Autor |
Mensagem |
conehc Veterano |
# dez/06 · Editado por: conehc
Estavamos eu e o THE BASSMAN conversando pelo msn, ele comprou um jb novo e agora eu to na pilha pra poder arrumar um outro tbm (provavelmente um fendex mex já que o southern cross dele ele nao quer me vender)...
Logo depois surgiu o asusnto de blindagem do sx, ai ele me lembrou que o baixo tem um buraco maior no cap do braço, o que ia facilitar na hora de eu fazer a blindagem (mais espaço pra trabalhar)
Juntando os 2 assuntos, e lembrando disso aki: SPJ ash eu começei a me perguntar, se teria como transformar o sjb em um spj... provavelmente o corpo dos dois baixos é o mesmo... como é produzido em série, acho que isso facilitaria a produção... um corpo apenas pra alguns modelos diferentes....
o detalhe do corpo sem o escudo: (nao eh o meu)
Foto 2
Foto 1
Será que cabe um captador P tranquilo ali? O escudo existe em algumas lojas especializadas... Mas será que fica bom???
|
THE BASSMAN Veterano |
# dez/06
· votar
hahaahhahau é conehc, que ceve ficar bom , isso deve, inclusive deve ficar melhor o o original,e com a vantagem dos cps P, nao ter a chiadeira tradicional dos J, eu tenho tn um com captação PJ e acho q é a melhor combinaçào (minha opinião) para o baixo!
com o corpo dele em Ash, deve dar um belo grave definido.....
Qto ao Southern, não sei, existem opiniòes, muito controversas sobre esse baixo, o meu eu pirei, foi ligar e amor a primeira nota! Timbraço1 deixou o meu Sx miando como um gatinho perto dele, ele ronca mesmo!
Eu tb tinha um certo pé atras, sei lá neh...brasileiro tem amnia de nao valorizar o nacional..Mas já pude notar detalhes de construção muito mais aprimorados tipo o tensor, q se regula pelo comecinho do braço e não pelo headstock, tipo os americam seriers da fender...bom, em brave, faço um rewiew dele!
abç
|
marcosmps Veterano |
# dez/06
· votar
auhuahuahuauh eu vi esse shelter no ML
|
Half Veterano |
# dez/06 · Editado por: Half
· votar
conehc
Fala cara! Eu tenho um Fender PJ, e digo que essa configuração de captadores é mesmo muito interessante, fica bem legal.
Mas SE eu tivesse um Jazz Bass, eu nunca pensaria em transformá-lo num PJ, mas aí é questão de gosto!
Outra coisa... Pra mim parece estranho olhar pra um Jazz Bass com um captador precision no braço, porque esse modelo não existe originalmente, na Fender (leia-se originalmente Jazz Bass e Precision Bass normais, só). O que existe é o Precision com um captador Jazz na ponte, mas Jazz com precision não. Mas aí também é questão de gosto, pois acho perfeitamente viável.
Editado: Só tenho quase certeza de que um luthier terá que mudar a furação do corpo, pq não deve entrar ali um precision.
|
conehc Veterano |
# dez/06
· votar
Half
ta ai o grande lance... cabem 2 captadores tipo J ali com folga... eu ja tirei o escudo do meu... cabe um captador P ali tranquilo
e sobre transformar um jazz bass num PJ, seria SÓ e somente SÓ se eu pegasse um jb da fender... sem chance de colocar um captador p no meu sx sem ter um outro jb.... adoro o som dos jazz bass, mas gostaria de ter uma alternativa de timbre...
ah, eu lembro de ter lido em aqui no forum, um topico comparando jb com pb... teve um cara que fez isso.. colocou um cap P num jb e adorou o resultado... falou que dá uma sonoridade diferente de precision com cap na ponte...
|
Half Veterano |
# dez/06
· votar
conehc
ta ai o grande lance... cabem 2 captadores tipo J ali com folga... eu ja tirei o escudo do meu... cabe um captador P ali tranquilo
Bem, se você tem certeza ótimo, eu só disse aquilo pois estava na dúvida! Se você resolver fazê-lo, mais fácil ainda então!
e sobre transformar um jazz bass num PJ, seria SÓ e somente SÓ se eu pegasse um jb da fender... sem chance de colocar um captador p no meu sx sem ter um outro jb.... adoro o som dos jazz bass, mas gostaria de ter uma alternativa de timbre...
Concordo com você! Eu não abriria mão de um JB não.
ah, eu lembro de ter lido em aqui no forum, um topico comparando jb com pb... teve um cara que fez isso.. colocou um cap P num jb e adorou o resultado... falou que dá uma sonoridade diferente de precision com cap na ponte...
Aí eu já acho meio forçado... Ele deve ter testado baixos diferentes... Digo: se tiverem exatamente a mesma captação, a mesma madeira (braço, corpo e escala) e o posicionamento dos captadores exatamente iguais fica difícil ter uma sonoridade muito diferente.
|
conehc Veterano |
# dez/06
· votar
Half
eh... foi a opiniao do cara... eu andei lendo por ai... vc tem um precision e mandou colocar o cap j... ficou legal? digo pelo lance da chavinha de 3 posições... nao seria melhor fazer misturas entre os caps?
|
daniel_japeta Veterano |
# dez/06
· votar
conehc
Eu nunca abri um sx, e pela foto não dá prá ver direito o tamanho da cavidade, mas você pode ter razão no fato de que a fábrica tenha feito a cavidade maior já prá ter o mesmo corpo para os dois modelos.
Teria como medir a cavidade e postar aqui as medidas? Só por curiosidade, prá caber um captador P, a cavidade tem de ter pelo menos 10,3 cm de largura e 5,7 de altura.
Quanto ao escudo de JB com furação de PB eu nunca vi em nenhuma lugar, se puder me falar onde viu isso eu agradeceria.
Half
Você tem razão quando diz que se tiverem exatamente a mesma captação, a mesma madeira (braço, corpo e escala) e o posicionamento dos captadores exatamente iguais fica difícil ter uma sonoridade muito diferente.
Acontece que em relação ao comprimento da escala, o posicionamento dos captadores é diferente entre o JB e PB.
Instalando o cap PB centralizado na posição do cap do JB, ele ficaria mais prá cima do que a posição no PB.
E mesmo nos modelos PB da Fender e da Squire que tem o cap JB na ponte, o mesmo fica um pouco mais prá baixo do que no JB.
Então a sonoridade deve realmente ficar diferente.
|
Half Veterano |
# dez/06
· votar
conehc
eh... foi a opiniao do cara... eu andei lendo por ai... vc tem um precision e mandou colocar o cap j... ficou legal? digo pelo lance da chavinha de 3 posições... nao seria melhor fazer misturas entre os caps?
Isso ae, ficou legal pra caramba viu, vou te dizer que minha satisfação com o contrabaixo triplicou, ainda mais pra mim que sou fã de carteirinha do Jazz Bass, que pra mim, é o melhor baixo do mundo disparado.
Esse lance da chavinha ae, eu questionei meu luthier e mais algumas pessoas, dentre elas, um conhecedor de Fender aqui da região... A chavinha supre todas as necessidades, além de ser muito prática. Em se tratando de um baixo passivo, não acho útil ter mais um potenciômetro(assim então sendo um pra cada captador), pois pra mim está mais do que bom escolher um, outro ou os dois no máximo do volume.
Não sei se você entendeu, mas não vejo utilidade, em questão de timbre, deixar por exemplo um captador no 75% e outro no 25%, pelo menos no meu baixo, além do que, seria necessário rasgar mais madeira por baixo do escudo pra poder colocá-lo.
daniel_japeta
Você tem razão quando diz que se tiverem exatamente a mesma captação, a mesma madeira (braço, corpo e escala) e o posicionamento dos captadores exatamente iguais fica difícil ter uma sonoridade muito diferente.
Acontece que em relação ao comprimento da escala, o posicionamento dos captadores é diferente entre o JB e PB.
Instalando o cap PB centralizado na posição do cap do JB, ele ficaria mais prá cima do que a posição no PB.
E mesmo nos modelos PB da Fender e da Squire que tem o cap JB na ponte, o mesmo fica um pouco mais prá baixo do que no JB.
Então a sonoridade deve realmente ficar diferente.
Você tem toda a razão! Quanto ao PB com o Jazz na ponte, essa questão do captador ser mais colado na ponte eu nunca entendi. Pra mim a distância ideal é a mesma do Jazz Bass, uns 5 cm da ponte (não me lembro se é isso mesmo, na época que reformei o meu fui atrás disso). Eu pedi pro meu luthier colocá-lo nessa distância, mas ele teimou, e quando fui pegar o baixo estava mais próximo da ponte do que eu gostaria =/
Mesmo assim o resultado foi bem satisfatório!!!
Mas agora, comparando JB x PB, ambos com captadores da PONTE iguais, e a exatamente 5 cm desta, acredito que a sonoridade seja exatamente a mesma.
|
conehc Veterano |
# dez/06 · Editado por: conehc
· votar
daniel_japeta
vc tem certeza dessas medidas? a cavidade lá tem 10 x 4,5 nem cabe entao.... alguem que tenha um baixo com captador P mede aí pra mim?
|
Gui Veterano |
# dez/06
· votar
conehc
o meu é de cinco cordas...mas a altura é a mesma que o daniel_japeta disse...5,7cm...
e na largura..como são 5 cordas..tem 11 cm...
eu posso colocar uma captação P no meu golden...ele tem um humb no braço e na ponte...na ponte ainda não sei o que fazer pra tampar aquele buraco que ia sobrar se colocasse um jb...to pensando em fazer um escudo novo de aluminio...numa forma estranha..xDD
|
Half Veterano |
# dez/06
· votar
conehc
No meu, Fender Precision Bass U.S.A Standard 1996 (equivalente ao american series agora) : 5,6 X 10,3.
Mas como falta pouco no seu baixo, é "fácil" prum luthier fazer...
|
lclucas Veterano |
# dez/06
· votar
conehc
você pensou uma coisa que eu pensei também ontem ou anteontem,
olhando para o mesmo baixo, até procurei na internet para ver se consiguia uma maneira de trazê-lo para cá... ueaheuaheaea...
|
conehc Veterano |
# dez/06
· votar
Half
fácil até demais... simples assim: depois do escudo prondo, coloca ele no lugar e vê onde que o cap vai encaixar... faz os desenhos da guia pra poder abrir o buraco.... daí é so gastar o verniz na medida certa com uma lixa pra poder nao ter risco de fazer trincas nele na hora de abrir o buraco... como a cavidade já tem 4 cm, caso o cap fique centralizado vai ter que ser uns 0.7 cm pra cada lado... isso aí da pra fazer com uma fresa tranquilamente (nao sei se o ash é facil de fresar)...
vou deixar esse projeto em suspenso... caso eu compre um outro jb no ano que vem eu acho que o sx vai virar um pj viu...
Ah cara, vc que tem um vai poder me responder... quais sao as series de jb americanos? digo os baixos passivos, 4 cordas, os normaizinhos mesmo... pq guitarra tem mil series... american traditional, higway, series... pra baixo temos o q? e quais sao as com o maior custo/beneficio?
|
Half Veterano |
# dez/06
· votar
conehc
Ah cara, vc que tem um vai poder me responder... quais sao as series de jb americanos? digo os baixos passivos, 4 cordas, os normaizinhos mesmo... pq guitarra tem mil series... american traditional, higway, series... pra baixo temos o q? e quais sao as com o maior custo/beneficio?
Putz agora você me pegou desprevinido, eu estou meio por fora dos preços e modelos Fender...
Mas o pouco que sei é que hoje, o chamado "Standard" é mexicano... Aí tem a série American Traditional (ou Tradicional, sei lah) que é americano mas é de mais baixa "qualidade", de menor preço.
O Fender americano "PADRÃO" é atualmente o American Series, é o basico porém top em qualidade, acredito que um novo, atualmente, tá uns 4 e meio.
Aí vem a série signature, dos quais eu sei que o Geddy Lee e o Marcus Miller são japoneses, não sei quanto aos outros...
Isso é tudo o que eu sei, mas entre em www.fender.com que tem tudinho lá!
Abraço!!!
|
lclucas Veterano |
# dez/06
· votar
eu acho que todos os signatures são japoneses...
e falando nos fender japoneses sempre me falam que eles tem um bom custo/beneficio por serem baratos e de qualidade superior ao mexicano,
|
Half Veterano |
# dez/06
· votar
lclucas
eu acho que todos os signatures são japoneses...
e falando nos fender japoneses sempre me falam que eles tem um bom custo/beneficio por serem baratos e de qualidade superior ao mexicano
Sim, possuem um excelente custo x benefício, mas não ache que seja fácil de encontrar um... Desde que eu me conheço por gente eu sondo por aí um fender japonês, mas é dificílimo de achar. A não ser aqueles da série Special, são PJ e sem escudo... São legais, mas fogem ao meu gosto.
Os signatures japoneses são + fáceis de encontrar, mas o preço não ajuda muito tb, então fico na mesma.
|
lclucas Veterano |
# dez/06
· votar
eu queria mesmo era encontrar aqueles baixos fernandes, que são japoneses também e também impossiveis de se encotrar por aqui
|