mogno X cedro rosa no corpo :: opiniões

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # out/06


    até onde li as duas madeiras puxam pelo grave/médio, mas tenho essas duas opções para o corpo (com tiras de maple no meio do corpo).
    Considerando que vou usar lâminas de flamed maple em cima, seria mais uma questão estética? Imagino que com cedro rosa fique mais bonito, mas enfim, gostaria de ouvir opiniões.

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mogno: http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=mogno& boolean=1&forum3=1&forum2=1

    Cedros: http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=cedro& boolean=1&forum3=1&forum2=1

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    FBassist

    sobre cedro tem bastante coisa, mas o cedro rosa parece não ser muito difundido, e falam sobre guitarras, eu queria saber no baixo, se além da estética o sustain do cedro rosa é equivalente ao do mogno.
    cara, eu tenho link direto pra busca do forum, sempre procuro lá antes, mas realmente queria ouvir opinião do pessoal sobre o cedro rosa, e em relação ao contrabaixo. O mogno é bem mais difundido, e tenho medo de dar um tiro no escuro com o cedro rosa, até porque já li comentários de que o mogno é melhor (sustentação) do que o "apenas" cedro.

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    WormKrash
    então ta... ja fiz minha parte... ja ja chega os virtuosos do forum, ai eles podem te ajudar!

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    FBassist

    agradeço qualquer ajuda, até porque li mais algumas coisas que não tinha visto nos teus links ;)

    esses meus mil tópicos perguntando sobre questões bem particulares do baixo que estou fazendo sei que enchem o saco, mas no fim tenho a certeza de poder dizer que esse baixo vai ser concluído com o conhecimento do luthier que está fazendo, do meu conhecimento, e o conhecimento do pessoal do FCC que está dando essa força.


    complementando... procuro um timbre médio/grave bem definido. baixo pra mim não é metralhadora, por isso pensei em corpo mogno ou cedro rosa, com tiras em maple para puxar um médio.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cara ... o sustain do instrumento vai vir mais do conjunto: construção, hardware, cordas do que da madeira do corpo propriamente dita.
    O mogno é considerado madeira nobre para instrumentos elétricos sólidos e se ambas tem a mesma característica sonora (em tese) pra que arriscar ? o mogno, se trabalhado bem, pode ter uma estética fantástica: existem mognos figurados, você pode manchar (stain), você pode utilizar tiras para fazer constraste .... você pode fazer o processo de "stain" apenas no tampo em flamed maple para aumentar o efeito 3d do "desenho" da madeira utilizando outras cores que ficam bem com o mogno natural como o "honey burst", o cinza, o laranja, etc ...

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Gabriel Simões

    mogno confirmado para o corpo com tiras de maple. braço em maple e escala em ébano.

    sobre madeiras já não encho mais o saco ;)

    duduchaves
    Veterano
    # out/06
    · votar


    heheh!

    levantamento interessante WormKrash sobre as madeiras. E uma boa escolha sua. O Mogno é uma madeira excelente para corpo do baixo por puxar o grave. So a escala em Ébano que nunca vi! tenho curiosidade de ver como essa madeira é!

    Pena que não vi esse tópico antes pra te falar isso! Mas deu tempo! hehehe!

    Vlw!

    Gabriel Simões
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ébano é extremamente denso, sendo de excelente qualidade pra espelhos e escalas pela sua durabilidade, estética (nem sempre 100% preto, pra isso muitas vezes tingido, porém muito bonido mesmo quando misto). Em contrabaixos elétricos a escala não influi tanto no tímbre em sí, mas dizem que as madeiras mais densas e duras na escala adicionam ataque e compressão, mas como nunca ví nenhum estudo não posso afirmar nada disso.

    O George Fullertano, da FBass, usa esse ponto pra argumentar sobre a escala em maple nos seus baixos: ele diz buscar uma construção de um instrumento com pouca compressão e menos ataque (por isso escala em maple e braço parafusado), criando um som que se destaca em qualquer mix.

    deco_superego
    Veterano
    # out/06
    · votar


    mogno!

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    duduchaves
    Gabriel Simões

    exatamente. escolhi o ébano pela estética, durabilidade e timbre mais fechado. o mogno já é certo para o corpo, só faltam detalhes das lâminas e se vou usar alguma outra madeira. o braço a princípio está em maple, mas ainda estou pesquisando madeiras como o cumaru, que ouvi bons comentários. Meu som fecha com o ébano, com o mogno e com o maple, acho que não vai ter erro.

    deco_superego

    já é!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a mogno X cedro rosa no corpo :: opiniões