Dúvidas a respeito do bdi-21 + amplificador

Autor Mensagem
conehc
Veterano
# ago/06 · Editado por: conehc


Bem, usei a busca, a internet e estou com algumas dúvidas.

Encomendei um Bdi-21 para poder usar em apresentações ao vivo. Ate hoje sempre toquei usando um direct IMP-2, ligava o baixo no direct e puxava o cabo paralelo, usando o amplificador de palco como retorno. Eu não tenho amplificador para ensaio (ja tive, mas tomaram ele de mim), portanto vou usar o bdi para ligar meu baixo direto na mesa nos ensaios (sem contar na sumilação de valvulas dele e no drive).

Não faço questao de um som fodástico nos ensaios, mas ao vivo isso é imprescindível.


Geralmente o amplificador de palco que as empresas de som da minha região têm é o set: gk800rb + 115 + 410. (Este é o normal, mas nem sempre é este)

A dúvida é a seguinte: como devo ligar tudo?
- Baixo > bdi > gk > saida balanceada do gk > mesa
- Baixo > gk > ligo o bdi no loop do gk > xlr do gk > mesa
- Baixo > gk > pego só o send do loop e ligo no bdi > xlr do bdi > mesa
- Baixo > bdi > mesa (uso o gk como retorno)

Para ajudar um pouco, o manual do gk é este aqui: http://www.gallien-krueger.com/manuals/800rb.pdf ele é util pois possui o diagrama de blocos do amplificador.
Bem, opinem aí.
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


Vc pode ligar o baixo no BDI, ligar a saída XLR dele na mesa (com o cabo apropriado), e a saída normal dele no amp.
Abç

conehc
Veterano
# ago/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu cara... entao, como agora eu tenho eu posso usar ele como pré ao inves de usar o pré do ampli de palco certo?

XaMBs
Veterano
# ago/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Nao sabia q podia ultilizar as duas saida!! pow vlw cara!

conehc
Veterano
# ago/06
· votar


XaMBs
Fala cara, blza? que podia usar as duas saidas eu ja sabia... na verdade imagino que tem 2 saidas (uma balanceada e outra nao balanceada) justamentre prapoder mandar uma pra mesa e outra pro ampli...

minha duvida é mais a respeito de qual pré usar... mas como o bertola falou e eu nunca vi ele falando besteira aki no forum, vou na ideia dele heheh

ah, vc ja ta com o seu na mao? (eu encomendei um pela net mas ainda estou por dar o lance e depositar... so que to com o problema de que por 20 reais a mais eu pego um com garantia de 1 ano por causa da nota fiscal da loja....)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


conehc
Cara, eu só sabia que dava pra usar as duas, mas eu pessoalmente nunca usei. Teste para ver no que dá e depois relate por aqui.
Abç

cHiPs
Veterano
# ago/06
· votar


Eu já usei diversas vezes o BDI ao vivo! Sempre usei as 2 saidas e sempre liguei ele direto na mesa como DI. Só aposentei-o pela aquisição da GT-6B.

Mas fica bem legal!

Abraço

QseV
Veterano
# fev/08
· votar


Olá sou novato por aki, e recente mente comprei um BDI 21 , e gostaria de saber se da pra usar as duas saidas ao mesmo tempo porque no manual diz quando ligado ele funciona como pedal e quando desligado o efeito ele funcionaria como direct box, agora o lance é quando ! Agora é ligando o Baixo Tagina ->BDI21->Amp -> prara mesa de som os efeitos continuam.

Valeu !

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


QseV
Dá pra usar sim! já usei várias vezes de vários modos diferentes. Tanto ligado como desligado as saidas funcionam do mesmo jeito, o que altera é só o efeito que desliga

VeEh
Veterano
# fev/08
· votar


Ae galera!
uma duvida:
hoje em dia eu tenho um BDI e um Eq, mas pretendo pegar um limiter em breve e alguns efeitos mais pra frente!
a ordem dos pedias que eu ja testei foram:
Baixo -> Limiter -> Bdi -> Eq

Nesse caso eu estou o Bdi como um pré pro meu baixo (diga-se de passagem passivo).
minha duvida é a seguinte:
Se eu quiser usar a saida XLR pra ligar ele na mesa eu vou perder a equalização e os efeitos que algum dia ($$) virão?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


VeEh
O equalizador vai ficar de fora.
Abç

DotCom
Veterano
# fev/08
· votar


VeEh
Nessa ordem o eq só vai aparecer no seu retorno.
Coloca ele antes do bdi.

leomezz
Veterano
# out/08
· votar


Ae pessoal,

Só um desabafo aqui. Acho que fiz burrada!!! Ontem comprei um BDI para mim. O burro aqui tem uma pedaleira Boss ME-5B Bass Multiple Effects há 12 anos e já estava cansado dela. Não vendi não. Resolvi comprar o BDi e adivinha? O timbre é bom mas não é mais do que eu já tinha. Aliás, a pedaleira que eu tenho tem mais opção de timbres. Sinceramente, achei que esse BDI simulasse outra coisa, tipo cabeçotes GK, Ampeg, e alguns valvulados. Devia ter testado ela na loja. Levei sem testar só com base nos comentários da galera, não que fossem ruim, mas acabei gastando dinheiro em vão. Eu tenho é que comprar outro baixo mesmo e outro ampli.
Abraços.

leomezz
Veterano
# out/08
· votar


O que vocês acham da ME 5B?

I.Nosferatu
Veterano
# out/08
· votar


leomezz

Hehehehe... viajou hein velho! Voce não tinha visto pelo menos no site da behringer a descrição?

No seu caso acho que seria mais adequado tentar um bass vamp ou outra pedaleira boss ou zoom mais recente pra baixo... já que queria mais timbres... mas veja por outro lado, pelo menos voce tem uma DI pra usar quando precisar... da pra usar o BDI pra outras coisas além de simulador...

A ME 5b eu não conheço, mas deve ser legalzinha... tente usar ambos juntos pra ver no que dá.

leomezz
Veterano
# out/08
· votar


I.Nosferatu


tente usar ambos juntos pra ver no que dá.

Valeu a dica, é o que vou fazer.

Abraço.

leomezz
Veterano
# out/08
· votar


Ah, uma correção, a minha pedaleira é a BE 5B e não a Me 5B como havia dito. Essa pedaleira(Be 5B) são cinco pedais analógicos em um mesmo aparelho. A qualidade é muito boa. É uma série especial que a boss fez no início dos anos 90.
é essa aqui: http://cgi.ebay.com/Vintage-BOSS-BE-5B-BASS-EFFECTS-PEDAL-Chorus-EQ-Fl ange_W0QQitemZ110303852177QQcmdZViewItemQQimsxZ20081025?IMSfp=TL081025 101003r6247

I.Nosferatu
Veterano
# out/08
· votar


leomezz

É cara, essa pedaleira é legalzinha, talvez fique legal o bdi+pedaleira+amp juntos, mas como voce pretende ter mais opções de simulações, talvez o melhor a fazer é investir num pod, vamp, ou semelhantes como citei antes, ou partir pra uma unidade de rack mesmo e vender esses dai... mas dessa vez vê se testa e te agrada... mesmo quando usado.

leomezz
Veterano
# out/08
· votar


I.Nosferatu

Pode crer, valeu...

THE BASSMAN
Veterano
# out/08
· votar


leomezz

Pois é cara, eu comprei um bdi. nessa pilha e tal, e qdo chegou não achei grande coisa tb, acabei trocando por um bass equalizer, que, apesar de não ter nada a ver com o bdi, achei bem mais interessante! De qquer forma , se vc não gostou passa pra frente....

RBFecury
Veterano
# nov/08
· votar


Galera, queria saber se eu usar a entrada balanceada do BDI (Plug XLR) em uma ponta e na outra, na mesa, eu usar Plug P 10 (a mesa nao tem entrada XLR sobrando) na outra ponta, eu perco a função de DI Box, ou seja, o sinal nao estaria balanceado???

Abraços!!!

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


RBFecury
Perde. O sinal não vai chegar balanceado.

I.Nosferatu
Veterano
# nov/08
· votar


RBFecury

Só perde o sinal balanceado se a mesa não tiver entrada balanceada ou voce usar um plugue P10 Mono na ponta no lugar de um plugue p10 estereo, voce precisa de um cabo XLR/P10 balanceado, com os 3 fios dentro do cabo ligados devidamente cada qual na sua função, porém mesmo que voce não use um cabo balanceado, ainda assim o BDI vai funcionar como DI, o problema ai é que devido ao cabo desbalanceado torna-se necessario uma distancia menor entre o BDI e a mesa de som, quanto mais curto melhor pra evitar interferencia...

RBFecury
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom
Valeu pela resposta, parceiro!!! :o)

I.Nosferatu
Entendi, mas os plugs P10 podem ter 3 fios soldados??? só vejo cabos com 2 fios... caso possa ser com 3 cabos, o plug deve ser especial, ou o comum mesmo serve, contanto que a pessoa que fizer o serviço saiba que fazer exatamente???
Valeu pela resposta tb, cara!!!


Abraços!!!

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


RBFecury
Vai descartar um dos fios do sinal, pra ligar no P10 mono.

DouglasJones
Veterano
# fev/09
· votar


Compro ou não compro???

Olá galera, beleza?

Já acompanho o fórum a algum tempo mas só agora fiz o meu cadastro.
Estou num dilema, tenho um baixo Samick 5 cordas, um ampli Warm Music DBM-15 e um pedal Equalizer da Behringer.

A minha dúvida é: com esse equipamento, o BDI-21 me seria útil?
Não preciso de direct box e nem das outras funções do BDI, apenas estou buscando timbres diferentes.
Como muita gente fala do Equalizer (que eu já tenho), será que o BDI valeria a pena comprar?

Eu tenho um GDI-21 (que a versão para guitarra do BDI). Será que eu consigo fazer algo semelhante ao BDI se eu ligar o meu baixo no GDI, mesmo ele sendo para guitarra?

Peço a ajuda de vocês e desculpem pela ignorância de principiante... rs

Valeu!

THE BASSMAN
Veterano
# fev/09
· votar


não compre o bdi se vc busca um efeito...seu drive é muito fraco, ele come os médios...sei lá....o bdi eu nào quero nem de longe mais.
Procure um pedal com o efeito q vc deseja, um bass overdrive, ou um chorus acho q são pedias muito mais interessantes...ams...cada um cada um....so como te disse, nao va atras do bdi querendo um efeito..

KaizerSoze
Veterano
# fev/09
· votar


pode usar o GDI. Como vc já tem o equalizer acho que não precisa tanto do BDI. Dá pra conseguir um timbre legal só com o eq.

gualtersouza
Veterano
# fev/09 · Editado por: gualtersouza
· votar


Esse tópico deu uma ressucitada bem interessante... (hibernação de natal), mas aproveitando, vou botar meus cents na conversa:

DouglasJones

O BDI não é exatamente para obter-se um efeito.
Você pode obter efeitos com pedais feitos para isso. Nesse aspecto concordo totalmente com o The Bassman. Sugiro o BDI caso você seja iniciante e com pouco recurso financeiro disponível.
Um bom equalizador é também vital para você criar o "seu" som.

O BDI dá uma temperada muito legal no som do baixo, simulando valvulados, o que é feito com uma qualidade boa considerando o custo dele. Com o botão de blend você pode conseguir isso. Não sou um expert como o The Basman, nem o KaizerSoze, mas tenho um e considero um pedal util e básico para iniciantes como eu.
Caso você disponha de bons amplificadores, ele seria mais dispensável, podendo ser usado como um direct box somente (permite conectar uma caixa de retorno e a mesa simultaneamente).
Abç e bons sons.

DouglasJones
Veterano
# fev/09
· votar


Muito obrigado rapaziada!

Valeu THE BASSMAN, KAIZERSOZE e GUALTERSOUZA pelas dicas e opiniões.

Acho que ainda vou dar uma boa explorada no meu equalizer e GDI e vou deixar o BDI pra lá.

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvidas a respeito do bdi-21 + amplificador