alguém me de uma exlicação?

    Autor Mensagem
    Stackinho_bass
    Veterano
    # jul/06


    este baixo é um pouco diferente dos normais, já vi baixistas usando!
    o sm eh diferente....sei lah..alguém conhece?

    http://www.mosesgraphite.com/cgi-bin/moses/scan/MM=c73698aff7e87480c4e ceb5b1ae4c0aa:10:10:1:?tcyLD889;;131

    moog
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    nossa... nunca tinha visto.... trastes meio de lado... q loko

    Ðimax
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    nunka tinha visto esse naum
    axei muito loko tbm

    FBassist
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    ah... o baixista do Biquini usa um desses... ja foi discutido aqui no forum eu acho... esses trastes ''tortos'' buscam mais precisão em cada nota...

    leonardodrummond
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    É uma escala em leque (se o nome não for esse me corrijam, mas acho que é!). É que se vc estudar a escala do baixo, vai ver que as notas e os harmônicos não estão exatamente onde o baixo com a escala normal propõe. Estão um pouco mais pra lá ou pra cá, então essa escala é, digamos, mais "correta".

    polakinho
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    FBassist
    já vi ele usando um num ao vivo, bem legal ^^


    deve ser muito esquesito tocar num desses ^^

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Stackinho_bass
    Esse é o sistema Novax.
    Bem, explicá-lo tecnicamente seria um tanto longo, mas a questão é a de obtenção de afinação perfeita de acordes em todos os pontos do braço.
    Abç

    Gunther
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Só mexe com o timbre. Escala mais longa na B e mais curta na G.

    isaqueras
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Depois do terceiro copo de saquê...kkkk!
    Tem um post só sobre esse tipo de escala. Gostaria de ver um canhoto tocando isso.

    Stackinho_bass
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    galera....eh muito interessantte, todos sabemos q um tom eh dividido em 9....e naum consigu intender....no show q fui..Petra(banda gospel) o car ausava um assim....e na corda D na 12ª ele tocava um D muito grave....naum era efeito ...sei lah! era muito grave!!!!!!!!!muitooo mesmoooooooo

    WormKrash
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    por Mauricio Luiz Bertola (http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/88995/):

    Esse sistema, de trastes inclinados, ou o Buzz Feiten, bem como o da Yamahha (usada por Frank Gambale), vem resolver um proble comum a todos os instrumentos temperados. A aplicação dos trastes normais em uma escala, usando-se a fórmula desenvolvida por Pitágoras de Samos, nunca oferece a afinação perfeita em todas as casas ao longo do braço, por isso a necessidade imperiosa de uma regulagem da ponte (regulagem de entonação), mas mesmo essa é apenas aproximada, gerando em certos pontos do braço ligeira desafinação (principalmente à partir do 12° traste). Isso acontece por uma razão física de tensão das cordas, o que desloca ligeiramente o ponto exato dos harmônicos de corda para corda. Para se atingir portanto a afinação perfeita é necessário uma compensação, que pode ser tanto na posição do capotraste quanto da ponte, quanto também dos trastes; daí a inclinação deles nesses instrumentos.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    E o mais importante, esses baixos são feitos de grafite e fibra de carbono.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    WormKrash
    Valeu cara, fizeste o que a minha preguiça não permitiu, eh,eh,eh....
    Abç

    Gunther
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Tá. Novamente vai aparecer a confusão entre Buzz Feiten e escala em leque.
    Uma coisa não tem a menor relação com a outra.
    Um professor da escola onde eu estudava afirmava que não era possível afinar um piano com um BOSS TU-12 H pois o piano apresentava uma "curva de desafinação" padronizada que garantia harmonia mais agradável.
    Verdade ou não, é esta a teoria por trás da Buzz Feiten, ela é empírica; já a escala em leque é apenas matemática.
    Matutando com cuidado, a geometria no ponto de apoio da corda no trasto muda de trasto para trasto. Quanto mais inclinado o trasto, mais elíptico é o perfil, o que parece não incomodar ninguém... ou pelo menos não ameaça as vendas.

    FesterM
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: FesterM
    · votar


    Gunther
    Um professor da escola onde eu estudava afirmava que não era possível afinar um piano com um BOSS TU-12 H pois o piano apresentava uma "curva de desafinação" padronizada que garantia harmonia mais agradável.

    Isso é verdade, no curso de áudio do IAV o Marcelo Claret nos mostrou isso tocando um acorde de A maior usando as senóides como elas deveriam ser matematicamente corretas. E é muito esquisito, soa completamente desafinado. Depois ele tocou com o ajuste dessa curva de afinação e tudo soou como deveria.
    Ele deu uma tabela com as notas ajustadas em Hertz, mas pra variar eu devo ter perdido.

    A escala em leque como é chamado pelos luthiers daqui é conhecido lá fora por NOVAX FANNED-FRET SYSTEM. Pois tem patente da Novax Guitars (duvido que algum luthier aqui no Brasil tenha pago alguma coisa a eles pra fazer a escala assim). Eles ganharam o Industrial Design Award, 1992 por esse novo sistema de escala.

    Maiores informações sobre o sistema se vocês tiverem o saco de ler, está tudo explicadinho em http://www.novaxguitars.com/info/technical.html
    Acho q os baixos mais famosos que usam esse sistema são da Dingwall, eles fazem até Jazz Bass assim:

    http://www.dingwallguitars.com/html/products.html


    Segundo o site o Patrick Laplan é endoser deles.

    Gunther
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Creio que lendo as notas de um piano, afinado, com um TU 12 H e anotando cuidadosamente a posição do ponteiro para cada nota, o problema esteja resolvido. O mesmo seria válido para um instrumento com escala Buzz Feiten (não precisa comprar "afinador especial"). Uma vez que se tenha as tais notas criteriosamente desafinadas do piano seria possível redesenhar a escala de uma guitarra para tornar a guitarra melhor de harmonia (acho que o Buzz Feiten deve ter feito mais ou menos isso).
    Escala em leque tem patente? Nunca imaginei que seria possível, não inventaram nada, só deram um "stretch" aqui e "shrink" ali.

    isaqueras
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Salvador Dali destorcia e mesclava imagens em suas obras tornando as mesmas singulares. Não sei porque, mas vendo essas escalas tortas, me veio à cabeça a lembrança do mestre.

    FesterM
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: FesterM
    · votar


    Esse lance da escala do piano é o seguinte, essa afinação que é ajustada para nossos ouvidos é a famosa escala temperada. No caso da escala da guitarra, baixo ou qualquer outro intrumento de corda, essa escala ja é naturalmente temperada, ou quase por isso desses formatos alternativos qua andam surgindo.
    Essa escala em leque, leva em conta que a tensão das cordas influencia (e muito) a afinação do instrumento.

    segue um link do próprio forum que explica isso melhor:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/2231/

    Segue outros links mais detalhados (em inglês) e com áudio de exemplo:


    http://www.sfu.ca/sonic-studio/handbook/Pythagorean_Scale.html

    http://www.sfu.ca/sonic-studio/handbook/Equal_Temperament.html

    http://www.sfu.ca/sonic-studio/handbook/Just_Tuning.html

    PS: Posso ter falado alguma besteira no meio, mas a idéia é mais ou menos essa!

    Gabriel Simões
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Hummm vou fazer uma coisa que não costumo, mas vou discordar do bertola, hehehe, me perdoa ae mano velho.

    O sistema de trastes inclinados, também chamado de "fanned fret" é um sistema que busca melhorar o timbre e a pegada de cordas de calibre extremamente diferente, como no baixo elétrico.
    A idéia é que cada corda siga a afinação por uma escala de tamanho diferente ... melhorando a tensão e deixando o timbre mais parecido, permitindo uma execução mais vertical do instrumento, sem a necessidade de mover tanto a mão em execuções mais horizontais, que são o padrão hoje em dia.
    Inclusive a patente criada pelo novax apresenta erros de cálculo que não permitem uma afinação precisa do instrumento, por isso empresas que trabalham com fanned fret não seguem a sua definição (vide discussões sobre fanned fret no luthiers corner do talkbass).
    É possível que o fanned fret auxilie na afinação devido ao "ajuste" de tensão entre as cordas de diferentes calibres, mas esse não é o motivo principal do seu uso, inclusive a dingwall (acredito que marca mais conhecida no mundo por usar fanned fret) não aponta essa questão como motivo principal de seu uso, e sim a maior semelhança de timbre entre notas tocadas em cordas diferentes

    A questão da tensão no fanned fret também é extremamente interessante: quantos de nós, baixistas reclamamos que a corda sí em muitos instrumentos fica molenga, sem timbre, sem definição, trastejando ? e em instrumentos de escala longa (35'') essa situação melhora, porém as cordas mais agudas ficam duras, dificultanto a sua execução .... o fanned fret ajuda a corrigir isso, já que você pode fazer com que cada corda utilize uma escala de tamanho diferente .... ajustando também essa questão.

    O buzz feiten sim é um sistema que visa ajustar a afinação de instrumentos que utilizam a escala temperada com trastes paralelos, visto a diferença de calibre das cordas. Os baixos mtd por exemplo utilizam o sistema buzz feiten, com escalas no modelo tradicional. Reza a lenda (não sei, nunca usei) que caso se afine um instrumento com o sistema buzz feiten usando um afinador padrão você terá uma afinação idêntica ao de um instrumento que não utiliza buzz feiten, então qual seria a vantagem ? Oo

    Espero que eu não tenha viajado ... por isso aguardo respostas =)
    Gabriel Simões

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Gabriel Simões
    Cara, gosto quando discordam de mim pois não sou dono da verdade e tenho muito que aprender também.
    Bem, No site da Novax e numa reportagem da Guitar Player que lí, eles enfatizaram a maior acuidade da afinação com esse sistema de trastes inclinados por permitir uma regulagem da ponte mais precisa, a ponte inclusive necessita ser específica. Quanto ao sistema Buzz Feiten, de fato ele foi "bolado" para isso mesmo - afinação perfeita; no caso do Novax, isto seria um "sub-produto" (não tão exato como o do Buzz) do sistema.
    Abç

    Gabriel Simões
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Cara, então acho que chegamos num ponto:
    A Novax "criou" coisas além do fanned fret, porque a aplicação dessa técnica por exemplo não necessida de pontes específicas caso sejam utilizadas pontes do tipo monorail, apenas o posicionamento delas deve ser ajustado de acordo com a escala "individual" de cada corda (medição do nut ate o corpo, marcação, ajuste do carrinho da ponte todo pra frente, colocação do carrinho sobre o ponto, fixação).

    Porém o cálculo da patente da novax leva a erros de afinação como já se vêm sendo discutido há algum tempo.

    Eu queria mesmo era deixar de teoria e experimentar um baixo com fanned fret ..... talvez seja interessante fazer um baixo com sizão 35'' e solzinho 33'' ou 32'', pouca inclinação .... será ?
    Abraço

    Gunther
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Nas poucas fotos que vi não deu para dizer nada. Os trastos na Buzz Feiten ao menos são retos? Se forem, dá para fazer a escala em leque e Buzz Feiten ao mesmo tempo, só precisa um herói com um instrumento afinado e tempo para checar as notas.
    Também na escala em leque pode existir uma tendência da corda escorregar fugindo do trasto... eles são bonitos mas deve dar medo em quem não pode ter mais de um baixo. Essas coisas nos metem em direções estranhas, estou desenhando uma monorail para headless e ela tá muito "exótica" (até feia), tem horas que não sei se isso ajuda ou atrapalha.
    Se eu fosse riscar uma escala dessas eu usaria um modelo da escala plotado, ela confunde, eu gerei um desenho uma vez com um erro e nem percebi.

    mandrella
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    e ai gente, alguem ai conhece o PRO-LINE 1 da giannini ? o que ele tem de bom?

    igor petinatti
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pessoal,vou esclarecer sobre Buzz Feiten Tuning System.

    Esse sistema pode ser instalado em qualquer guitarra ou baixo,a idéia é a mesma do piano mas aplicada de maneira diferente,na pratica o instrumento é "desafinado" para soar bem afinado.
    Buzz desenvolveu uma maneira de "desviar" ligeiramente a afinação de instrumentos com cordas / trastes aproveitando a estrutura original sem fazer grandes alterações "físicas".
    A instalação é feita a partir de alguns dados:
    Comprimento da escala
    Tamanho do traste
    Diametro da corda
    Com esses dados encontramos um novo posicionamento para o nut ,depois disso as cordas são entonadas de acordo com os desvios de afinação entre as cordas soltas e as cordas pressionadas na casa 12,para instalar é preciso usar um afinador próprio que já vem com os presets dos desvios de afinação,já para quem usa o sistema instalado pode usar um afinador comum mas afinando as cordas pelos "MIS",dessa forma o beneficio do sistema continua atuando.
    Em casos de guitarras e baixo e saem de fabrica com o sistema,o problema começa quando uma pessoa que não sabe como regular esses instrumentos respeitando esses métodos,por falta de equipamento e conhecimento essa pessoa põe tudo a perder e ainda diz que o sistema não funciona .Qual quer duvida estou a disposição

    Sou Instalador Autorizado BUZZ FEITEN TUNING SYSTEM NO BRASIL...

    http://igorpetinatti.com.br/buzz-feiten-tuning-system/buzz-feiten-tuni ng-system-2/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a alguém me de uma exlicação?