alguém consegue ébano?

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # set/06


    ou no RS chamam de outro nome ou ninguém nunca ouviu falar. a última madeireira que liguei o cara disse "trabalho há 30 anos com isso e nunca ouvi falar", aí eu desisti. alguém consegue ébano, ou tem telefone de algum lugar que tenha para mandar trazer?

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Ébano é a designação comum às árvores do gênero Diospyros, da família das ebenáceas, em particular as pertencentes à espécie Diospyros ebenum. Estas árvores produzem uma madeira nobre e na maior parte das vezes muito escura e densa. De origem africana, é rara e muito utilizada na fabricação de mobiliário, instrumentos musicais e objectos decorativos.
    A árvore Ébano (em inglês Ebony), é nativa de climas quentes e tropicais. São encontradas especialmente no continente africano, mas como o Brasil possui características semelhantes em sua região norte, pode ser que seja encontrada no interior da floresta amazônica.

    Árvore Ébano Seu tronco é negro e a densidade de sua madeira é muito grande, chegando a ser dez vezes superior à da balsa. Por ser duríssima, é a única que resiste às “queimadas” que ocorrem nas florestas africanas.

    Ela é utilizada na fabricação de alguns instrumentos como: clarinete, flautin, oboé dentre outros, e de grandes marcas. Antigamente era também utilizada na fabricação das teclas pretas dos pianos..

    Claro que para ter esse nobre destino, mesmo o Ébano é obrigado a passar por um processo de tratamento antes de poder ser utilizado. Depois de cortada a árvore, a madeira tem de ser envelhecida por um período que varia entre 6 e 10 anos e só depois de todo esse tempo, poderá ser utilizada na produção dos melhores instrumentos musicais. Porisso que, ao adquirir um instrumento produzido com essa madeira ele possui valor tão diferenciado, em razão da qualidade da madeira e de todo o processo agregado à sua construção.

    Ela é a madeira mais nobre utilizada na fabricação desses instrumentos e por sua alta densidade, é também usada para a produção dos braços dos violinos (espelhos), violoncelos e contrabaixos de alta qualidade.


    Por tudo isso dizemos que, se estiver para adquirir um desses instrumentos e ele for construído com Ébano, já será um grande passo para aquisição de um instrumento de qualidade, mas se o instrumento for usado, tome alguns cuidados. Se possível, leve a um luthier para verificação e avaliação, e assim certificar-se de que não está adquirindo um instrumento com fissuras ou empenamentos que possam dificultar sua restauração, pois, por se tratar de um material natural (madeira), o custo de restauração pode acabar por inviabilizar a compra. Seja paciente nessa hora.

    Cara parece que esse profissional que falou com voce não manja nada em 27 segundos no google obtive essas respostas significativas
    e questão de procurar alguem com mais informações

    Brunobt
    Veterano
    # set/06
    · votar


    http://www.strings.com.br/

    Esse site comercializa peças prontas importadas... na seção de madeiras tem um espaço pra você tirar dúvidas... dei uma olhada superficial e parece que talvez possa ajudar.

    Valeu.

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Luizclaudiobarboza

    o último foi mais engraçado:
    - boa tarde, estou procurando por uma peça de ébano, gostaria de saber se vocês trabalham com ela.
    - nós trabalhamos com esquadrias de madeira.
    (- pois é, ébano é um tipo de metal)

    Brunobt

    acabei de mandar um e-mail para eles, valeu a dica.

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Brunobt

    já recebi resposta deles dizendo que não conseguem nesse tamanho.
    mesmo assim valeu a dica.

    ToRReSMo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ébano é ate facil de achar.
    estou a procura de birds eye maple

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ToRReSMo

    compra uma peça aí e me manda pelo correio? :)

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ligar para madeireiras para comprar madeira de instrumento é no mínimo inusitado....
    Se quer madeira para instrumento deve procurar por Luthier no Cadê, aparecerá vários fornecedores.

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Maurício_Expressão

    pode não acreditar, mas eu achei em madeireiras de Porto Alegre flamed maple em lâminas. liguei para a "importadora" local, liguei para fabricantes de esquadrias, móveis e o diabo a quatro. ninguém sabe o que é ébano. valeu a dica, vou procurar por algum luthier por aqui para vender uma prancha de ébano.

    Alex Navarro
    Veterano
    # out/06
    · votar


    WormKrash

    Estou pensando em pedir para um amigo meu mandar pra mim algumas peças de madeira. Posso colocar seu pedido junto.. só tem de pagar antes e esperar uns 30 a 40 dias para chegar, mas chega.

    Tenho de saber o tamanho para poder te passar o valor.

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Alex Navarro

    opa, é uma escala de 26 trastes (padrão mesmo para baixo) com o "início" de 10cm e o "fim" de 6cm. não sei se ele já manda pronta, imagino que não, então deixaria mais 1cm pelo menos de folga para o luthier poder trabalhar a madeira.

    não querendo abusar, mas não consegue algo como tiger maple também? coisas exóticas assim.

    vou deixar meu msn, qualquer coisa: rodrigo87br (arroba) hotmail (ponto) com

    desde já agradeço pela ajuda.

    Alex Navarro
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Lá tem tudo que vc imaginar... o lance é a grana.. eu comprei lá bastante coisas já... até umas tarrachas novas com as borboletas em acrílico em madrepérola eu to afim de pegar.. custa +/- 20 euros...

    Eu tenho uma tabela dos códigos e vou ver algumas coisas e te passo...

    Meu msn é swarnich..

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Alex Navarro

    beleza, já adicionei.

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Alex Navarro

    não sei se não anda entrando no MSN, mas não consegui te contatar por lá. não quero ser chato, mas realmente estou tendo que correr atrás disso tudo. vi também que consegue ferragens, então vou fazer o seguinte: vou deixar uma lista de peças que estou procurando, e se conseguir alguma resposta pode postar aqui mesmo, ok? pago adiantado pra fazer o pedido.

    Pontes:

    Hipshot Triple-Lock Down Gold
    SKU: 5A100G

    ou

    Wilkinson WBG 6

    Se possível, gostaria de saber os preços nas três cores.



    Tarraxas:

    Gotoh GBS510 3+3

    também gostaria do preço nas três cores, se possível.



    Caixa de baterias:

    Gotoh BB-04W


    Escala:

    Estou procurando uma peça com corte de boa qualidade de ébano, para uma escala de baixo de 26 trastes, em que o começo seja de aproximadamente 7cm, o fim de 12cm e a espessura de 6mm, para o luthier conseguir trabalhar sem problema.


    Mais uma vez, obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a alguém consegue ébano?