por que q toda partitura do portrait of tracy do jaco vem na clave de sol e de baixo?

    Autor Mensagem
    ronaldosamurai
    Veterano
    # set/06


    sendo que ele toca tudo o harmonico e a base no baixo?eu quero aprender tocar essa musica mas a partitura q tenho ta dificil entender.=/

    LuCaSbass
    Veterano
    # set/06
    · votar


    cara, eh pq as notas q os harmonicos alcançam são mto altas, então fica mais facil escrever em clave de sol =)

    ronaldosamurai
    Veterano
    # set/06
    · votar


    LuCaSbass
    é por isso?mas é meio confuso a partitura dele msm.

    moog
    Veterano
    # set/06
    · votar


    aqui tem partitura e tablatura embaixo...
    em clave de fá

    partitura tirada do livro: Jaco Pastorius - Signature Licks

    3 paginas

    Primeira

    Segunda

    Terceira

    NESCAU
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Vem com clave de sol pq ele usa mtos harmônicos, entao para escrevê-los numa pauta com clave de fá seriam usadas mtas linhas suplementares superiores, oque dificultaria a leitura. Ao meu ver seria mais prudente ao invés de escrever em pauta com clave de sol, usar linha de oitava indicando qtas oitavas acima soariam os harmônicos...

    ronaldosamurai
    Veterano
    # set/06
    · votar


    moog
    valew as partituras ai amigo.eu tenho umas dele mas não tinha essa,falow!!!

    ronaldosamurai
    Veterano
    # set/06
    · votar


    LuCaSbass
    moog
    NESCAU
    ha so mais uma coisa,vcs sabem se os harmonicos q ele tira são naturais ou artificiais?

    jkdias
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ronaldosamurai
    vcs sabem se os harmonicos q ele tira são naturais ou artificiais?

    Existem ambos os harmônicos nesta música.

    NESCAU
    Veterano
    # set/06
    · votar


    idem

    ronaldosamurai
    Veterano
    # set/06 · Editado por: ronaldosamurai
    · votar


    jkdias
    NESCAU
    mais ai fudeu então,por q não sei tirar harmonico artificiais =(

    jkdias
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ronaldosamurai

    Cara, começa assim: segura uma nota qualquer no braço (mão esquerda). Com a mão direita faça o seguinte, encoste levemente o polegar ou o indicador (o que sentir melhor, eu uso o polegar) na corda como se fosse tirar um harmônico e toque a corda com outro dedo (indicador ou médio). Você vai percorrer a corda com a mão direita nesta posição até conseguir tirar um som.

    Um exemplo que tem na portraity: pressione a corda A na sexta casa (Eb), encoste o dedão na corda na altura do cap do braço (se tiver um jazz bass hehe) e toque a corda com o indicador ou médio. Deverá soar um harmônico de Eb. Se não sair, ande com a mão direita um pouco pra frente ou um pouco pra trás, procurando o harmônico.

    Vc vai precisar fazer harmônico artificial c/ a mão esquerda também, use a mesma linha de raciocínio (pressione a corda c/ o indicador, encoste na corda com o mínimo e toque normalmente).

    vlw

    ronaldosamurai
    Veterano
    # set/06
    · votar


    jkdias
    legal,vou tentar aqui, valew

    ronaldosamurai
    Veterano
    # out/06 · Editado por: ronaldosamurai
    · votar


    o to com outra duvida de harmonico aqui,eu sei que tem harmonicos naturais nos trastes,5,7,9,12 e os respectivos uma 8va abaixo,mas na partitura que tem no começo do topico, manda fazer um harmonico no 3 traste,ai queria saber se é exatamente encima ou um pouco pros lado, e depois tem um harmonico assim 2(6) e tem um H,H em baixo.que isso ?é artificial?eu to tentando aqui mas as corda é meio velha mas os naturais que conheço sai um pouco,vlw

    jkdias
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ronaldosamurai

    um harmonico no 3 traste,ai queria saber se é exatamente encima ou um pouco pros lado,

    É um pouco pra frente do 3º traste, já na 4ª casa.

    tem um harmonico assim 2(6) e tem um H,H em baixo.que isso ?é artificial?

    É artificial sim, vc tem que pressionar a corda La na 2ª casa (c/ o dedo indicador) e tirar o harmônico na 6ª casa (c/ o dedo mínimo). Tem que sair um D#.

    eu to tentando aqui mas as corda é meio velha mas os naturais que conheço sai um pouco

    É, com corda velha é mais difícil mesmo, tenta colocar mais um pouco de agudo...

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a por que q toda partitura do portrait of tracy do jaco vem na clave de sol e de baixo?