baixistas que utilizam cavalgada

    Autor Mensagem
    joe_harris
    Veterano
    # nov/06


    aew queria q vcs postassem banda e baixistas que utilizam essa tecnica q eu poco conheço, e queria me aprofundar mais nessa tecnica.. a unica banda q eu conheço q utiliza a cavalgada é o iron maiden.. e se possivel vcs colocassem o jeito certo de se fazer a cavalgada, e algumas dicas para ter mais velocidade...
    (eu procurei na busca e ñ achei nda q falasse sobre bandas q o baixista usa cavalgada...)

    valew ai
    fui

    leomezz
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    joe_harris
    Eu tb só conheço o Iron, mas já acho suficiente para se ter como referência dessa técnica (Steve Harris). Eu toquei muito Iron e fazia com dois dedos. Quando a música era muito rápida, utilizava três (AMI)
    abç

    joe_harris
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    leomezz
    cara, eu ñ tro conseguindo acompanha a velocidade do steve na musica the trooper... mto foda, q q vc recomenda eu faze para melhorar minha tecnica??

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    joe_harris
    mto foda, q q vc recomenda eu faze para melhorar minha tecnica??

    Treinar, treinar e terinar... Ninguem sai tocando como passe de mágicas... O lance é ir com calma e ir treinando aos poucos aumentando a velocidade.

    Abraços

    Cerberus
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    joe_harris
    Cara, eu estou justamente nesta situação. Criei um tópico a pouquissimo tempo atrás, deve estar ainda na primeira, no máximo segunda página.

    Para tocar com três dedos, escolha a sua música com andamento menos rápido e comece AMIAMIAMI..... até se acostumar em usar os três dedos. Não é do dia pra noite que se consegue. Tem que se dedicar, treinar bastante, infelizmente. A cavalgada mais precisa vem na sequencia. Quando eu comecei a tocar uma música inteira com 3 dedos (tô fechando ela ainda...) eu notei que a cavalgada melhorou muito, pq o domínio do anelar estava bem melhor.

    Não esqueça do metrônomo.

    fã de mp3
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Minha opinião: com palheta fica mais fácil fazer o "gallop" (como sei que tem baixistas que têm preconceito com palheta, podem me apedrejar : ).
    A palheta que eu usava (quando tocava baixo) era uma Dunlop de 1,5 mm. PRA MIM era perfeita pra tocar notas rápidas. Também tocava com 2 dedos (como o Harris), mas não conseguia atingir 70% da velocidade das palhetadas (e ficava cansado no final).

    WormKrash
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    eu leio muitas dicas aqui como se fossem receitas de bolo. galera dos 3 dedos usa AMIAMI, eu uso AMIMAMIMA, e particularmente sai limpo. cavalgada de dois dedos eu uso A e I e é confortavel, além de tocar a música citada. O desenvolvimento depende da prática, e a prática e observação levam à tua técnica. não é a ordem dos dedos que vai mudar o som, adapte-se da maneira que for melhor pra ti.

    fã de mp3
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    WormKrash
    Uma vez um professor disse pra mim: "o músico pode tocar até com o pé; o importante é o som que sai do instrumento. Existem atalhos, mas eles só funcionam pra quem sabe o caminho".

    Guto EADG
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    cavalgada seria um técnica?!?!

    a tal da cavalgada nao eh somente o modo com o tempo das notas tao dispostos q da esse efeito (geralmente uma colcheia+duas semicolcheias num beat).. ?ora... tem varias de musicas aí q tem cavalgadas.... slayer por exemplo.

    fã de mp3
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: fã de mp3
    · votar


    uma colcheia+duas semicolcheias num beat
    Exato. Ou uma semicolcheia + duas fusas numa linha de baixo ultra-mega-speedy-fucking-hard. XD

    WormKrash
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    fã de mp3

    nas minhas aulas sempre mostro a maneira que eu executo, mas deixo pro aluno se desenvolver e observo. se vejo que algo pode ser corrigido já mostro. o importante é que cada nota soe como deve ser.

    Guto EADG

    é somente isso, assim como slap é dar marretadas, tapping é bater e qualquer outra coisa. tudo pode ser chamado de "técnica", é a maneira que tu toca.

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Sonata Arctica tem umas cavalgadas legais. E bem rápidas.

    fã de mp3
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    slap é dar marretadas
    Marretadas não, senão quebra o baixo. : )

    WormKrash
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface

    o pessoal comenta sempre Iron porque o baixo chama a atenção, mas qualquer banda de death pra baixo tem cavalgadas, e muitas vezes complicadíssimas.

    fã de mp3

    a resposta foi grosseira de propósito, assim como a simplicidade do comentário ;)

    leomezz
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    joe_harris

    Bom, o pessoal já deve ter te respondido, mas com relação à prática ainda, somente o treinamento vai te levar a um condicionamento para atingir a velocidade e resistência necessárias para músicas rápidas. Na música The Trooper, depois de um certo tempo, você acaba conseguindo tocá-la com dois dedos. Eu já toquei essa música uma centena de vezes e percebi que quando ficava muito tempo sem tocar músicas rápidas, não conseguia chegar na velocidade do Harris com apenas dois dedos, ou às vezes chegava mas não conseguia manter o ritimo até o final, tendo que apelar para três. Isso é como um sedentário que quer participar de uma maratona. Provavelmente não chegaria no segundo quilômetro. Mas através de treinamento, condicionaria o seu organismo para uma maior resistência, alcançando resultados bem mais satisfatórios.
    Abç.

    joe_harris
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    aew valew pelas dicas, to indo treinar...

    Guto EADG
    Veterano
    # nov/06
    · votar



    a resposta foi grosseira de propósito, assim como a simplicidade do comentário ;)


    eu nao tava sendo grosseiro eu tava realmente perguntando.

    joe_harris
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    outra duvida: tava vendo um clipe do iron e vi q o steve parece q ñ coloca o dedão em lugar nenhum... isso é melhor ou nem influência em nda??

    Midgard
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    mestre harris eh rei nessa tecnica \o/

    leomezz
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    joe_harris

    É apenas o jeito dele tocar. Ele não apóia o dedo mesmo.
    Abç

    joe_harris
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Midgard
    mestre harris eh rei nessa tecnica \o/
    \m/



    leomezz
    É apenas o jeito dele tocar. Ele não apóia o dedo mesmo.
    Abç

    ha ta, valew...

    John Arch
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    O Steve Harris é um excelente compositor, e toca o baixo perfeito pras músicas do Iron Maiden, mas convenhamos que em termos d técnica ele é "td errado"..haahahaha
    Qquer pessoa assitindo um video do Maiden percebe q ele nunca fez aula (pelo menos não de baixo), primeiro q ele deixa as cordas baterem excessivamente nos captadores (td bem, isso pode ser o estilo dele, até pra dar akela sonoridade meio q de pedal duplo, e característica da banda, mas acho q ele não conseguiria deixar de fazer nem q quisesse). Mas em segundo lugar, é o jeito q ele toca as cordas, ele repete o mesmo dedo varias vezes, principalmente quando toca alguma coisa q use varias cordas, além do q o 3º dedo vai junto com o segundo, sl...é meio esquisito. Acho q se fosse necessário uma levada mto rapida, à lá black metal, por exemplo, ele não cosneguiria fazer, peo menos não ao vivo.

    D qquer maneira, ele foi o pioneiro de td um estilo, msm sem ter feito aula (virou até o mérito do kra)!!! E não sendo o idealizador das cavalgadas, foi quem as melhor difundiu!

    WormKrash
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Guto EADG

    não não, quis dizer que eu fui meio grosseiro na resposta, sem stress. pareceu um pouco indiferente teu comentário em relação à técnica, mas nem esquenta ;)

    John Arch

    tem algo mais expressivo do que ouvir "The Trooper" com "troopers" no baixo? ;)

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    WormKrash
    "tem algo mais expressivo do que ouvir "The Trooper" com "troopers" no baixo? ;)" isso foi um trocadilho cara?
    John Arch

    bom cara fikei sabendo q em uma entrevista o harris disse q faz as famosas cavalgadas tocando IIA, IIA............ eu tentei fazer assim e num cheguei nem de longe perto da velocidade dele e quase tive q amputa o indicador depois........

    WormKrash
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Steve Harris eh o cara

    sim. expressa a cavalaria, da mesma forma que ao ouvir "Aces High" me sinto no meio dos aviões.

    John Arch
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Steve Harris eh o cara
    Foi o q eu falei. Ele criou um jeito próprio de tocar, pq se vc fizer a cavalagada sem repetições de dedo (usando 3 dedos, ou então i-a-i) vc vai conseguir velocidades mto maiores!

    HadeziN
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    ultra-mega-speedy-fucking-hard O.O'


    bom cara fikei sabendo q em uma entrevista o harris disse q faz as famosas cavalgadas tocando IIA, IIA
    eita

    estranho hein..provavelmente algum erro na impressao da revista (o q ocorre..ou pelo menos..ocorria mto na cover baixo qndo eu assinava >_<)

    mas se for verdade..o kra eh mais foda q eu pensava
    to aki no trabalho tentando fazer esse "IIA" e jah to com dor no indicador
    auehaueauehuaehaehaheu


    e eu acho as cordas batendo no captador são propositais sim
    pq o kra toka forte...bem estalado

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    HadeziN

    entaum cara, varios shows eu tenho prestado atenção em como ele toka, e aparentemente eh isso mesmo IIA, o que torna o cara um animal pq eh muitoooooooooooooooo foda de fazer isso......

    WormKrash

    hmm eu tava na duvida se a traduçao de troopers era cavalgada, se eh foi uma boa sacada sua hehehe......... flow ae!

    fã de mp3
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    o jeito q ele toca as cordas, ele repete o mesmo dedo varias vezes, principalmente quando toca alguma coisa q use varias cordas, além do q o 3º dedo vai junto com o segundo, sl...é meio esquisito
    fikei sabendo q em uma entrevista o harris disse q faz as famosas cavalgadas tocando IIA, IIA............ eu tentei fazer assim e num cheguei nem de longe perto da velocidade dele e quase tive q amputa o indicador depois........
    to aki no trabalho tentando fazer esse "IIA" e jah to com dor no indicador
    varios shows eu tenho prestado atenção em como ele toka, e aparentemente eh isso mesmo IIA, o que torna o cara um animal pq eh muitoooooooooooooooo foda de fazer isso......

    Também, olha o tamanho das mãos e dos dedos do sujeito:

    http://iron-maiden.ru/photos/steve/93steve01.jpg
    http://img.aftonbladet.se/noje/0606/21/iron438.jpg

    Ele toca assim porque a "genética" dele ajuda. Não existe uma técnica "pronta" para o baixista. Na minha opinião, é a técnica que tem que se adequar ao músico, e não o contrário.

    jjmartins
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    joe_harris
    cara é importante prestar atençao no tempo para calvogada,1e2e3e4e1e2e3e4,use o indicador para dar a cabeça do tempo,que é o 1 ou seja o bumbo,e ai sim use A.M.I ,cada vez que trocar de nota,use o indicador como cabeça de tempo.desculpe se nao fui claro,mas ésse é um macete bom

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a baixistas que utilizam cavalgada