Autor |
Mensagem |
edusachini Veterano |
# jun/06
E ai pessoal, o esquema é o seguinte.
To querendo usar no meu shelter 4c o sizão no lugar da mi, e passar as outras cordas pra baixo, eliminando a dozinha, é possível?
Precisa levar a um luthier pra fazer esse acerto, ou é coisa simples? Se eu fizer isso agora, o braço pode empenar?
Valeu!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/06
· votar
edusachini
Leia na embalagem das cordas e confira a tensão (em Libras ou Kgs) que as cordas produzem na afinação padrão. A partir daí vc verá que é necessário um ajuste do tensor sim, além do de entonação; ademais, sua pestana deverá ser modificada também, portanto, o ideal é vc evitar essa "gambiarra" e comprar um baixo de 5 cordas, ou levar seu instrumento a um luthier.
Abç
|
DIEGOGUITAR Veterano |
# jun/06
· votar
eliminando a dozinha, é possível?
Desculpa, não esntendi, seu baixo não é de 4 cordas? a corda "c" geralmente tem no de 6 cordas...e quanto a por a "b", sei lá, acho que é bom consultar um luthier sim, pois a tensão é bem diferente ...
abraço
|
edusachini Veterano |
# jun/06
· votar
DIEGOGUITAR
Confundi velho, eu quis dizer eliminando a SOL.
Foi mal ai!
Mauricio Luiz Bertola
Eu ja tenho outro baixo de 5, e vou evitar fazer isso, sendo que o encordamento é 045-130 a Sizona não entra no capotraste e ai seria outro ajuste, talvez o luthier q eu vou cobraria acima de 100 por todo o procedimento.
Fiquei só curioso, a idéia era retirar a sol (045) e botar a corda RÉ no lugar dela, afinada em sol, e adaptar o resto das cordas, ai a sizona entraria no lugar do mi. Gostaria de saber se dá pra fazer essa modificação.
Por enquanto vou comprar uma nova sol avulsa mesmo.
Valeu ae pessoal!
|