Autor |
Mensagem |
Cerberus Veterano |
# ago/06
Ae, pessoal. no knob RATIO do Limiter, de um lado está escrito 1:1, do outro está escrito oo:1 (não achei o caractere de infinito, vai assim mesmo). Mas e se eu botar na metade (sentido 12 horas) que taxa de compressão fica? Incrível que no manual não fale nada a respeito!
|
WormKrash Veterano |
# ago/06
· votar
Cerberus
ratio de compressores se mede por 2:1, 4:1, ..., e o limiter foi criado quando colocaram esse ratio infinito, ou seja, simplesmente limita, barra o pico.
o ratio trabalha entre a linha de threshold e o pico, e se o meu ratio for, por exemplo 2:1, significa que a diferença de volume entre os dois será dividida pela metade. com base nisso, compressão 1:1 (um por um) pra mim é a mesma coisa que desligar o compressor/limiter.
ao que parece o teu equipamento é um Compressor/Limiter, pois permite um ajuste de ratio. Sendo analógico fica difícil precisar quanto será tua compressão em uma escala, vai mais por questão de ouvido. mesma coisa o CS-3 da Boss, todo mundo usa mas ninguém tem valores exatos.
|
Cerberus Veterano |
# ago/06
· votar
WormKrash
Putz, eu tava lendo sobre Limiter de estúdio, eles tem marcação de que taxa nós queremos usar. 1:1, 2:1, 5:1, 10:1, 50:1, 100:1, até infinito:1 No caso dos pedais, nós estamos no escuro, sabemos o máximo e o mínimo, o resto é como aquele quadro do Faustão: "te vira nos trinta".
Obrigado pela ajuda, só outra última dúvida: o threshold à 12 horas ("sentido norte") é como o botão de volume, 0 dB, não?
|
WormKrash Veterano |
# ago/06
· votar
Cerberus
acho que não entendi bem a tua comparação. com o threshold em "flat" (12h) ele deveria atuar bem no meio da onda. o volume em si vai vir com a utilização do ratio. claro, se colocar um ratio infinito e o threshold baixo (como 12h), ele vai limitar todo sinal.
|
Cerberus Veterano |
# ago/06
· votar
WormKrash
Sim, você entendeu corretamente. Eu queria saber onde é o flat do limiter, se era no "Min"(todo na esquerda) ou em 12 horas(no meio). Até ontem achava que era no "Min", depois eu vi que ele era uma espécie de botão de volume então flat é a 12 horas.
o volume em si vai vir com a utilização do ratio
mas não é o threshold quem dita o volume, e o ratio diz como será a compressão ao passar do volume do threshold?
|
WormKrash Veterano |
# ago/06
· votar
Cerberus
eu estou considerando o volume como a planificação da onda e o threshould como o ponto de onde se inicia a compressão. teu raciocínio está certo, apenas usamos palavras diferentes. eu particularmente nao sou técnico de som pra explicar com todos os termos o que acontece, mas chegamos à mesma conclusão apenas com outros termos.
|
Cerberus Veterano |
# ago/06
· votar
WormKrash
ah, bom. legal.
|