Microfonar ampli aovivo

    Autor Mensagem
    zegotinha
    Veterano
    # out/06


    E aí galera do forum ?

    É o seguite, semana passada fui tocar quando pensei, por que(pelo menos a maioria que eu vejo) a maioria dos baixistas não costumam microfonar o cubo e optam pelo directbox ? Colocar um microfone (fletado) no ampli nun daria mais "confiança" no timbre que estariam nos P.A.´s ?
    Falo isso por que em uma outra apresentação, no fim da noite tocamos um Iron maiden pros "headbangers" que ficam no final, então, como de costume, abri um pouco mais os agudos no baixo e fico no ampli um timbre da hora, mas depois um amigo meu que tava falou que os agudos estrapolaram um pouco rsrsr!! mó foda.
    E vocês, microfonam? Usam direct ? No caso de microfonar um set 4x10 e 1x15 seriam legais dois microfones ?

    Valeu!

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    microfonar não é tão simples assim, alem de necessitar de um microfone especifico para graves, exige um bom amplificador de boa potencia, afim de não captar nenhuma distorção, coisa que é comum em qualquer amp de baixo e tambem de um bom tecnico de P.A... O que você pode fazer é usar 2 canais independentes no mixer, um com o baixo ligado atravez de um directbox e outro canal com o baixo captado pelo microfone; quem faz isso é o Luis Mariutti, segundo ele, dessa forma ele consegue captar otimos sons.

    zegotinha
    Veterano
    # out/06
    · votar


    FBassist

    o ampli é bom cara, é um GK 400.
    o que acontece é que eu nun to tendo muita confiança no som de frente, mas valeu o toque aí.


    __________


    E no caso de microfonar, Dois Microfones, ou apenas um pra ambiêcia?

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    zegotinha
    não não! 1 só! 1 para ambiencia estragaria tudo! lemnrando que em alguns ao vivos, a bateria é completamente isolada com acrilicos em sua volta justamente por isso, não captar sons que não seja da propria bateria...

    quanto ao P.A, pq vc não arruma um transmissor?? ai vc poderia tocar em frente do p.a e ver qual é!

    conehc
    Veterano
    # out/06
    · votar


    zegotinha
    ja penei mto por isso... mas vc usa o pre do ampli ou liga em linha? pq ao meu ver, como o power nao altera o som que vem do power, e vc tem um gk400rb, se vc usar a saida balanceada do pre dele, vc vai ter o som que vc tem no palco na frente, ai vc manda deixar tudo em flat e controla vc mesmo....

    ai na hora de passar o som ou vc vai la na frente e manda alguem tocar e mexer no ampli, ou vai vc mesmo la pra frente tocando baixoo e manda alguem ir ajustando os controles no ampli pra vc.... o tecnico fica apenas por conta de aumentar ou diminuir o volume...

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Sempre liguei a saida para meso do baixo na saída do cabeçote GK 400 RBIII. Nunca usei direct box.
    Não acredito em microfone para baixo.

    conehc
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    Não acredito em microfone para baixo.
    Mas porque?

    Eu nunca cheguei a microfonar, e depois de alguns topicos aki eu uso o pre dos amplis que as equipes de sonorização disponibilizam (geralmente um gk ou um hartke)... mas vc ja microfonou? o que achou?

    zegotinha
    Veterano
    # out/06
    · votar


    FBassist
    ah sim tipo quis dizer "ambiencia" das duas caixas, não do palco interio,usei a expressão errada, vc usa o bdi como direct?

    conehc
    então sempre usei o direct mesmo (que é do som, assim como o cubo tbm), mas esse nunca pensei nessse esquema do pre-out aí, pode ser uma boa.


    Maurício_Expressão
    mas você varia a regulagem do GK no meio dos shows ou só no baixo mesmo?

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/06
    · votar


    zegotinha

    Não confie em ampl de baixo microfonado. Geralmente embola tudo, ou existe muita perda em algumas frequencias. Para trabalhar ao-vivo microfonado precisa ter um microfone muito bom, e um técnico de som muito bom.

    Se existe a necessidde de muitas mudanças de timbre durante o decorrer do show (mudança realizada num eq, no próprio baixo, no ampl ou numa pedaleira) o ideal é que na passagem de som você ja teste todas as suas alternativas de timbre, para saber como vai ficar na frente, e ter tempo de corrigir se estiver sobrando ou faltando algo.

    Abraços

    NESCAU
    Veterano
    # out/06
    · votar


    microfonar o baixo é uma ótima idéia sim! principalmente se vc vai usar efeitos e distorções! Mas oque se deve fazer, é trabalhar com duas vias, uma microfonada e outra em linha para que o mesário possa mixar bem os dois o timbre fica ótimo, principalmente em P.A.

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/06
    · votar


    NESCAU

    O grande problema é encontrar profissional de som apto pra fazer um serviço direito com seu sinal...

    NESCAU
    Veterano
    # out/06
    · votar


    marcioazzarini é sempre bom que a banda tenha um mesario além do mesário do som que é locado.

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
    · votar


    O mais foda disso tudo é que você escuta apenas o que acontece no palco e não sabe o que o público está ouvindo. Eu acho que toda banda poderia ter um cara que entensse um pouco do assunto pra ninguém ficar na mão de tecnicos de som. Tem muito cara bom por aí, mas também tem muito picareta que acaba com o seu som.

    zegotinha
    Veterano
    # out/06
    · votar


    LeandroPanucci
    pode cre..
    isso é muito triste, realamente como a galera ta falando aí...confia em mesario nein sempre da certo.. se puder ter um proprio da banda é a cara mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfonar ampli aovivo