Baixo sem som, o que pode ser?

    Autor Mensagem
    ocalheiros
    Veterano
    # out/06


    Gente, me desculpe pela pergunta totalmente noob, mas...
    enfim, hoje fui ligar meu baixo (um xb25 da condor, novo) e não saiu som algum, com o volume dele no máximo, sai um pequeno som, chiado e falhado do amp... o que pode ser isso?
    um amigo meu ta me dizendo que deve ser bateria.
    O baixo tem mais ou menos duas semans, e era o último do modelo, ficava na vitrina para expo (ou seja, deve ter sido muito usado).
    abraços.

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    90% de chances de ser a bateria... ainda mais se esse baixo era usado para testes...

    só um complemento: você retira o cabo do jack quando não está tocando certo?

    ocalheiros
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Sim, só não tirei uma vez, mas o amp estava desligado.

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ocalheiros
    Sim, só não tirei uma vez, mas o amp estava desligado.

    não tem anda a ver se o amp estiver ligado ou não, a bateria irá gastar do mesmo jeito... compre uma bateria nova e veja se resolve o problema, se nao resolver ai ja é parte eletrica, como seu baixo deve estar na garantia, leve na loja e troque por outro...

    ocalheiros
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Bem, vivendo e aprendendo, hehehehehe
    Obrigado... o foda foi que me mudei e perdi a porra da nota fiscal do baixo... mas da-se um jeito.
    Valeu mesmo, abraços.

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ocalheiros
    hum...isso é ruim...comprou o baixo quando?? leve na loja o mais rapido, senao vc corre o risco de perder a garantia... e se for msm parte eletrica, dependendo do defeito pode sair muito caro... mas acredito que seja apenas a bateria... baixos condors são bons instrumentos, não costumam dar defeitos logo de cara...

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ocalheiros
    alias, faz assim, abre teu baixo e veja se nao tem nenhum fio solto, retire a bateria e testa ela em algum aparelho que indique a carga da mesma, como algum afinador, pedal, algum aparelho que da pra vc ver se a bateria estiver fraca ou nao... mas tome cuidado pra nao danificar nenhum lacre de garantia (creio que nao deve ter) mas é bom tomar cuidado...

    ocalheiros
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Comprei tem umas duas semanas, vou ver isso amanh'a mesmo

    Ozi A CANNA BASS
    Veterano
    # out/06
    · votar


    E aí, resolveu o problema???

    Ah, uma dica, o ampli está normal!??? testa o ampli colocanco o cabo sem baixo, liga e encosta no plug que seria do baixo... é uma forma se saber se o problema é no ampli ou no cabo.

    e outra, às vezes o Potenciômetro do volume está com problemas... instrumento de vitrine e exposição é ruim por causa disso...

    Vc pediu o devido desconto por ser mostruário? Tá na lei do consumidor, as peças de mostruário devem ter desconto!!!

    abraços!

    c|:^>

    NESCAU
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Existem vários problemas que possuem este mesmo resultado.
    Vamos lá:

    1- Seu amp pode estar com a saida de potencia queimada. Para verificar se nao é esse o problema, coloque um pouco de volume no am, plugue o cabo de seu instrumento nele e na outra ponta, encoste com o dedo, se sair um ruido alto, nao é o amp. Se sair um ruido baixo semelhante ao som fraco que sai qdo seu baixo está plugado, meus pêsames, é o seu amp.

    2- Se o seu baixo for ativo, pode ser a bateria. Substitua a antiga por uma nova e faça o teste. Se o problema continuar, coloque a bateria antiga novamente e analise a próxima etapa.

    3- Este problema pode ocorrer tambem com o potenciometro de volume sujo ou defeituoso. Para testar, plugue o baixo, deixe uma corda soando e aumente e dimunua o volume rapidamente várias vezes. Se o som voltar , mesmo que por alguns instantes, você deve levar o seu instrumento para um luthier de confiaça para que ele limpe ou troque o potenciometro.

    4- Tambem pode ser o jack de saida. Com o instrumento plugado, mexa no jack plugando e desplugando o cabo do baixo. Se o som voltar , mesmo que por alguns instantes, você deve levar o seu instrumento para um luthier de confiaça para que ele troque o jack de saida de seu intrumento.

    6- Cabo. Teste o seu instrumento com um cabo diferente. Se ele funcionar , o defeito está no cabo que você usa.

    7- As vezes ocorre que por algum motivo sobrenatural, alguma solda do circuito elétrio se desprende. Abra a tampinha do circuito atras do seu baixo e verifique se nao existe nenhum fio solto ou parcialmente solto, já que seu instrumento está com som fraco. Se verificar que existe algum fio solto, leve o seu instrumento para um luthier de confiaça para que ele solde o fio. Se o seu baixo é ativo e você nao sabe soldar, ou nao tem a mínima noçao de como funciona o circuito elétrico do seu baixo, NUNCA tente soldar um fio solto, pois uma solda em lugar errado pode causar curto circuito e você será obrigado a trocar o circuito inteiro, e isso nao é barato...

    Se nao for nenhum desses problemas, sugiro que vc leve o baixo devolta na loja em que comprou para que eles resolvam o problema.
    Mas é 80% de chances de ser o potenciômetro se o seu baixo for passivo
    e 80% de chances de ser a bateria se seu baixo for ativo.

    ocalheiros
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Vc pediu o devido desconto por ser mostruário? Tá na lei do consumidor, as peças de mostruário devem ter desconto!!!

    Sim, tive um ótimo descondo, um condor xb25 por 600 reais.

    E valeu pela ajuda pessoal, o problema era mesmo a bateria, comprei outra e o baixo já esta normal.
    Obrigado e abraços.

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ocalheiros
    eu não disse!!! :)

    isaqueras
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Bateria... isso me fez lembrar que quando comecei a tokar, a uns 20 anos atrás, naum tinhamos como testar as baterias dos pedais (lembre-se que era 1 bat 9v).
    Pra resolver o problema a gente lambia os contatos.
    O engraçado era que se tv carregada, tudo que tinha "s", saia com som de "f", nos próximos 5 minutos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo sem som, o que pode ser?