Baixo Pop

    Autor Mensagem
    bobbybaixista
    Veterano
    # ago/03


    Sou assumidamente roCKeiro, mas esses dias ouvi uma música (Torn - Natalie Imbruglia) em q o baixo realmente me intrigou, pelo destaque q ele tem na música, coisa rara em músicas desse tipo em q normalmente só se valoriza a voz da cantora e um arranjo (normalmente de teclados). Ele parece ser fácil, mas como eu não sei tirar música de ouvido, e não achei a tab na net.
    Será q alguém teria a tab dessa música??

    pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Olha maluko, vi teu post agora ha pouco e baixei o som no Kazaa.Tirei o barato pra você. Pra te facilitar vamos dividir pelo tempo da música ok?Outra coisa...como a linha de baixo dela é quase que contínua em 8 notas iguais entre cada batida de caixa eu não vou escrever todas as notas na tab senão a tab ficará imensa , vou só colocar quatro notas seguidas(1111 por ex) mas vc já saca que o cara lá fica tocando elas continuamente.....vamos lá:

    O baixo entra em 0:26 e faz isso até 0:42 (1º parte):


    G------------------------------
    D------------------------------
    A-------0000--1111-------------
    E-1111-------------------------


    De 0:42 até 0:51 (2º parte - Bridge ):


    G-------------5--------------------5-------------------
    D--------5/7----7-3-----------5/7----7-3---------------
    A--5555-------------5-3-3333-------------3-0000-3333---
    E------------------------------------------------------


    De 0:51 até 1:21 (3º parte - Refrão ) :
    Repete 3x essa linha sendo que na última faz uma passagem
    D-C-Bb pra terminar.

    G---------------------------------
    D---------------------------------
    A-------3333--5555--1111----------
    E-1111----------------------------


    De 1:21 até 1:36 repete a 1º parte.

    De 1:36 até 02:20 repete a 3º parte com um detalhe: no final tem duas passagens, a primeira D-F-Bb e a última D-C-Bb.

    De 02:21 até 02:30 (4º parte):


    G-------5/7------5/7------5/7------5/7------9/10------9/10-
    D----------------------------------------------------------
    A--5555-----5555-----5555-----5555-----8888-----8888-------
    E---------------------------------------------------------88


    De 2:30 até 2:40 o baixo para , retornando com um slide descendente a partir de C da 15º casa corda A.

    De 2:40 até o final fica a mesma linha da 3º parte sendo que em 3:17 a passagem é D-C-Bb e em 3:23 tem uma segurada em C .


    bobbybaixista

    Convém ser bem sutil nesse som, se vc fizer uma pegada muito forte pode acabar dando algum efeito percussivo junto e não vai ficar legal.
    Esse lance de fazer as notas contínuas vc pode modificar a gosto com pausas rápidas como se estivesse acompanhando o violão por exemplo dando um "swing" na música.
    Falou maluko , na próxima tenta tirar o lance de ouvido que daí vc já treina.Se quer tocar bem um dia tem de se esforçar maluko. Bons grooves !

    Zer071
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Pô cara vi sua postagem ai para ajudar o Brother vc é Professor de baixo pois foi bem didatica a sua explicação. poderia tirar a musica para ele e tal mas, com os detalhes explicativos como vc fez !!!!!!! foi legal cara, Parabéns e a Proposito que programa tu usa para escrever as tablaturas?

    pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Zer071

    Cara eu só uma vez quebrei um galho como "professor" de baixo...foi acho que em 1990 por aí.O Renato Mujeiko (baixista do Nei Lisboa na época)tava dando aula numa academia em POA e teve de fazer um curso acho q em Nova Yorque e talz...daí um amigo dele que me conhecia e tocava instrumental na noite numa banda chamada Falsa Retina perguntou se eu não poderia substituir ele enquanto ele estivesse fora.Eu não estava a fim de seguir no barato(eu não tinha a mínima paciência em ensinar alguma coisa) se ele não retornasse mas quebrei o galho nos meses que se seguiram.
    Depois disso passou mais um ou dois anos e comecei a trabalhar noutro lance e acabei parando de tocar.Fiquei 10 anos sem nem encostar num baixo .
    Vai uma dica aí : Vcs que são jovens entre 14 e 20 anos, aproveitem agora pra treinar pq muitos param e só retornam anos e anos depois qdo as coisas ficam mais estáveis.

    Quanto a tablatura eu não uso programa , essa eu fiz aqui mesmo no lance que tem pra enviar a resposta.
    A barbada de tirar um som é vc ter na mente + - as notas que o cara esta tocando só de ouvir a música.Tipo assim...vc ouve e "vê" onde ele deve estar fazendo o barato pelo som....daí geralmente qdo vc pega o baixo pra ter certeza já meio cai direto ou quase onde é mesmo o lance.
    E é claro um bom ouvido.
    Falow aí brother!

    bobbybaixista
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    pagode alto astralvaleu a força.... essa tab e a explicação q vc deu com certeza vão me ajudar muito.

    Valew mesmo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo Pop