Autor |
Mensagem |
joe_harris Veterano |
# nov/06
aew queria q vcs postassem banda e baixistas que utilizam essa tecnica q eu poco conheço, e queria me aprofundar mais nessa tecnica.. a unica banda q eu conheço q utiliza a cavalgada é o iron maiden.. e se possivel vcs colocassem o jeito certo de se fazer a cavalgada, e algumas dicas para ter mais velocidade...
(eu procurei na busca e ñ achei nda q falasse sobre bandas q o baixista usa cavalgada...)
valew ai
fui
|
leomezz Veterano |
# nov/06
· votar
joe_harris
Eu tb só conheço o Iron, mas já acho suficiente para se ter como referência dessa técnica (Steve Harris). Eu toquei muito Iron e fazia com dois dedos. Quando a música era muito rápida, utilizava três (AMI)
abç
|
joe_harris Veterano |
# nov/06
· votar
leomezz
cara, eu ñ tro conseguindo acompanha a velocidade do steve na musica the trooper... mto foda, q q vc recomenda eu faze para melhorar minha tecnica??
|
marcioazzarini Veterano |
# nov/06
· votar
joe_harris
mto foda, q q vc recomenda eu faze para melhorar minha tecnica??
Treinar, treinar e terinar... Ninguem sai tocando como passe de mágicas... O lance é ir com calma e ir treinando aos poucos aumentando a velocidade.
Abraços
|
Cerberus Veterano |
# nov/06
· votar
joe_harris
Cara, eu estou justamente nesta situação. Criei um tópico a pouquissimo tempo atrás, deve estar ainda na primeira, no máximo segunda página.
Para tocar com três dedos, escolha a sua música com andamento menos rápido e comece AMIAMIAMI..... até se acostumar em usar os três dedos. Não é do dia pra noite que se consegue. Tem que se dedicar, treinar bastante, infelizmente. A cavalgada mais precisa vem na sequencia. Quando eu comecei a tocar uma música inteira com 3 dedos (tô fechando ela ainda...) eu notei que a cavalgada melhorou muito, pq o domínio do anelar estava bem melhor.
Não esqueça do metrônomo.
|
fã de mp3 Veterano |
# nov/06
· votar
Minha opinião: com palheta fica mais fácil fazer o "gallop" (como sei que tem baixistas que têm preconceito com palheta, podem me apedrejar : ).
A palheta que eu usava (quando tocava baixo) era uma Dunlop de 1,5 mm. PRA MIM era perfeita pra tocar notas rápidas. Também tocava com 2 dedos (como o Harris), mas não conseguia atingir 70% da velocidade das palhetadas (e ficava cansado no final).
|
WormKrash Veterano |
# nov/06
· votar
eu leio muitas dicas aqui como se fossem receitas de bolo. galera dos 3 dedos usa AMIAMI, eu uso AMIMAMIMA, e particularmente sai limpo. cavalgada de dois dedos eu uso A e I e é confortavel, além de tocar a música citada. O desenvolvimento depende da prática, e a prática e observação levam à tua técnica. não é a ordem dos dedos que vai mudar o som, adapte-se da maneira que for melhor pra ti.
|
fã de mp3 Veterano |
# nov/06
· votar
WormKrash
Uma vez um professor disse pra mim: "o músico pode tocar até com o pé; o importante é o som que sai do instrumento. Existem atalhos, mas eles só funcionam pra quem sabe o caminho".
|
Guto EADG Veterano |
# nov/06
· votar
cavalgada seria um técnica?!?!
a tal da cavalgada nao eh somente o modo com o tempo das notas tao dispostos q da esse efeito (geralmente uma colcheia+duas semicolcheias num beat).. ?ora... tem varias de musicas aí q tem cavalgadas.... slayer por exemplo.
|
fã de mp3 Veterano |
# nov/06 · Editado por: fã de mp3
· votar
uma colcheia+duas semicolcheias num beat
Exato. Ou uma semicolcheia + duas fusas numa linha de baixo ultra-mega-speedy-fucking-hard. XD
|
WormKrash Veterano |
# nov/06
· votar
fã de mp3
nas minhas aulas sempre mostro a maneira que eu executo, mas deixo pro aluno se desenvolver e observo. se vejo que algo pode ser corrigido já mostro. o importante é que cada nota soe como deve ser.
Guto EADG
é somente isso, assim como slap é dar marretadas, tapping é bater e qualquer outra coisa. tudo pode ser chamado de "técnica", é a maneira que tu toca.
|
Soulface Veterano |
# nov/06
· votar
Sonata Arctica tem umas cavalgadas legais. E bem rápidas.
|
fã de mp3 Veterano |
# nov/06
· votar
slap é dar marretadas
Marretadas não, senão quebra o baixo. : )
|
WormKrash Veterano |
# nov/06
· votar
Soulface
o pessoal comenta sempre Iron porque o baixo chama a atenção, mas qualquer banda de death pra baixo tem cavalgadas, e muitas vezes complicadíssimas.
fã de mp3
a resposta foi grosseira de propósito, assim como a simplicidade do comentário ;)
|
leomezz Veterano |
# nov/06
· votar
joe_harris
Bom, o pessoal já deve ter te respondido, mas com relação à prática ainda, somente o treinamento vai te levar a um condicionamento para atingir a velocidade e resistência necessárias para músicas rápidas. Na música The Trooper, depois de um certo tempo, você acaba conseguindo tocá-la com dois dedos. Eu já toquei essa música uma centena de vezes e percebi que quando ficava muito tempo sem tocar músicas rápidas, não conseguia chegar na velocidade do Harris com apenas dois dedos, ou às vezes chegava mas não conseguia manter o ritimo até o final, tendo que apelar para três. Isso é como um sedentário que quer participar de uma maratona. Provavelmente não chegaria no segundo quilômetro. Mas através de treinamento, condicionaria o seu organismo para uma maior resistência, alcançando resultados bem mais satisfatórios.
Abç.
|
joe_harris Veterano |
# nov/06
· votar
aew valew pelas dicas, to indo treinar...
|
Guto EADG Veterano |
# nov/06
· votar
a resposta foi grosseira de propósito, assim como a simplicidade do comentário ;)
eu nao tava sendo grosseiro eu tava realmente perguntando.
|
joe_harris Veterano |
# nov/06
· votar
outra duvida: tava vendo um clipe do iron e vi q o steve parece q ñ coloca o dedão em lugar nenhum... isso é melhor ou nem influência em nda??
|
Midgard Veterano |
# nov/06
· votar
mestre harris eh rei nessa tecnica \o/
|
leomezz Veterano |
# nov/06
· votar
joe_harris
É apenas o jeito dele tocar. Ele não apóia o dedo mesmo.
Abç
|
joe_harris Veterano |
# nov/06
· votar
Midgard
mestre harris eh rei nessa tecnica \o/
\m/
leomezz
É apenas o jeito dele tocar. Ele não apóia o dedo mesmo.
Abç
ha ta, valew...
|
John Arch Veterano |
# nov/06
· votar
O Steve Harris é um excelente compositor, e toca o baixo perfeito pras músicas do Iron Maiden, mas convenhamos que em termos d técnica ele é "td errado"..haahahaha
Qquer pessoa assitindo um video do Maiden percebe q ele nunca fez aula (pelo menos não de baixo), primeiro q ele deixa as cordas baterem excessivamente nos captadores (td bem, isso pode ser o estilo dele, até pra dar akela sonoridade meio q de pedal duplo, e característica da banda, mas acho q ele não conseguiria deixar de fazer nem q quisesse). Mas em segundo lugar, é o jeito q ele toca as cordas, ele repete o mesmo dedo varias vezes, principalmente quando toca alguma coisa q use varias cordas, além do q o 3º dedo vai junto com o segundo, sl...é meio esquisito. Acho q se fosse necessário uma levada mto rapida, à lá black metal, por exemplo, ele não cosneguiria fazer, peo menos não ao vivo.
D qquer maneira, ele foi o pioneiro de td um estilo, msm sem ter feito aula (virou até o mérito do kra)!!! E não sendo o idealizador das cavalgadas, foi quem as melhor difundiu!
|
WormKrash Veterano |
# nov/06
· votar
Guto EADG
não não, quis dizer que eu fui meio grosseiro na resposta, sem stress. pareceu um pouco indiferente teu comentário em relação à técnica, mas nem esquenta ;)
John Arch
tem algo mais expressivo do que ouvir "The Trooper" com "troopers" no baixo? ;)
|
Steve Harris eh o cara Veterano |
# nov/06
· votar
WormKrash
"tem algo mais expressivo do que ouvir "The Trooper" com "troopers" no baixo? ;)" isso foi um trocadilho cara?
John Arch
bom cara fikei sabendo q em uma entrevista o harris disse q faz as famosas cavalgadas tocando IIA, IIA............ eu tentei fazer assim e num cheguei nem de longe perto da velocidade dele e quase tive q amputa o indicador depois........
|
WormKrash Veterano |
# nov/06
· votar
Steve Harris eh o cara
sim. expressa a cavalaria, da mesma forma que ao ouvir "Aces High" me sinto no meio dos aviões.
|
John Arch Veterano |
# nov/06
· votar
Steve Harris eh o cara
Foi o q eu falei. Ele criou um jeito próprio de tocar, pq se vc fizer a cavalagada sem repetições de dedo (usando 3 dedos, ou então i-a-i) vc vai conseguir velocidades mto maiores!
|
HadeziN Veterano |
# nov/06
· votar
ultra-mega-speedy-fucking-hard O.O'
bom cara fikei sabendo q em uma entrevista o harris disse q faz as famosas cavalgadas tocando IIA, IIA
eita
estranho hein..provavelmente algum erro na impressao da revista (o q ocorre..ou pelo menos..ocorria mto na cover baixo qndo eu assinava >_<)
mas se for verdade..o kra eh mais foda q eu pensava
to aki no trabalho tentando fazer esse "IIA" e jah to com dor no indicador
auehaueauehuaehaehaheu
e eu acho as cordas batendo no captador são propositais sim
pq o kra toka forte...bem estalado
|
Steve Harris eh o cara Veterano |
# nov/06
· votar
HadeziN
entaum cara, varios shows eu tenho prestado atenção em como ele toka, e aparentemente eh isso mesmo IIA, o que torna o cara um animal pq eh muitoooooooooooooooo foda de fazer isso......
WormKrash
hmm eu tava na duvida se a traduçao de troopers era cavalgada, se eh foi uma boa sacada sua hehehe......... flow ae!
|
fã de mp3 Veterano |
# nov/06
· votar
o jeito q ele toca as cordas, ele repete o mesmo dedo varias vezes, principalmente quando toca alguma coisa q use varias cordas, além do q o 3º dedo vai junto com o segundo, sl...é meio esquisito
fikei sabendo q em uma entrevista o harris disse q faz as famosas cavalgadas tocando IIA, IIA............ eu tentei fazer assim e num cheguei nem de longe perto da velocidade dele e quase tive q amputa o indicador depois........
to aki no trabalho tentando fazer esse "IIA" e jah to com dor no indicador
varios shows eu tenho prestado atenção em como ele toka, e aparentemente eh isso mesmo IIA, o que torna o cara um animal pq eh muitoooooooooooooooo foda de fazer isso......
Também, olha o tamanho das mãos e dos dedos do sujeito:
http://iron-maiden.ru/photos/steve/93steve01.jpg http://img.aftonbladet.se/noje/0606/21/iron438.jpg
Ele toca assim porque a "genética" dele ajuda. Não existe uma técnica "pronta" para o baixista. Na minha opinião, é a técnica que tem que se adequar ao músico, e não o contrário.
|
jjmartins Veterano |
# nov/06
· votar
joe_harris
cara é importante prestar atençao no tempo para calvogada,1e2e3e4e1e2e3e4,use o indicador para dar a cabeça do tempo,que é o 1 ou seja o bumbo,e ai sim use A.M.I ,cada vez que trocar de nota,use o indicador como cabeça de tempo.desculpe se nao fui claro,mas ésse é um macete bom
|