relação cordas X Amplificador.

    Autor Mensagem
    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # dez/06


    seguinte , cada corda/nota emite uma frequencia e uma altura (não volume) unica. a grosso modo e por isso que temos ampli para baixo, ampli para guitarra , etc..., Certo?
    da mesma forma que um baixo de Seis cordas emite notas (frequencias e alturas) que um baixo de 4 não emite.
    agora sim vem a pergunta:
    ao comprar um ampli o proprietario de um seis cordas deve ser mais criterioso quanto a capacidade do mesmo ou tanto faz?

    a pergunta surgiu devido ao estudio que eu toco que tem um ampli que funciona muito bem com 4 cordas , mas os de 5 e 6 distorcem a corda si independente de volume e equalização, ao testar com um 4 cordas vi que so distorce se colocar o grave no maximo e em volume alto.
    (acima de 8 )

    conehc
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Luizclaudiobarboza
    cara, nao sei muito bem se tem a ver... essa pergunta vc poderia ter postado no forum de amplificadores... la o povo da verdadeiras aulas quando o assunto é interessante...

    mas eu te falo que uma certa relação tem... ja toquei com muito ampli podreira, inclusive multiuso, e o volume da corda lá nunca era igual ao da corda mi... eu tava ate achando que era o baixo, dai quando testei em outro ampli tava tudo normal...

    Blue Jazz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Pra começar, um baixo de 5 cordas tem de ser um bom instrumento. Se for mal feito, a 5ª corda não vai soar definida e com "punch". Geralmente é legal usar um falante de 15" pra empurrar os graves da 5ª corda; por outro lado, pra não perder a definição das notas dessa mesma 5ª corda, melhor usar falantes de 10", ou seja, um bom amplificador + 4x10" (ou 2x10") + 1x15" seria o ideal. Você não vai ter isso num combo, então vira um dilema... eu escolheria um falante de 12" pra manter a definição, mas tem de ser um bom amp pra segurar legal, se tiver um bom sistema de EQ ajuda. Baixo de 5 cordas é um negócio complicado, de 6 então...

    zegotinha
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    realmente, toco com um baixo de 5 cordas e um ampli de 1x15 pra ensaios, as primeiras cordas não dão muita sustentação, som "dura" pouco tempo parece, qdo ligo no 1x15 4x10, as cordas D e G se equilibram mais com as outras, creio(nunca fiz essa experiencia) que um baixo de 6 cordas com um ampli com falante de 15 vai deixar a desejar as notas da primeira corda....

    leomezz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Luizclaudiobarboza
    ao testar com um 4 cordas vi que so distorce se colocar o grave no maximo e em volume alto.
    (acima de 8 )

    Olá véio...
    Mas desse jeito qualquer amplificador distorce. Com o volume a 80%, o grave não pode estar no máximo.
    abç

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    leomezz
    perfeito, por isso a comparação! valeu a força
    conehc
    Não postei no de Ampli, pois queria ter uma ideia das experiencias dos baixistas do forum, como a sua que de certa forma passou por problemas relacionados a cordas X Ampli. HeeHee.
    Blue Jazz
    zegotinha
    Posso assumir então que para ter um baixo de 5 ou 6 , só funciona padrão se for com cabeçote e Cx: 1x15 4x10, dificilmente rola em um combo?

    Valeu pelas dicas

    zegotinha
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Luizclaudiobarboza

    Se for seguir a logica dos equipamentos que eu ja toquei(que não foram muitos), sim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a relação cordas X Amplificador.