 baixos fantásticos, que dão a ele uma gama fabulosa de timbres (quantos de nós já teve a oportunidade de tirar um timbre Fender76, ou um MusicMan ou ainda um Sadowsky?!) para comprar um único baixo?!

    Realmente...
    Bom... tem gosto pra tudo mesmo...

    pagode alto astral
    Veterano
    # set/03
    · votar


    maggie

    Enjoar dum desses??? Nem que enjoe não pode vender.

    NESCAU
    Veterano
    # set/03
    · votar


    ah se eu tivesse um fender e um music man.... mas sou feliz com o meu Spector e sinceramente, nao troco ele por um fodera nem a pau pq pra mim ele é muito bom.

    Zer071
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Spector é muito legal cara principalmente o SSD

    pagode alto astral
    Veterano
    # set/03
    · votar


    NESCAU

    Não foi com um desses que o Metallica gravou um monte de discos?

    Renato Tommaso
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Obrigado pela citação do meu nome no forum, só queria esclarecer que eu anunciei todos os meus baixos mas só me desfiz de um deles, pois consegui uma ótima condição para comprar um novo Fodera... O sr. Joey Lauricella co-proprietário da Fodera, após me conhecer, resolveu me dar um grande desconto na compra de um de seus baixos, se em troca eu permitisse que ele colocasse meu nome e algumas fotos no site da Fodera.
    Não sou maluco de vender todas aquelas raridades, mas convenhamos é bem mais fácil conseguir comprar um Fender antigo ou um Music man que ganhar um desconto num Fodera e ainda aparecer no site deles...
    Peace

    alexafavilla
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    pagode alto astral

    Seguinte: Hj em dia estamos envoltos a uma alta propaganda onde se vc não tem um Fender, Music Man, Fodera, ect vc não é profissional. A maioria das pessoas idolatra um Fender Jazz bass 62 sem nem saber o som que tem, sem nunca ter tocado em um antes. Pura propaganda. Moramos em um país que tem algumas das melhoes madeiras do mundo, bons luthiers, mas prefere-se pagar o preço de um carro pra ter um baixo com o timbre de tal cara, ou seja, pouco se explora um novo timbre.

    As pessoas preferem copiar do que criar. Quem num ve um Fodera ying Yang e num fica babando?? Até eu babo. Mas a gente tem que por na cabeça que música é cada um na sua. O baixo é nossa voz, e cada um tem um timbre de voz diferente. Imagina se eu quero ficar cantando que nem o renato russo? Eu quero ter minha propria voz!

    Mas infelizmente esse maketing pesado não deixa as pessoas pararem pra pensar que não é pq tal cara usa Fender 75 e é vintage que vai ser bom. As vezes pode ate ser bom, mas pode soar tao igual a outros milhoes que as vezes vale mais a pena ficar com teu tonante lá e fazer um milagre com ele :P

    Vamos valorizar a originalidade, o som , e não as marcas!

    Revolução já! hahah

    BTNS
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ressucitaram das trevas esse tópico...rs

    Bom, a propaganda tá aí e a gente sabe que ela influencia, sim, a compra de instrumentos. Assim como o jabá, ela vende o bom e o ruim.

    Falando sobre os Fender, olha só, eu toquei em alguns JB e Precision, de diferentes épocas. Nunca toquei num da década de 60 nem num modelo Victor Bailey, por exemplo (nunca vi desses aqui) ou no modelo do Geddy Lee. O fato é que os únicos Fender cujo som eu amei foram os da década de 70, pelo menos até agora.

    Já sugeriram que pode ser que eu pense assim por ter um desejo de ter um Fender antigo. Bom, eu realmente tenho vontade de ter um mas sendo muito sincero, o que mais me atrai nesses baixos é o som mesmo. Se eu tocar num JB novo ou num JB de luthier e conseguir esse som, para mim tá ótimo, perfeito.

    Visitei o Zaganin, que é um luthier de primeira, e pude testar alguns JB dele que estavam lá. Adorei o acabamento, a construção (ele realmente é bom nisso) e o som mas, pelo menos naqueles, não achei esse som que ouvi tocando os 70's. Dá até uma aflição porque um baixo desses, um 77 por exemplo, dificilmente aparece por menos de 5.500 reais. Geralmente quando aparecem custam 7 ou 8 mil. Muita grana para mim.

    Tenho um Wood Scorpion Plus, puta baixo, um Spanich (luthieria) e encomendei um outro baixo de luthier, mas ainda procuro um Jazz Bass com esse som 70's.

    leomartins
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Essa é uma questão muito delicada, acho que cada músico tem que descobrir o seu som, esse seu som pessoal pode estar num fodera como pode estar no gianini. Na minha opnião o baixo tem que esta bem regulado por um bom luthier, com cordas novas, sem aqueles chiados que ninhem gosta, ai o som rola legal. Valeu turma!!!!!1

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    alexafavilla
    Não é tudo tão simples quanto parece... A sociedade tem sim moldes, mas isso é absolutamente natural... Chegou-se a um consenso que o som do Jaco é um som maravilhoso, timbrão, etc. etc. Que baixo ele usava? Fender Jazz Bass... Bom, se eu quero um sonzão, timbrão, curto Jaco, quero um som do Jaco por que não vou querer um Fender Jazz Bass? Por outro lado, temos o "molde" que tonante não tem um som bom... Se você quer achar o som dele bom, azar (ou sorte) seu, agora, você não vai conseguir obrigar as pessoas a gostar do som do seu tonante, logo você não vai ser bem sucedido. Da mesma maneira Victor Wooten... Pô, o cara é o rei do slap em seu Fodera. Eu gosto de Slap. Por quê será que eu quero um Fodera? É claro que existem alternativas, mas não adianta "brigar" com o domínio que as "principais" têm, isso é absolutamente normal e não acontece só na área musical, e não vai mudar.

    alexafavilla
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: alexafavilla
    · votar


    Half

    Eu sei é natural mesmo. Vc vê um mestre lá usando uma marca e ve que som é maravilhoso, pô pq não ter um baixo igual o dele?

    Mas ai que mora o problema. há uma enorme falta de incentivo à novos timbres e a criativdade. As pessoas em geral preferentem ter um som pronto igual ao do pastorius com seu fender ao inves de tentar criar algo com o que tem! E eu não estou me excluindo disso não :P infelizmente eu tbm tenho esse vicío. Mas na minha opinião devia se estimular mais a criatividade. Olha o timbre do sheehan, do pastorius do miller! São inconfundiveis né?

    Isso que eu acho legal :)

    pagode alto astral
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Tópico ressuscitado das trevas e eu idem!

    alexafavilla

    Concordo Favilla.É bem isso mesmo.



    Renato Tommaso


    legal vc aparecer para tirar esta dúvida.

    Não sou maluco de vender todas aquelas raridades, mas convenhamos é bem mais fácil conseguir comprar um Fender antigo ou um Music man que ganhar um desconto num Fodera e ainda aparecer no site deles...

    com certeza!

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    alexafavilla
    Realmente, concordo contigo...

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    A gente presume que quem possui um setup destes (singular e caro), tem experiência e conhece o equipamento que tem. Por isso, não faz o menor sentido trocar um leque de timbres exclusivos destes instrumentos por UM baixo (mesmo sendo um Fodera).
    Esta história está mal explicada, me recuso a acreditar que seja só isso.

    Isto não é investimento, é retrocesso. Se for verdade, será uma pena.

    Alastico
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    leomartins
    a proposito....c vc gosta de baixos Rickenbacker...a Giannini tinha uam linha do mesmo modelo..lah da decada de 70..os baixos eram mto bons...hj em dia q saum ruim..
    mas c for ver...quase todos os instrumentos perderam qualidade hj em dia....talvez por se tornarem linhas de producao em serie...e nao artesanal como eram antigamente...

    Gilberto Ribeiro
    jah pensou na possibilidade...dele nao querer vender todos os baixos???? q o desconto q ele conseguiu com a fodera..era tirar um baixo por 9 mil...e ele anunciar todos os bass..pq o primeiro q ele conseguir serviria..e jah nao venderia os outros??? eu achu q vale a pena sim...jah toquei em foderas...fiquei com 1 por 3 meses....eh eh excelente...vc consegue uma gama mto grande de timbre com um desses...aionda mais com um ampli bom...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a pena?Opiniões